Anúncio

5 dicas para fazer um arroz perfeito e soltinho: veja como preparar o alimento divinamente

Confira técnicas simples e imbatíveis no preparo do arroz

Anúncio


Consumimos arroz praticamente todos os dias. O alimento, super nutritivo e que garante uma absorção super interessante de carboidratos, pode parecer simples, mas apresentar complicações. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go trouxe nesse sábado, 23 de outubro, 5 dicas para fazer um arroz perfeito.

Continua depois da publicidade

5 dicas para fazer um arroz perfeito

Perfeição é um conceito super relativo, não é mesmo? Dessa forma, determinar o que é um arroz ideal vai variar de acordo com o gosto de cada pessoa. Mas como a voz do povo é a voz de Deus, o arroz mais soltinho é o que geralmente agrada a maioria, porém, nem sempre é possível obter essa característica sempre. Por isso, trouxemos 5 dicas para fazer um arroz perfeito e ideal.

Leia também: 5 dicas para reaproveitar sobras de arroz: Incremente o cardápio sem desperdiçar comida

1. O tipo de arroz faz toda a diferença

Na hora de fazer um arroz soltinho, saboroso e perfeito, o tipo de arroz vai fazer toda a diferença. Dessa forma, o melhor tipo para consumo diário é o agulhinha. No entanto, você também pode utilizar o arroz parboilizado, que precisa de mais água ara ficar no ponto, mas tende a ficar super soltinho e tem um rendimento super interessante.

O arroz branco, por outro lado, não é tão indicado, pois ele libera muito amido no cozimento e é justamente esta substância que dá aquela consistência mais mole à receita. Isso, então, impede que ele fique soltinho, mas faz dele perfeito para outras receitas, como o risoto, por exemplo.

2. Como fazer arroz perfeito: lavar ou não?

5 dicas para fazer um arroz perfeito
5 dicas para fazer um arroz perfeito e soltinho: veja como preparar o alimento divinamente- Imagem: Canva Pro

Esse é um assunto super polêmico, pois há quem afirme que é preciso lavar o arroz e quem diga o contrário. Contudo, a verdade é que você não precisa lavar o arroz se quiser manter os nutrientes do alimento. Além disso, aquele pó branco que contém no grão não é sujeira ou composto químico, faz parte do processo de polimento. O arroz já vem higienizado no saquinho.

Continua depois da publicidade

3. Faça a selagem do grão

Outro motivo para não lavar o arroz é o sucesso da selagem dos grãos. Faça o processo com azeite ou óleo e você terá um arroz super soltinho e delicioso. Coloque na panela um pouco da gordura e vá refogando os grãos até misturar bem o cereal com o óleo. Em seguida, acrescente água quente e sal.

4. Cuidado com a quantidade de água

A água é o elemento que vai definir se o seu arroz ficará empapado ou mais soltinho. Então, preste bastante atenção na quantidade que nem deve ser de mais e nem de menos, senão o arroz queima. Portanto, fique de olho nisso e garanta o arroz perfeito com nossas dicas.

5. Regule a chama do fogão

Por fim, nossa dica é para o cozimento, em si. Para isso, comece cozinhando o arroz em fogo alto e, quando não houver mais água visível, abaixe o fogo. Termine, assim, o cozimento no vapor! Dessa forma, você vai garantir com as dicas para fazer arroz perfeito a receita perfeita!

Leia ainda: Quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto? Saiba agora mesmo e confira as principais diferenças

RECEITA DE ARROZ INTEGRAL: aprenda a fazer EM SUA CASA de maneira deliciosa (passo a passo)

Confira agora mesmo!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais