Anúncio

5 erros ao preparar arroz: veja se você comete algum e passe a fazer a receita perfeita

Confira agora mesmo

Anúncio


O arroz é um dos alimentos mais presentes na mesa do brasileiro. Versátil e rico em nutrientes benéficos para o nosso organismo, esse cereal é mesmo insubstituível. No entanto, na hora de fazer a refeição, alguns pontos são super importantes para se obter o resultado desejado; ou seja, um arroz soltinho e saboroso. Desse modo, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go separou hoje, 07 de janeiro de 2022, 5 erros ao preparar arroz que muita gente comete.

Continua depois da publicidade

Será que você também comete algum? Pois bem, confira agora mesmo e saiba o que tem impedido você de fazer a receita perfeita.

Confira 5 erros ao preparar arroz

Qualquer receita, por mais simples que seja, precisa ter todas as etapas de preparo seguidas à risca para dar certo. Mas além disso, é importante ter atenção com alguns preparos, pois eles precisam de um cuidado a mais.

O arroz é um bom exemplo disso, onde o detalhes fazem total diferença e podem até mesmo, se forem negligenciados, comprometer o resultado da receita.

Tendo isso em vista, confira agora mesmo os 5 erros ao preparar arroz que são mais comuns e que você pode estar cometendo também.

Leia também: Arroz empapado ou salgado nunca mais: veja 5 dicas para fazer uma receita incrível

Continua depois da publicidade

1. Quantidade de água

5 erros ao preparar arroz: veja se você comete algum e passe a fazer a receita perfeita
5 erros ao preparar arroz: veja se você comete algum e passe a fazer a receita perfeita – Imagem: Canva Pro

A consistência do arroz depende bastante da quantidade de água que você utiliza durante o cozimento. É esse ingrediente super importante que vai deixar ou não o seu arroz empapado.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, o equilíbrio da água é a alma da receita, pois você nem deve utilizar de mais e nem de menos, e sim, proporcional: para cada parte de arroz, use duas de água. Em resumo, a água sempre deve cobrir o arroz cerca de um dedo de espessura “para cima”.

2. Usar água fria durante o cozimento

A temperatura da água é também outro fator super importante para ter um arroz perfeito. Isso significa que você não deve usar água fria, nem para colocar o arroz e nem para que o alimento chegue no ponto desejado.

O ideal é usar água fervente, mas água morna também é melhor do que fria. Durante o momento em que você estiver refogando o arroz, coloque a água para ferver e durante o cozimento deixe água morna de reserva.

3. Mexer o arroz

Algumas receitas cozidas, como carne de panela por exemplo, devem ser mexidas durante o cozimento para liberar água.

Contudo, com relação ao arroz, não se deve mexer o alimento durante o cozimento, pois mexer faz com que o alimento fique empapado, uma vez que precisa de mais água para ficar pronto.

Deixe para mexer o arroz apenas quando estiver preparando um risoto.

4. Desligar o fogo apenas quando o arroz estiver cozido

É importante respeitar o tempo de descanso do arroz. Dessa maneira, não deixe para desligar o fogo somente quando o alimento já estiver pronto. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por uns cinco minutos até o arroz estar completamente cozido.

5. Lavar o arroz

Por fim, um erro comum que a maioria das pessoas comete: lavar o arroz antes de preparar. Ao contrário do que se pensa, o arroz não vem sujo e quando lavado acaba perdendo muitos nutrientes.

Basta, portanto, refogar o arroz e colocar água fervente para cozinhar.

Leia ainda: Como fazer um arroz perfeito em 5 passos: confira as etapas para ter uma receita divina

DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR

A gente ama viajar, mas e quem gosta de arrumar as malas para a viagem? Não é uma tarefa muito legal, não é mesmo?! Mas, hoje, vamos te dar dicas de como arrumar a mala perfeita para viajar e passar a gostar de organizar tudo!

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais