Anúncio

5 erros comuns quando se cozinha o macarrão: entenda melhor e evite-os

Confira e tenha uma receita perfeita

Anúncio


O macarrão é um alimento super versátil que faz parte do nosso cardápio cotidiano. Por conta da praticidade, ele é um integrante culinário que não pode faltar em casa. No entanto, engana-se quem acha que basta colocar água para ferver e acrescentar a massa, pois alguns detalhes, quando deixados de lado, podem comprometer a receita. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go separou hoje, 06 de janeiro de 2022, os 5 erros mais comuns quando se cozinha o macarrão para você ficar por dentro e conseguir evitá-los.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, veja o que impede o sucesso da sua receita e que muitas vezes se costuma fazer. Depois de entender melhor sobre o assunto, certamente seu macarrão será muito mais saboroso.

Confira os 5 erros comuns quando se cozinha o macarrão

Que brasileiro ama massa, isso todo mundo sabe. Também pudera, é muito fácil gostar de macarrão, pois é super prático de fazer, saboroso e agrada todo mundo, uma vez que é possível temperá-lo com o molho que desejar.

A grande questão é que nem sempre a receita sai como imaginamos, não é mesmo? Isso acontece porque embora seja simples de preparar, o macarrão precisa seguir algumas etapas para ficar daquele jeitinho que gostamos.

Desse modo, confira agora mesmo 3 erros comuns quando se cozinha o macarrão e evite para não errar mais a receita.

Leia também: 10 dicas de ouro para arrasar na cozinha: confira truques que facilitam a sua rotina

Continua depois da publicidade

1. Usar uma panela pequena

5 erros comuns quando se cozinha o macarrão: entenda melhor e evite-os
5 erros comuns quando se cozinha o macarrão: entenda melhor e evite-os – Imagem: Canva Pro

Para preparar bem a massa do macarrão, utilize uma panela grande, de preferência uma espagueteira, pois ela possui furos na tampa e facilita o escorrimento da água do cozimento.

Continua depois da publicidade

Além disso, uma panela grande e alta fará com que a massa cozinhe por inteiro. O mesmo vale para a quantidade de água utilizada, uma vez que o macarrão precisa de bastante água para ser bem preparado.

Dessa forma, use cerca de 1 litro de água para cada 100 gramas de macarrão.

2. Colocar a massa em água fria

Muita gente costuma colocar a massa do macarrão para cozinhar em água fria. No entanto, o ideal é esperar a água ferver e só depois adicionar o alimento.

É importante esperar a água ferver porque isso evita que os fios grudem. Dessa forma, após colocar o macarrão na água fervente, tampe a panela até terminar o cozimento.

3. Adicionar óleo na água

Se você sempre colocou óleo ou azeite na água em que o macarrão vai ser cozido achando que isso ajuda os fios a não grudarem, não faça mais isso.

Na verdade o óleo não se mistura com a água e pode até prejudicar a aderência ao molho, pois deixa a massa pesada.

4. Não colocar sal na água

Não deve-se colocar óleo na água, mas em contrapartida, é preciso colocar sal na água antes de adicionar a massa.

Dessa maneira, coloque o sal quando a água começar a ferver. Ademais, sempre utilize uma colher de sopa de sal para cada meio quilo de macarrão.

5. Fazer o enxágue da massa

Após o cozimento é comum que lavemos o macarrão, não é mesmo? No entanto, é mito que essa lavagem deixará a receita mais soltinha. Pelo contrário, a lavagem remove o amido necessário para a consistência do molho.

Leia ainda: Como empanar bife corretamente? Saiba fazer uma receita sequinha e crocante

DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR

A gente ama viajar, mas e quem gosta de arrumar as malas para a viagem? Não é uma tarefa muito legal, não é mesmo?! Mas, hoje, vamos te dar dicas de como arrumar a mala perfeita para viajar e passar a gostar de organizar tudo!

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais