Quem tem direito ao PIS 2021? Veja regras e valor
Haverá dois pagamentos do abono salarial em 2022, confira se você poderá sacar
Quem tem direito ao PIS 2021? O abono salarial com ano-base 2020 e 2021 não terá pagamento neste ano. Contudo, é possível saber desde já se você o receberá ou não. Afinal, os requisitos se repetem ano a ano. Confira hoje, 27/08, quais são as regras, o valor e quem se beneficiará.
O pagamento ocorre anualmente. Em 30 de junho deste ano, aliás, terminou o pagamento do abono referente ao ano de 2019. Assim, geralmente a quitação inicia na metade do ano subsequente ao ano-base. Termina, então, no primeiro semestre do 2° ano consecutivo.
Neste ano, entretanto, houve a postergação do pagamento do abono referente a 2020. Com isso, o Codefat (Conselho do Fundo de Amparo ao Trabalhador) anunciou que em 2022 haverão dois pagamentos, referentes a 2020 e 2021. Eles devem iniciar, aliás, em janeiro do próximo ano.
Quem tem direito ao PIS 2021?
Como dito anteriormente, em 2022 ocorrerão duas quitações do abono salarial. A primeira delas se refere ao ano-base 2020. A segunda, então, ao ano de 2021.

Assim, cada uma das regras se aplica de acordo com o ano-base. Ou seja, para receber as duas parcelas é necessário preenchê-las para os dois anos de quitação. Confira, dessa forma, quais são os requisitos para ter direito ao PIS 2021:
Trabalho com carteira assinada (CTPS) por ao menos 30 dias no ano-base de pagamento;
Cadastro de pelo menos 5 anos no PIS/PASEP;
Remuneração de até dois salários mínimos mensais no ano-base;
Constar na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) da empresa.
Quanto receberá quem tem direito ao PIS 2021?
O valor é proporcional ao salário mínimo praticado no ano de quitação. Ou seja, para os pagamentos dos abonos de 2020 e 2021 se considerará o valor da remuneração básica de 2021. Além disso, considera-se o número de meses que o trabalhador prestou serviços por 30 dias.
Dessa maneira, por exemplo, quem trabalhou por um mês receberá 1/12 do salário mínimo de 2022. Por outro lado, quem trabalhou por 12 meses completos nos anos-base pode receber 01 salário mínimo integral para cada um deles.
Auxílio Brasil é substituto do Bolsa Família – Veja valor, quem será beneficiado e as críticas
Segundo o presidente Jair Bolsonaro, o valor do benefício, que agora se chamará Auxílio Brasil, deve aumentar. O político assegurou que o valor será ao menos 50% superior ao que, hoje, é pago para fins de auxílio. Segundo ele, “já está decidido uma proposta mínima de 50% para o Bolsa Família“.
Confira o vídeo abaixo e confira tudo sobre o novo programa que entrará em vigor em novembro deste ano.


Comentários estão fechados.