Anúncio

Usos incríveis do vinagre na cozinha (parte 1): conheça, utilize e se surpreenda positivamente

Produto é versátil e de grande serventia na faxina

Anúncio


Todo mundo sabe que o vinagre é utilizado no preparo de receitas, mais especificamente para temperar carnes, saladas e outros. Além disso, ele é um produto que tem poucas calorias e pode, facilmente, ser utilizado em diversas dietas. Mas você sabia que esse líquido também pode ser usado na limpeza doméstica? Pois bem, nessa segunda-feira, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go separou hoje (07/09) 5 usos incríveis do vinagre na cozinha.

Continua depois da publicidade

No Brasil há alguns tipos diferentes de vinagre, como o de álcool, de vinho tinto, de vinho branco, de cereais (arroz) e de frutas (maçã e limão). Assim sendo, o mais utilizado para dar aquela mãozinha na faxina é o vinagre branco de álcool, pois possui uma acidez maior, sendo perfeito para remover mofo, manchas, amaciar roupas, desengordurar forno e fogão, tirar o mau cheiro de plásticos e muito mais.

5 usos incríveis do vinagre na cozinha

Ter vinagre em casa é de muita utilidade. Isso porque além de preparar suas receitas, o produto pode te ajudar com a rotina de limpeza, especialmente da cozinha.

Com ele, você consegue facilitar (e muito) a rotina, além de economizar com produtos de limpeza que nem sempre cumprem o que prometem.

Tendo isso em vista, veja os 10 usos incríveis do vinagre na cozinha que você pode aproveitar de forma integral.

Confira agora: Dicas de quais facas ter para usar na cozinha no preparo dos alimentos

Continua depois da publicidade

1. Higienizar verduras, frutas e legumes

5 usos incríveis do vinagre na cozinha: conheça, utilize e se surpreenda positivamente
5 usos incríveis do vinagre na cozinha: conheça, utilize e se surpreenda positivamente – Imagem: Divulgação shutterstock

Você certamente já conhece essa utilização do vinagre, não é mesmo? Até porque ela é demais! Dessa forma, sempre vale lembrar: o vinagre de álcool é perfeito para higienizar frutas, verduras e legumes, inclusive as folhas como alface e semelhantes.

Continua depois da publicidade

Para isso, basta colocar o alimento numa bacia com água suficiente até cobrir e acrescentar algumas colheres de sopa de vinagre. Deixe de molho por 15 a 20 minutos e depois é só enxaguar bem e consumir ou guardar.

2. Evitar que o alumínio escureça

Essa dica é super incrível e já testamos! Na hora de colocar os ovos para cozinhar, se você utilizar uma panela ou outro recipiente de alumínio, quando ferver, ele estará bem escuro.

Para evitar que isso aconteça, coloque um pouco de vinagre para ferver junto com a água e os ovos.

3. Tirar o mofo

Seja no armário, na dispensa, na geladeira ou em qualquer lugar, o vinagre pode ser usado para remover os indesejáveis mofos.

Você deverá misturar 1 litro de água e 50 ml de água sanitária e passar sobre o mofo. Depois que a superfície secar, passe uma solução de água com vinagre bem concentrada.

4. Se livrar do mau cheiro nos potes de plástico

Para conseguir potes de plástico sem odores, basta preparar uma solução de vinagre e água quente. depois de misturar os dois, despeje dentro do pote ou vasilha.

Em seguida, deixe passar alguns poucos minutos até a solução esfriar e por fim, é só lavar normalmente, com água e detergente neutro.

5. Limpar e dar brilho nas panelas

Para usar o vinagre com o objetivo de retirar a sujeira e dar brilho nas panelas (de alumínio ou inox), basta colocar água e quatro colheres de sopa de vinagre, levar ao fogo e deixar ferver.

Por fim, é só esperar esfriar e lavar como de costume.

Confira ainda: Como remover gordura encrostada em panelas de alumínio facilmente? É possível; veja

Saiba agora COMO ELIMINAR FORMIGAS na RAÇÃO DOS PETS

Neste vídeo você vai aprender dicas fáceis e práticas para eliminar formigas na ração dos pets. Passos fáceis e simples para fazer agora mesmo!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais