Quem tem direito ao PIS 2021? Veja regras e valor

Haverá dois pagamentos do abono salarial em 2022, confira se você poderá sacar

Quem tem direito ao PIS 2021? O abono salarial com ano-base 2020 e 2021 não terá pagamento neste ano. Contudo, é possível saber desde já se você o receberá ou não. Afinal, os requisitos se repetem ano a ano. Confira hoje, 27/08, quais são as regras, o valor e quem se beneficiará.

O pagamento ocorre anualmente. Em 30 de junho deste ano, aliás, terminou o pagamento do abono referente ao ano de 2019. Assim, geralmente a quitação inicia na metade do ano subsequente ao ano-base. Termina, então, no primeiro semestre do 2° ano consecutivo.

Neste ano, entretanto, houve a postergação do pagamento do abono referente a 2020. Com isso, o Codefat (Conselho do Fundo de Amparo ao Trabalhador) anunciou que em 2022 haverão dois pagamentos, referentes a 2020 e 2021. Eles devem iniciar, aliás, em janeiro do próximo ano.
Quem tem direito ao PIS 2021?
Como dito anteriormente, em 2022 ocorrerão duas quitações do abono salarial. A primeira delas se refere ao ano-base 2020. A segunda, então, ao ano de 2021.

quem tem direito ao PIS 2021 Veja quem poderá receber abono salarial em 2021 – Foto: Canva Pro

Assim, cada uma das regras se aplica de acordo com o ano-base. Ou seja, para receber as duas parcelas é necessário preenchê-las para os dois anos de quitação. Confira, dessa forma, quais são os requisitos para ter direito ao PIS 2021:

Trabalho com carteira assinada (CTPS) por ao menos 30 dias no ano-base de pagamento;
Cadastro de pelo menos 5 anos no PIS/PASEP;
Remuneração de até dois salários mínimos mensais no ano-base;
Constar na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) da empresa.

Quanto receberá quem tem direito ao PIS 2021?
O valor é proporcional ao salário mínimo praticado no ano de quitação. Ou seja, para os pagamentos dos abonos de 2020 e 2021 se considerará o valor da remuneração básica de 2021. Além disso, considera-se o número de meses que o trabalhador prestou serviços por 30 dias.

Dessa maneira, por exemplo, quem trabalhou por um mês receberá 1/12 do salário mínimo de 2022. Por outro lado, quem trabalhou por 12 meses completos nos anos-base pode receber 01 salário mínimo integral para cada um deles.
Auxílio Brasil é substituto do Bolsa Família – Veja valor, quem será beneficiado e as críticas
Segundo o presidente Jair Bolsonaro, o valor do benefício, que agora se chamará Auxílio Brasil, deve aumentar. O político assegurou que o valor será ao menos 50% superior ao que, hoje, é pago para fins de auxílio. Segundo ele, “já está decidido uma proposta mínima de 50% para o Bolsa Família“.

Confira o vídeo abaixo e confira tudo sobre o novo programa que entrará em vigor em novembro deste ano.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações