O macarrão é um alimento super versátil que faz parte do nosso cardápio cotidiano. Por conta da praticidade, ele é um integrante culinário que não pode faltar em casa. No entanto, engana-se quem acha que basta colocar água para ferver e acrescentar a massa, pois alguns detalhes, quando deixados de lado, podem comprometer a receita. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go separou hoje, 06 de janeiro de 2022, os 5 erros mais comuns quando se cozinha o macarrão para você ficar por dentro e conseguir evitá-los.
Assim sendo, veja o que impede o sucesso da sua receita e que muitas vezes se costuma fazer. Depois de entender melhor sobre o assunto, certamente seu macarrão será muito mais saboroso.
Confira os 5 erros comuns quando se cozinha o macarrão
Que brasileiro ama massa, isso todo mundo sabe. Também pudera, é muito fácil gostar de macarrão, pois é super prático de fazer, saboroso e agrada todo mundo, uma vez que é possível temperá-lo com o molho que desejar.
A grande questão é que nem sempre a receita sai como imaginamos, não é mesmo? Isso acontece porque embora seja simples de preparar, o macarrão precisa seguir algumas etapas para ficar daquele jeitinho que gostamos.
Desse modo, confira agora mesmo 3 erros comuns quando se cozinha o macarrão e evite para não errar mais a receita.
Leia também: 10 dicas de ouro para arrasar na cozinha: confira truques que facilitam a sua rotina
1. Usar uma panela pequena

Para preparar bem a massa do macarrão, utilize uma panela grande, de preferência uma espagueteira, pois ela possui furos na tampa e facilita o escorrimento da água do cozimento.
Além disso, uma panela grande e alta fará com que a massa cozinhe por inteiro. O mesmo vale para a quantidade de água utilizada, uma vez que o macarrão precisa de bastante água para ser bem preparado.
Dessa forma, use cerca de 1 litro de água para cada 100 gramas de macarrão.
2. Colocar a massa em água fria
Muita gente costuma colocar a massa do macarrão para cozinhar em água fria. No entanto, o ideal é esperar a água ferver e só depois adicionar o alimento.
É importante esperar a água ferver porque isso evita que os fios grudem. Dessa forma, após colocar o macarrão na água fervente, tampe a panela até terminar o cozimento.
3. Adicionar óleo na água
Se você sempre colocou óleo ou azeite na água em que o macarrão vai ser cozido achando que isso ajuda os fios a não grudarem, não faça mais isso.
Na verdade o óleo não se mistura com a água e pode até prejudicar a aderência ao molho, pois deixa a massa pesada.
4. Não colocar sal na água
Não deve-se colocar óleo na água, mas em contrapartida, é preciso colocar sal na água antes de adicionar a massa.
Dessa maneira, coloque o sal quando a água começar a ferver. Ademais, sempre utilize uma colher de sopa de sal para cada meio quilo de macarrão.
5. Fazer o enxágue da massa
Após o cozimento é comum que lavemos o macarrão, não é mesmo? No entanto, é mito que essa lavagem deixará a receita mais soltinha. Pelo contrário, a lavagem remove o amido necessário para a consistência do molho.
Leia ainda: Como empanar bife corretamente? Saiba fazer uma receita sequinha e crocante
DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR
A gente ama viajar, mas e quem gosta de arrumar as malas para a viagem? Não é uma tarefa muito legal, não é mesmo?! Mas, hoje, vamos te dar dicas de como arrumar a mala perfeita para viajar e passar a gostar de organizar tudo!