Anúncio

5 dicas para não errar o ponto do caramelo: prepare a receita sem sofrimentos; veja como

Maneiras simples de não perder a receita

Anúncio


Quem nunca se frustrou ao preparar o caramelo para utilizar em receitas e acabou errando, não é mesmo? Mas hoje 03/07, você vai conferir 5 dicas para não errar o ponto do caramelo. Assim irá  preparar as suas receitas da forma correta, sem sofrimento e estresse. Confira, portanto, essas formas super incríveis que o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou especialmente para você!

Continua depois da publicidade

O caramelo é bastante utilizado em receitas de pudim, afinal de contas, um pudim sem caramelo é como uma laranja sem a outra metade: incompleto. Portanto, veja as dicas e confira como é super fácil obter o caramelo perfeito.

5 dicas para não errar o ponto do caramelo: prepare a receita sem sofrimentos; veja como
5 dicas para não errar o ponto do caramelo: prepare a receita sem sofrimentos; veja como – Imagem: Divulgação nanacastillo

Leia também: Como conservar queijos frescos por mais tempo? Confira dicas incríveis

5 dicas para não errar o ponto do caramelo

O caramelo é uma calda de açúcar com uma consistência mediana, nem muito líquida, nem muito densa. Descrevendo assim parece algo muito simples de fazer, mas a verdade é que por um descuido, você acaba passando do ponto, fazendo sujeira e perdendo o caramelo.

para resolver esse problema de uma vez por todas, algumas dicas podem te ajudar na hora de fazer a calda e não deixar o açúcar queimar, pois açúcar queimado é sinônimo de sabor amargoso e não fica nada legal no pudim ou em outras receitas.

1. Comece separando os ingredientes

Para fazer o caramelo você vai precisar de apenas dois ingredientes: açúcar e água. Com relação aos utensílios, separe uma panela de alumínio que tenha fundo e uma colher de pau.

Continua depois da publicidade

Evite colocar o açúcar na panela e depois correr para pegar a água e/ou a colher de pau, ok?

Continua depois da publicidade

2. Coloque a temperatura do fogo ideal

Para não queimar o caramelo é imprescindível controlar o fogo. Dessa forma, nunca deixe o fogo alto, pois os riscos de perder o ponto certamente são maiores.

Vá preparando o caramelo em fogo baixo, sempre observando a consistência e retire quando chegar no ponto desejado: mais fininho ou mais condensado.

3. Mexa delicadamente

Cuidado na hora de mexer o seu caramelo, seja cuidadosa (o) e tenha calma, pois ele fica pronto rapidinho.

Dessa maneira, ao colocar o açúcar e a água no fogo, não use colher para mexer a mistura. Deixe que ela ferva sozinha ou, se precisar, faça pequenos movimentos circulares com a panela.

4. Utilize uma panela limpa

Pode parecer uma dica óbvia, mas muitas pessoas acabam perdendo o caramelo por utilizarem panelas com bordas sujas.

caso haja sujeira nas bordas, muito provavelmente o seu caramelo vai ficar amargo e terá mais chances de queimar.

5. Retirando do fogo

Quando o caramelo atingir uma cor dourada, retire a panela do fogo e coloque a panela em uma tigela que contenha água. Isso vai parar o cozimento e vai impedir que o caramelo queime ou passe do ponto na hora de retirá-lo da panela. Portanto, siga essas 5 dicas para não errar o ponto do caramelo!

Confira ainda: 5 dicas para uma omelete perfeita: saiba como preparar receita ideal

Veja 10 Fatos Históricos sobre as sobremesas

Então, descubra nesse vídeo algumas informações históricas, sobre o surgimento de algumas sobremesas que tanto amamos. Confira!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais