A terceira parcela do auxílio emergencial já foi finalizada, mas muitos cidadãos ainda querem respostas para a seguinte dúvida: o que fazer se não recebi o benefício? Entenda hoje como proceder (02/07).
O auxílio emergencial é um benefício pago pelo governo federal e repassado aos cidadãos beneficiários através da Caixa Econômica Federal, maior banco público do país e responsável por operar a maior parte dos programas sociais do país.
A Caixa é quem faz o repasse do dinheiro, mas a avaliação e a liberação do crédito para cada cidadão são feitas em conjunto entre o Ministério da Cidadania e a Dataprev, empresa de dados da Previdência.
Terceira parcela do auxílio: o que fazer se não recebi? Entenda (Foto: Freepik.com)
As avaliações são feitas constantemente pelos órgãos responsáveis pelo auxílio emergencial, com o objetivo de evitar fraudes e retirar da lista aqueles cidadãos que não fazem mais parte do público-alvo.
Sendo assim, é totalmente possível que um beneficiário pare de receber o dinheiro proveniente do auxílio mesmo após ter recebido em meses anteriores. Tudo depende das avaliações contínuas da Dataprev.
O que fazer se não recebi a terceira parcela do auxílio emergencial?
Como destacado acima, a Dataprev costuma avaliar se todos os beneficiários continuam fazendo parte do público-alvo da Lei que instituiu o auxílio emergencial.
Entretanto, também é comum que aconteçam erros por parte do próprio órgão público, no momento de retirar um cidadão da lista mesmo que ele continue atendendo aos critérios.
O que deve ser feito nessa situação? A primeira ação é consultar sua situação no benefício:
Vá até o site da Dataprev (consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta) e acesse seu benefício com nome completo, nome da mãe, CPF e a data de nascimento;
Depois que fizer o acesso, a Dataprev mostrará se seu benefício ainda está válido ou se foi suspenso, explicando também as justificativas para o resultado apresentado.
Se seu benefício constar como reprovado no mês em questão, é possível pedir uma nova avaliação.
Faça a contestação do auxílio emergencial suspenso ou bloqueado
Na mesma plataforma de consulta à situação do benefício, existe a possibilidade de contestar da decisão da Dataprev.
Faça a contestação escrevendo uma justificativa para voltar a receber o auxílio. Apresente uma resposta consistente e real para a sua situação.
Uma nova avaliação será feita pela Dataprev e poderá fazer com que o benefício volte a ser pago para quem não recebeu a terceira parcela.
No entanto, em alguns casos não é possível fazer contestação. Por exemplo, quando outro membro familiar já recebe o auxílio.
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