Salvador, 15 de julho de 2022, por Ana Cláudia Oliveira – Que tal aprender, hoje, a fazer um arroz gostoso e soltinho em apenas cinco passos? Vamos te mostrar, logo em seguida, todos os truques e macetes para alcançar esse resultado.
Portanto, siga na leitura da matéria de hoje, do blog Receitas Fáceis, do site Folha GO.
Dicas para fazer um arroz gostoso e soltinho
O arroz é um item clássico do prato dos brasileiros. Junto com o feijão, forma a dupla mais tradicional e adorada na culinária nacional. Mas saber como fazer um arroz gostoso e soltinho é mais do que essencial.
Por isso, confira, logo em seguida, cinco dicas, truques e macetes para preparar um arroz delicioso de um jeito super simples e fácil.
Refogar é uma grande ajuda
É possível fazer o arroz soltinho mesmo apenas com água e sal, porém fica mais fácil ainda se você refogar. O melhor de tudo é que esse é um processo simples, fácil e não vai dificultar sua vida.
Refogue um pouco de cebola e alho com óleo, acrescente o arroz, misture tudo e, só então, acrescente a água e o sal. A gordura vai ajudar que ele fique mais solto e, consequentemente, mais saboroso.
Não mexa o arroz durante o cozimento

Como muitos outros grãos, o arroz tem muito amido, ou seja, ele engrossa facilmente. Ficar mexendo ele durante o preparo vai fazer com que ele solte o amido. Portanto, se não for uma receita de papa ou arroz doce, não vale a pena aquela consistência de creme.
A dica anterior leva a essa: use a quantidade correta de água
Para uma xícara de chá de arroz, duas de água, ou, acima do arroz, sempre deixe dois dedos de água. Cozinhe em fogo baixo a médio e sempre deixe abafado com a panela, mas com uma brecha para quando levantar fervura.
Ficar acrescentando mais água leva à necessidade de mexer a panela, ou seja, remete à dica anterior a essa.
Use o arroz branco
Esse grão, em especial, já chega a sua casa sem a necessidade de ser lavado e não solta muito amido durante o cozimento. Isso vai facilitar a sua vida, principalmente para não empapar.
Retire da panela assim que cozinhar
Deixar na panela e na mesma boca do fogão que ainda está quente mantém o alimento em processo de cozimento. Se o arroz cozinha demais, ele fica muito mole e, por consequência, solta amido e fica todo grudado.
Portanto, se já cozinhou, está soltinho, transfira para um refratário e sirva logo em seguida. Assim, ele vai se manter solto, bem cozido e na textura que você deseja.