Alimento seguro: saiba por quanto tempo você pode conservar alguns tipos de carne

Variação depende do tipo de carne

-- Continuar depois da publicidade --

Top Stories Enquete A Fazenda 13: Você concorda com a expulsão do Nego do Borel do reality?

- Advertisement -

É muito comum congelar as carnes que vão ser consumidas durante algum determinado tempo. Tendo isso em vista, nós do Receitas Fáceis vamos te dar dicas nessa segunda-feira (14/06) sobre esse processo bastante utilizado por praticamente todo mundo; então, saiba por quanto tempo você pode conservar alguns tipos de carne.

Além disso, saiba qual o procedimento correto de armazenar as carnes, visto que o processo, se feito incorretamente, pode causar infecção devido às bactérias existentes nas carnes. Assim sendo, todo cuidado é pouco!

Confira já: Como tirar mancha de gordura do azulejo da cozinha: confira truques agora mesmo

- Advertisement -

Por quanto tempo você pode conservar alguns tipos de carne?

Carne congelada cuidados
É essencial observar alguns cuidados ao congelar as carnes. Foto: Canva Pro

O tempo de congelamento vai depender do tipo de carne. Mas antes de falarmos sobre esse ponto, vamos falar dos diversos benefícios em congelar essa proteína.

O procedimento de congelar carnes é super antigo e valioso, pois aumenta a vida útil do alimento e conserva sus propriedades nutricionais.

No entanto, para congelar corretamente as carnes é necessário ter uma série de cuidados que variam conforme o tipo. Mas de qualquer modo, os cuidados têm um ponto em comum: quanto mais baixa a temperatura, menos chances de bactérias e micro-organismos se proliferarem.

Assim sendo, algumas dicas são super interessantes para congelar a carne adequadamente; confira:

  • As peças devem estar frescas, e dê preferência para aquelas que foram congeladas cruas;
  • Não se deve lavar e temperar a carne antes de ser congelada, apenas tire os ossos e o excesso de gordura;
  • A embalagem ideal é o saco plástico ou de papel aderente, pois as folhas de alumínio são difíceis de soltar da carne congelada e também ocasionam ressecamento;
  • A carne deve ser embalada sem ser dobrada e só pode ser descongelada uma vez, por isso guarde em porções isoladas para cada refeição;
  • Utilize embalagens herméticas para evitar infecção.

Todo cuidado é pouco

Após atentar-se para todos esses pontos, saiba que todos os tipos de carnes podem ser congelados, bem como os miúdos e os derivados, mas obviamente, mesmo congeladas, elas possuem um período de validade que deve ser respeitado, ok?

Pois bem, o tempo que as carnes podem ficar congeladas (conservadas/armazenadas sob baixa temperatura) varia de acordo com o tipo. Dessa forma, temos o seguinte ordenamento:

  • Carne moída e hambúrgueres – até 3 meses;
  • Presunto e tender – até 4 meses;
  • Bovina – de 4 a 12 meses;
  • Suína – se for crua, pode ficar armazenada por 6 meses. No entanto, assada é possível guardá-la no freezer por até 1 ano;
  • Carne processada, assim como linguiças, salsichas e bacon – até 2 meses;
  • Frango – quando crua, é possível ser congelada por 12 meses;
  • Peixe – dura até 3 meses se for um peixe com bastante gordura, caso seja magro terá um prazo menor e é preciso ficar de olho.

Ademais, esse tempo é uma estimativa, pois vai depender de vários fatores como temperatura do freezer ou geladeira, bem como da qualidade e saúde da carne. Portanto, confira sempre o estado da carne antes de consumi-la.

Leia ainda: Descubra as vantagens de se ter uma panela de pressão elétrica; confira agora mesmo

Dicas para o manuseio correto das carnes

Por fim, Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne.

- Advertisement -

Para obter mais conteúdos siga o Receitas Facéis no Google News.
Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais