Fazer transferência pelo Pix é mesmo seguro? Confira os detalhes

Com tantas notícias de fraudes circulando pela Internet, é normal os cidadãos se sentirem inseguros

Fazer transferência pelo Pix é mesmo seguro? Confira os detalhes - Foto: Canva Pro

Pix é um sistema novo de transações e pagamentos que o Banco do Brasil lançou recentemente. A promessa é a maneira como os brasileiros lidam com seu dinheiro. Assim, como quaisquer novidades, por exemplo, fazer transferência pelo Pix traz desconfianças entre os usuários novos. Afinal, é seguro ou não é? É o que tratará a coluna Poder Econômico, do site Folha Go, nesta quarta (10/02).

Esse sistema está disponível em diversos bancos desde 16/11/2020. Com o Pix, os usuários têm a oportunidade de efetuar transações bancárias 7 dias na semana, por 24 horas. Não há cobrança de taxas, nem exercício de burocracia.

Aparentemente é um processo bem vantajoso. Portanto, acompanhe a matéria até o final, para saber os detalhes, confirmar os prós, os contras e a segurança do serviço financeiro.

Esse sistema está disponível em diversos bancos desde 16/11/2020 Esse sistema está disponível em diversos bancos desde 16/11/2020 – Foto: Canva Pro
Segurança na transferência pelo Pix
Algumas garantias que o Pix dá podem ser destacadas. Por exemplo:

Proteção em criptografia – Criptografia é o método de proteção das transações financeiras que o Banco Central exige. Essa medida é utilizada em várias formas de pagamento, bem como pelo novo sistema do Banco do Brasil. Assim, terceiros estão impedidos de acessar informação e dados privados;
Autenticação da chave – Chave Pix é o endereço particular onde se recebe a transferência bancária que cai diretamente na conta corrente. Essa chave compõe-se do número do celular, chave aleatória ou CPF.

Chave Pix: proteção real contra golpes cibernéticos
A chave Pix é protegida totalmente contra golpes. Dessa forma, quando se faz o cadastro, pede-se a autenticação da identidade justamente para que estranhos não tenham nenhum acesso.

Entretanto, mesmo assim é preciso ficar atento aos golpes que criminosos podem aplicar. Por exemplo, as autoridades já foram notificadas de pessoas que solicitam transferências e pagamentos pelo Pix através da Internet.

De igual modo que em outros casos, não se deve oferecer dados pessoais a desconhecidos. Também não se deve transferir nenhum valor se este não for acordado diretamente com o destinatário.

Em suma, conclui-se que a transferência pelo Pix é segura, possuindo todas as devidas coberturas legais para funcionar. Sua regulamentação é feita através do Banco Central, portanto, pode ser usada com tranquilidade. Se você gostou dessa matéria, compartilhe-a nas suas redes sociais para que ela alcance mais pessoas que ainda não se sentem à vontade com o novo sistema.
Posso cadastrar a mesma chave Pix em bancos diferentes??! Entenda
O novo sistema de transferências e pagamentos bancários tem causado algumas dúvidas na população. E uma delas tem sido bastante pesquisada na Internet: posso cadastrar a mesma chave Pix em bancos diferentes? Vamos examinar o assunto aqui…

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações