PIS vai ser depositado no Caixa Tem em fevereiro? Saiba quem recebe

Benefício relativo ao ano de 2019 será pago em 11 de fevereiro

O calendário relativo a 2020/2021 do Abono Salarial está caminhando para suas últimas datas de pagamento. Em fevereiro, mais um grupo de trabalhadores irá receber o benefício. No caso do PIS, ainda há dúvida se o dinheiro vai ser depositado no Caixa Tem. Esclareceremos o assunto hoje (03/02).

Leia também: Caixa Econômica Federal libera novos saques do FGTS; confira

Dúvidas estão surgindo sobre o recebimento do PIS no Caixa Tem
Dúvidas estão surgindo sobre o recebimento do PIS no Caixa Tem – Foto: Agência Brasil

Primeiramente, é necessário entender do que se trata o benefício chamado de Abono Salarial e a quem é direcionado o PIS. Confira tudo a respeito na matéria que segue.

O que é Abono e quem pode receber PIS?

Abono Salarial é um direito trabalhista de todo trabalhador com carteira assinada em uma empresa privada ou servidor público (municipal, estadual ou federal). Mas, desde que atenda aos requisitos da Lei nº 7. 998/90.

O benefício equivale ao valor máximo de um salário mínimo por ano. Entretanto, o cidadão em questão deve atender efetivamente todos os requisitos principais. Por exemplo, ter trabalhado por 12 meses no ano-base em questão para apuração do atual calendário de pagamento.

No caso do PIS, este é o Abono Salarial voltado exclusivamente para quem trabalha com carteira assinada através da iniciativa privada. Além disso, para receber é necessário:

  • Estar cadastrado no PIS há cinco anos;
  • Receber no máximo dois salários mínimos em média;
  • Ter trabalhado no mínimo 30 dias;
  • Estar com o nome corretamente informado na RAIS/e-Social pelo empregador.

A Caixa Econômica Federal é o banco responsável por operacionalizar o repasse do dinheiro aos trabalhadores que possuem direito a receber o benefício. Estes devem estar atualmente no calendário relativo ao exercício do ano de 2019.

Os pagamentos foram iniciados em junho de 2020 e terminam em março de 2021. Os recursos para o pagamento do PIS saem do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT – que é gerenciado pelo Ministério da Economia.

A Caixa, portanto, recebe o dinheiro e faz repasse a quem possui direito. A própria instituição financeira é quem define a forma de pagamento, no entanto. Por essa razão, o aplicativo Caixa Tem foi instituído como um dos meios de repasse do benefício.

Você também pode se interessar por: O que Arthur Lira pensa sobre o auxílio emergencial? Saiba aqui

Então, o PIS vai ser depositado no Caixa Tem em fevereiro?

Vão receber o PIS no mês de fevereiro os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril, que cumpriram os requisitos estipulados pela Lei do Abono Salarial em 2019. No entanto, o Caixa Tem não é a forma obrigatória de receber o benefício.

Só vão receber o PIS por meio do Caixa Tem aqueles que não tiverem conta corrente ou poupança aberta na Caixa Econômica Federal. É o mesmo grupo que antigamente fazia o saque do Abono Salarial com o uso do Cartão Cidadão.

Com o Caixa Tem em vigência, a CEF tem priorizado utilizar o próprio aplicativo da poupança social digital para repassar o benefício. Na visão do banco, é uma opção mais segura e confortável para os trabalhadores receberem o dinheiro.

E quem é correntista da Caixa, como recebe?

No caso de quem já tem conta corrente ou tem conta poupança na Caixa Econômica Federal, não há nenhuma novidade em relação à forma de pagamento do benefício. Portanto, o dinheiro continuará sendo depositado automaticamente em sua conta corrente ou poupança na data estipulada no calendário.

Últimas datas de pagamento do PIS 2020/2021

  • 11 de fevereiro – nascidos em março e abril;
  • 17 de março – nascidos em maio e junho.

Continue lendo: Calendário de pagamento do PIS 2021 e 2022: confira as datas de liberação

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações