Anúncio

5 coisas que você jamais deve fazer com uma panela de pressão; confira agora mesmo

Erros comuns que facilitam os acidentes

Anúncio


A panela de pressão é um item que não pode faltar em casa. Prática e que garante uma maior economia de gás, pois prepara os alimentos mais rapidamente, a panela é insubstituível. No entanto, a grande maioria das pessoas tem receio em utilizá-la e com razão: ora, diversos acidentes podem acontecer, caso alguns cuidados não sejam tomados. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje (10/07), esse artigo com dicas das 5 coisas que você jamais deve fazer com uma panela de pressão.

Continua depois da publicidade

Então, confira quais são as e tome mais cuidado quando for usá-la em sua casa. A razão principal para a causa dos acidentes, se relaciona com a utilização incorreta da panela. Portanto, negligenciar o manual de instruções e demais informações é super arriscado.

Dicas; 5 coisas que você jamais deve fazer com uma panela de pressão; confira agora mesmo
Dicas: 5 coisas que você jamais deve fazer com uma panela de pressão; confira agora mesmo – Imagem: Divulgação significadodossonhos

Leia também: Cuidados especiais com a panela de pressão elétrica para não passar perrengue; confira

5 coisas que você jamais deve fazer com uma panela de pressão

Pois bem, não é difícil encontrar relatos sobre acidentes super graves envolvendo panela de pressão. Afinal, basta pesquisar na internet, para conferirmos casos surpreendentes. Ora, há pessoas que se machucaram ou tiveram parte da cozinha (como o fogão, por exemplo) destruídos.

Certamente, já ouviu alguém falar sobre algum caso, ou mesmo conhece alguém que passou por essa situação desagradável. Contudo, a boa notícia é que os riscos podem ser diminuídos. Para tanto, basta alguns cuidados básicos, e que envolvem o funcionamento da panela. Assim, veja a seguir, 5 coisas que você jamais deve fazer com uma panela de pressão.

1. Sobrecarregar a panela

Essa é uma das coisas que costumam facilitar o acontecimento de acidentes com a panela de pressão. Portanto, não sobrecarregue a panela.

Continua depois da publicidade

Opte por preparar os alimentos em uma menor quantidade e não ultrapasse a linha indicadora dentro da panela.

Continua depois da publicidade

2. Fazer frituras na panela de pressão

A panela de pressão serve para cozinhar os alimentos, não para fritá-los. O uso incorreto pode prejudicar a vida útil da panela.

3. Não ler o manual de instruções

Um dos erros mais comuns é negligenciar o manual de instruções da panela. Então, leia atentamente cada instrução, bem como o funcionamento da panela e outras informações.

Fazendo isso, as chances de acontecer um acidente é praticamente zero.

4. Não utilizar peças de reposição originais

Pinos, anel de vedação e válvulas de segurança, são alguns dos itens da panela que podem ser repostos. No entanto, eles devem ser ou os originais, ou do mesmo fabricante da panela.

Isso vai garantir que o funcionamento da panela não seja modificado.

5. Tirar a pressão

Então, tirar a pressão da panela é algo muito comum e que apresenta riscos. Desse modo, o indicado é que você espere o cozimento (que inicia somente quando a panela começa a chiar), e aguardar a própria panela retirar toda a pressão.

Portanto, depois disso é só abrir a panela com cuidado para verificar se o alimento está cozido. caso não esteja, coloque mais água e termine com o fogo baixo.

Leia ainda: Veja agora mesmo dicas para o liquidificador durar mais tempo

5 truques do limão que irão beneficiar

Conheça os tipos de limão encontrados e como essa poderosa fruta poderá ajudar a beneficiar sua saúde, um alimento muito importante.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais