Anúncio

5 cuidados essenciais com as panelas antiaderentes: veja como mantê-las por mais tempo

Material pode ser danificado caso os cuidados sejam negligenciados

Anúncio


Adquirir uma panela antiaderente garante diversas vantagens. Tendo isso em vista, para te ajudar a manter a utilidade dessa queridinha por mais tempo, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje (20/08), dicas de 5 cuidados essenciais com as panelas antiaderentes.

Continua depois da publicidade

Desse modo, confira essas dicas super interessantes e de suma importância para manter as suas panelas antiaderentes funcionais. Desse modo, do jeitinho que tem que ser: sem grudar os alimentos e com uma baita facilidade de limpar.

5 cuidados essenciais com as panelas antiaderentes

Ora, a panela antiaderente é sinônimo de praticidade, beleza e versatilidade. Isso porque ela não gruda, não acumula resíduos e gorduras. E basta uma esponja com detergente para ficar limpinha. Diferentemente do alumínio, que mancha facilmente e requer um trabalho maior para manter o brilho.

No entanto, quando alguns cuidados são negligenciados, a panela antiaderente perde essas principais características. E isso ninguém quer, não é mesmo? Portanto, veja agora mesmo dicas de  5 cuidados essenciais com as panelas antiaderentes, que você deve ter caso queira as panelas úteis por bastante tempo.

Confira também: Dicas valiosas de como escolher jogo de panela certo para você; veja agora

1. Prepare para o primeiro uso

Dicas: 5 cuidados essenciais com as panelas antiaderentes: veja como mantê-las por mais tempo
Dicas: 5 cuidados essenciais com as panelas antiaderentes: veja como mantê-las por mais tempo – Imagem: Divulgação totalconstrucao

Fazer “a cura” da panela antiaderente para o primeiro uso é importantíssimo. Então, retire os adesivos (caso tenha) e coloque um pouco de óleo na panela, leve-a ao fogo por dois minutos. Assim, depois de fria, lave com água, detergente neutro retirando a gordura com a parte mais macia da esponja.

Continua depois da publicidade

Você pode fazer esse processo em panelas com poucas utilizações também, pois vai ajudar a manter o revestimento.

Continua depois da publicidade

2. Faça a limpeza corretamente

Constantemente você vai lavar a panela. Dessa forma, para danificar o menos possível, utilize sempre esponjas macias, jamais lave sua panela antiaderente com palha de aço e produtos abrasivos.

Sabe aquele polidor de alumínios? Nunca teste ele em panelas antiaderentes. Use sempre produtos indicados para o tipo da panela e em caso de dúvida, aposte sempre no detergente neutro.

3. Evite o fogo alto

Na hora do preparo do alimento, evite colocar o fogo alto. Isso porque o teflon é indicado para preparos sem ou com pouca gordura, como o fogo alto, além de danificar o revestimento, o alimento pode queimar.

Opte por utilizar conjunto, para que não use apenas uma panela para o preparo de receitas que precisam de um tempo considerável no fogo.

4. Evite choques térmicos

Espere a panela esfriar para colocá-la na pia e lavá-la. O mesmo serve para quando for armazenar os alimentos na geladeira.

Além disso, não coloque para esquentar a panela que acabou de ser retirada da geladeira, ok? O mais indicado é não deixar a panela antiaderente muitas horas sob refrigeração. Guarde as sobras de alimentos em refratários com tampa.

5. Não raspe a panela com utensílios pontiagudos

Portanto, facas, conchas, garfos e outros utensílios pontiagudos não devem ser utilizados para remover os resíduos da sua panela antiaderente, pois pode riscar e danificar a superfície mesmo que a longo prazo.

Pois bem, aposte em materiais de silicone ou retire o resto do alimento com a mão. Além disso, não guarde as panelas uma dentro da outra, empilhe-as ou coloque papel toalha nos espaços entre elas.

Confira agora: Como lavar panela antiaderente sem estragar? Veja aqui dicas super importantes

Dicas no uso da panela de pressão

Então, aprenda como usar a panela de pressão com cuidados e bastante segurança no seu dia a dia. Evite erros e danos!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais