Anúncio

5 passos para fazer um arroz gostoso e soltinho

Veja dicas potentes de como arrasar nesse preparo tradicional

Foto do revisor (Larissa Gusmão Ambrósio)
Revisado por: (Larissa Gusmão Ambrósio)
Anúncio


Salvador, 15 de julho de 2022, por Ana Cláudia Oliveira – Que tal aprender, hoje, a fazer um arroz gostoso e soltinho em apenas cinco passos? Vamos te mostrar, logo em seguida, todos os truques e macetes para alcançar esse resultado.

Continua depois da publicidade

Portanto, siga na leitura da matéria de hoje, do blog Receitas Fáceis, do site Folha GO.

Dicas para fazer um arroz gostoso e soltinho

O arroz é um item clássico do prato dos brasileiros. Junto com o feijão, forma a dupla mais tradicional e adorada na culinária nacional. Mas saber como fazer um arroz gostoso e soltinho é mais do que essencial.

Por isso, confira, logo em seguida, cinco dicas, truques e macetes para preparar um arroz delicioso de um jeito super simples e fácil.

Refogar é uma grande ajuda

É possível fazer o arroz soltinho mesmo apenas com água e sal, porém fica mais fácil ainda se você refogar. O melhor de tudo é que esse é um processo simples, fácil e não vai dificultar sua vida.

Refogue um pouco de cebola e alho com óleo, acrescente o arroz, misture tudo e, só então, acrescente a água e o sal. A gordura vai ajudar que ele fique mais solto e, consequentemente, mais saboroso.

Continua depois da publicidade

Não mexa o arroz durante o cozimento

arroz gostoso e soltinho
Confira essas dicas imperdíveis para saber como fazer um arroz gostoso e soltinho. Foto: Canva Pro
Para você

Qual melhor tipo de macarrão para servir com molho…

Continua depois da publicidade

Como muitos outros grãos, o arroz tem muito amido, ou seja, ele engrossa facilmente. Ficar mexendo ele durante o preparo vai fazer com que ele solte o amido. Portanto, se não for uma receita de papa ou arroz doce, não vale a pena aquela consistência de creme.

A dica anterior leva a essa: use a quantidade correta de água

Para uma xícara de chá de arroz, duas de água, ou, acima do arroz, sempre deixe dois dedos de água. Cozinhe em fogo baixo a médio e sempre deixe abafado com a panela, mas com uma brecha para quando levantar fervura.

Ficar acrescentando mais água leva à necessidade de mexer a panela, ou seja, remete à dica anterior a essa.

Use o arroz branco

Esse grão, em especial, já chega a sua casa sem a necessidade de ser lavado e não solta muito amido durante o cozimento. Isso vai facilitar a sua vida, principalmente para não empapar.

Retire da panela assim que cozinhar

Deixar na panela e na mesma boca do fogão que ainda está quente mantém o alimento em processo de cozimento. Se o arroz cozinha demais, ele fica muito mole e, por consequência, solta amido e fica todo grudado.

Portanto, se já cozinhou, está soltinho, transfira para um refratário e sirva logo em seguida. Assim, ele vai se manter solto, bem cozido e na textura que você deseja.

RECEITA DE ARROZ INTEGRAL: aprenda a fazer EM SUA CASA de maneira deliciosa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais