Anúncio

5 maneiras inteligentes de reaproveitar a borra de café: confira agora mesmo e faça também em sua casa

Aproveite todas as utilizações desse composto maravilhoso e versátil

Anúncio


Muitos resíduos que acabamos jogando fora são verdadeiros tesouros no contexto da reutilização. Isso porque com eles é possível economizar e aproveitar alguns benefícios bem específicos. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje (05/11) 5 maneiras inteligentes de reaproveitar a borra de café.

Continua depois da publicidade

Conheça 5 maneiras inteligentes de reaproveitar a borra de café

Cheia de nutrientes e rica em propriedades neutralizadoras de odores, a borra de café pode ser utilizada de inúmeras formas. O seu uso doméstico é variado e ela pode representar um composto super interessante para te auxiliar na rotina e também para economizar. Dessa forma, confira agora mesmo 5 maneiras inteligentes de reaproveitar a borra de café.

Leia também: Como saber se os ovos estão seguros para o consumo? Confira dicas para a segurança alimentar

1. Geladeira com mau cheiro

Sabe aquele odor indesejado e recorrente na geladeira? Pois bem, você pode acabar com ele utilizando a borra de café, afinal ela tem agentes que neutralizam os cheiros. Portanto, você pode fazer sachês e espalhar pelo eletrodoméstico ou colocar o resíduo em um pote e mantê-lo destampado. Geralmente o odor desaparece em 3 dias, mas caso continue, basta ir trocando sempre por uma borra de café fresca

2. Reaproveitar a borra de café para adubar as plantas

reaproveitar a borra de café
5 maneiras inteligentes de reaproveitar a borra de café: Confira agora mesmo e faça também em sua casa – Foto: Canva

Se você é fã de café sem açúcar, essa dica de utilização é exclusiva. Isso porque você pode usar a borra do café (feito sem doce) para adubar suas plantinhas e até mesmo evitar que insetos estraguem elas. Desse modo, para adubar é preciso que você misture a borra com outro fertilizantes antes de colocar na planta, pois em caso contrário ela pode danificar as raízes.

Já para afastar insetos, basta você colocar a borra do café circulando todo o vaso ou então preparar uma misturinha com água e detergente e borrifar nas folhas. Com isso, deixe suas plantas mais bonitas e seu ambiente longe de parasitas.

Continua depois da publicidade

3. Para ajudar na limpeza das panelas

Limpar panela de alumínio é um verdadeiro Deus nos acuda, pois o material mancha facilmente. Quando o alimenta queima, então… dá um trabalhão para remover os resíduos. Dessa maneira,, você pode usar a borra de café para te ajudar com essa higienização, pois o atrito do composto com a panela vai facilitar a remoção de queimados e também de sujeiras.

Sendo assim, basta pegar um pouco da borra, usar uma palha de aço e detergente. Esfregue bem e depois faça o enxágue. Com isso, você verá como reaproveitar a borra de café pode ser uma ótima alternativa para seus hábitos de faxinas.

4. Para retirar cheiro de alho e cebola das mãos

A borra de café também é imbatível contra aquele odor depois de manusear alho e cebola. Você só precisa espalhar o conteúdo nas mãos e esfregar suavemente e depois lavar com água e sabão. Com isso, deixe-as cheirosas e longe de odores fortes.

5. Para preparar esfoliante e máscara

Tanto para esfoliar o corpo e o rosto, como para ser base de máscaras faciais e capilares, a borra de café é um item cosmético também! Misture-a com outros produtos ou alimentos como aveia, leite, mel e abacate e aproveite todos os benefícios estéticos.

Além disso, leia: Passo a passo culinário: confira agora mesmo dicas de como fazer conservas de legumes

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras

Neste vídeo você vai aprender que o café, além de uma bebida deliciosa, gera a borra que pode ser usada de muitas maneiras, mas as pessoas acabam jogando fora. Veja agora mesmo tudo que é possível fazer!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais