Anúncio

3 dicas para facilitar a limpeza diária do fogão: confira e agilize o seu dia a dia

Veja como é simples manter o fogão sempre limpinho

Anúncio


Se tem um item na cozinha que precisa ser higienizado frequentemente é o fogão. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje, 11 de dezembro de 2021, 3 dicas para facilitar a limpeza diária do fogão. Portanto, veja como facilitar a higienização do seu aparelho, otimizando o seu tempo e agilizando o seu dia a dia. Afinal de contas, ninguém merece cozinhar em um fogão sujo, não é mesmo?

Continua depois da publicidade

Confira 3 dicas para facilitar a limpeza diária do fogão

Todos os dias utilizamos o fogão. Para quem costuma preparar as refeições principais como almoço e janta frequentemente, o uso é ainda mais constante.

Desse modo, respingos de água, molhos, gordura e restos de alimentos são algumas das sujeiras mais comuns no fogão. Caso elas não sejam retiradas no mesmo dia, o acúmulo gera uma série de problemas, como dificuldade para remover (uma vez que o molho já está seco e ficou ainda mais impregnado por conta da gordura).

Além disso, as bactérias e micro-organismos encontrarão um lugar super propício ao seu desenvolvimento. Mas não é só isso, sujeira em excesso pode acabar prejudicando a estrutura do fogão, facilitando o enferrujamento, o entupimento dos queimadores e muito mais.

Nesse contexto, confira agora mesmo 3 dicas para facilitar a limpeza diária do fogão e evitar dor de cabeça e desperdício de tempo, esse item tão precioso nos nossos dias.

Leia também: Como conservar seu fogão por mais tempo: confira dicas de cuidados e manutenção

Continua depois da publicidade

1. Limpeza todo dia, obrigatoriamente

3 dicas para facilitar a limpeza diária do fogão: confira e agilize o seu dia a dia
3 dicas para facilitar a limpeza diária do fogão: confira e agilize o seu dia a dia – Imagem: Canva Pro

Não importa que hora aconteça, mas a limpeza do fogão deve ser feita todos os dias, ou quando ele for utilizado.

Continua depois da publicidade

Mesmo que o caldo não tenha derramado ou que a mão trêmula não tenha deixado cair um pouquinho de comida na mesa do fogão, o aparelho deve ser higienizado.

“Ah, mas eu só fervi uma água ou um leite”, então tudo bem, não precisa limpar. O que você precisa ter em mente é que não deve dormir e deixar o fogão sujo, porque no dia seguinte a sujeira dará muito mais trabalho de ser removida.

Assim sendo, se você usou, deve limpar.

2. Como limpar

Para fazer a limpeza diária do seu fogão, uma limpeza simples é o suficiente, pois as gorduras e os restos de alimentos serão retirados constantemente.

Dessa forma, você deve limpar o seu aparelho levando em conta o tipo e o material. Mas de uma forma geral, um detergente neutro e uma esponja macia já são suficientes para deixar o fogão bem higienizado.

Além disso, você pode utilizar, se desejar, um produto especial para a limpeza do fogão, cuja propriedade é desengordurante.

De qualquer forma, basta retirar as grades e os queimadores, aplicar um pouco de detergente ou do produto escolhido no fogão e em seguida, passar a esponja para remover as sujeiras. Use sempre uma esponja macia para não riscar o fogão.

Por fim, seque com um pano limpo e reposicione as peças que você retirou.

3. Quando os queimadores estiverem muito sujos

Caldos podem ser derramados nos queimadores (bocas) e também nas grades e caso você não limpe bem, pode queimar e danificar a estrutura.

Sendo assim, quando notar que estão sujos, lave-os com detergente e bicarbonato de sódio. Esfregue, enxague bem e seque antes de colocar no fogão.

Leia ainda: Dicas preciosas de como limpar seu fogão ou cooktop; confira e aproveite

Aprenda agora como deixar PANELAS DE ALUMÍNIO brilhando como novas

O alumínio é o metal mais abundante da terra. Por essa razão, os utensílios feitos dele são mais comuns e com preços acessíveis.

Portanto, nada melhor do que saber como recuperar o brilho do alumínio. Afinal de contas, devido ao uso constante, suas panelas podem adquirir um aspecto envelhecido e escuro, o que ninguém quer que aconteça.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais