Anúncio

Curiosidade na cozinha: 10 fatos históricos sobre sobremesas que você jamais imaginou

Da criação à popularização, existem informações curiosas que vão te deixar de boca aberta

Anúncio


Você já ouviu falar a respeito do arroz doce, do brigadeiro e de como surgiu o chiclete, por exemplo? Existem diversas curiosidades sobre o universo dos doces que ninguém nem desconfia. Mas o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai te contar hoje (22/02) 10 fatos históricos sobre sobremesas para você se divertir e se informar um pouco.

Continua depois da publicidade

10 fatos históricos sobre sobremesas que você não sabia

Alguns vão chamar de fatos históricos, outros de curiosidades. Mas, a realidade é que são informações sobre o meio que deu origem às delícias que compõem a nossa mesa hoje em dia. Muitos desses doces têm suas receitas originais vindas de épocas datadas antes de cristo, sabia?

É incrível imaginar como as civilizações, com o tempo, foram aprimorando e melhorando paladares e combinações. O resultado? Uma explosão de cores e sabores que temos à disposição nas confeitarias e para reproduzirmos em casa. Dessa forma, confira um pouco do universo dos quitutes a seguir.

1. Cheesecake nasceu do queijo cru

Muitas pessoas acham que esse doce é americano, mas na verdade ele surgiu na Grécia antiga. Existem evidências históricas de que a cheesecake foi servida como tortinha feita do queijo cru para os atletas participantes da Olimpíada que ocorreu no ano de 776 a.C, a primeira do mundo.

Assim que os romanos conquistaram o país, fizeram adaptações na receita, adicionando os ovos, bem como levando esse doce para o forno. Até aproximadamente o século XVIII, usava-se também o fermento.

2. Os fatos históricos de sobremesas como o algodão doce

O algodão doce foi inventado por um dentista
O algodão doce foi inventado por um dentista – Foto: Canva Pro

Você sabia que, ironicamente, foi um dentista americano quem inventou o doce? Josef Lascaux passou a fazer algodões doces no comecinho do século passado e até hoje a técnica não mudou.

Continua depois da publicidade

O açúcar deve ser aquecido de forma que se torne um caramelo. Assim, a máquina girará e fará a calda passar por furos pequenos que, com o contato com ar, endurecem, formando as “nuvens de algodão”.

Continua depois da publicidade

3. Arroz doce é coisa de festa de rico

Um dos fatos históricos de sobremesas mais interessantes que se tem é sobre o arroz doce, tradicional português. Lá em Portugal a sobremesa é presença obrigatória no menu das famílias ricas nos dias festivos. Por isso surgiu a expressão “arroz de festa”, usada para denominar quem não falta aos eventos.

4. Brigadeiro era do exército

O brigadeiro tem suas origens datadas logo no fim da Segunda Guerra Mundial, em uma época onde era difícil conseguir certos ingredientes para fazer doces. Então, uma pessoa resolveu misturar chocolate com leite condensado. Acertou na mosca!

Assim, leia mais: Pudim De Pão Tradicional; Confira A Receita Desta Sobremesa Deliciosa

Inicialmente, a sobremesa ficou conhecida como bombardeiro, pois as crianças faziam guerrinhas e brincavam com as bombinhas (bolinhas) do chocolate. Suas mães, tentando fazer com que aquilo não grudasse na roupa daqueles “danadinhos”, resolveram cobrir com o granulado.

Algum tempo depois, batizou-se o quitute de brigadeiro em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes. Ele era político, sendo também candidato ao cargo de Presidente no ano de 1945 e no ano 1949. Por conta do tiro que recebeu na Revolta dos 18 do Forte, surgiram boatos que Eduardo Gomes perdeu seu saco escrotal, um órgão que tinha a forma parecida com a do brigadeiro, daí o nome.

5.O chiclete dos conquistadores espanhóis

O chiclete existe desde 1518
O chiclete existe desde 1518 – Foto: Canva Pro

Quando os espanhóis invadiram todo o vasto Império Asteca, lá no ano de 1518, encontraram algumas prostitutas mascando algo parecido com goma. Essa goma foi descoberta pelos maias vários anos antes.

Eles notaram que o chiclete – na época, um líquido leitoso e grosso que era extraído de cortes da árvore sapodilha, sendo endurecido – era bem gostoso. Assim, a primeira goma de mascar foi patenteada em 1869 por William Semple, um dentista americano. A borracha foi usada como a matéria-prima da goma que seus pacientes mascavam para exercitar a mandíbula. O produto existe hoje como Chiclets Adams.

6. Fatos históricos sobre sobremesas que todos amam: o chocolate

Os astecas conheciam favas do cacau muito antes dos espanhóis chegarem à América. Eles faziam água amarga, escura, fria, bem como apimentada: o tchocolatl. Isso conquistou o mundo por volta do século 16, pois Hernán Cortez levou para uma parte da Europa.

Com o tempo foi se adicionando ingredientes diversos, tornando-se uma maravilha valiosa. Dessa forma, uma loja que vendia apenas chocolates foi aberta no século XVII, e uma fábrica foi inaugurada em Paris no século posterior. Assim, aos poucos, o chocolate foi se disseminando pelo mundo.

7. Gelatina de mocotó também é destaque entre os fatos históricos sobre sobremesas

Charles Knox criou a gelatina  em 1893. Esse americano queria ajudar a esposa  a preparar geleias de mocotó. Assim, eles nomearam o produto como Jell-O.

8. O famoso Romeu e Julieta

Um dos fatos históricos sobre sobremesas mais curiosos é que Romeu e Julieta nem sempre foi considerado um doce. Seus primeiros registros se deram lá pelo século XIX, com a combinação servindo de recheio de sanduíches que os paulistas costumavam comer.

9. O famoso Tiramisu

O creme de mascarpone, assim como o biscoito, são as estrelas do Tiramissu
O creme de mascarpone, assim como o biscoito, são as estrelas do Tiramissu – Foto: Canva Pro

Essa sobremesa italiana originou-se em um restaurante chamado Alle Beccherie, tendo sua versão definitiva apenas em 1972. O pavê com biscoitos, bem como creme de mascarpone correu todo o mundo, popularizando-se como um dos doces italianos mais famosos que existem.

No mês de março do ano de 2014, infelizmente esse restaurante fechou suas portas, uma vez que funcionou desde a década de 30. A crise financeira assolou até mesmo o estabelecimento tão querido.

10. A deliciosa torta de maçã dos filmes

A torta de maçã surgiu no século XIV, em meio à Europa Medieval. Uma receita antiga do qual se tem notícia data do ano de 1390, usando mel no lugar do tradicional açúcar. Assim, em 1700, trouxeram o doce para a América, mas apenas no século XIX é que se popularizou.

Gostou de conhecer os 10 fatos históricos sobre sobremesas que você sequer imaginava? É bem curioso saber como surgiram os alimentos que tanto amamos ou como eles acabaram ganhando o mundo, não é mesmo?

Portanto, confira também: Torta De Abacaxi Com Coco; Receita De Sobremesa Prática E Deliciosa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais