Anúncio

Arroz empapado ou salgado nunca mais: veja 5 dicas para fazer uma receita incrível

Confira e nunca mais erre

Anúncio


O arroz está presente em nossa mesa praticamente em todas as refeições. A dupla perfeita junto com o feijão, ele é uma fonte de carboidratos e nutrientes essenciais para a nossa saúde. No entanto, nem sempre conseguimos acertar o ponto, deixando-o empapado e/ou salgado. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis preparou hoje, 29 de dezembro de 2021, 5 dicas para fazer uma receita incrível.

Continua depois da publicidade

5 dicas para fazer uma receita incrível de arroz

Se você costuma errar o ponto do arroz e obter uma receita empapada, que geralmente costuma desagradar bastante, ou então se você nunca sabe a quantidade correta do sal, nós vamos te ajudar! Assim sendo, saiba como preparar uma receita para ninguém colocar defeito e sem ter prejuízos. Afinal de contas, até os mais experientes podem sim errar alguma etapa no preparo.

Leia também: Tempero incrível para lombo suíno de Natal: veja as melhores opções para incrementar a Ceia

1. Tipo ideal

Na hora de fazer o arroz e desejar uma receita soltinha, o tipo de grão vai fazer toda a diferença. Isso porque a quantidade de amido e outras questão estão envolvidas nesse processo. Dessa forma, o tipo agulhinha se apresenta como sendo a melhor opção para consumo diário. De forma semelhante, o tipo parboilizado também fica soltinho e tem um ótimo rendimento, embora precise de mais água.

2. Não lave o arroz

Arroz empapado ou salgado nunca mais: veja 5 dicas para fazer uma receita incrível
Arroz empapado ou salgado nunca mais: veja 5 dicas para fazer uma receita incrível – Imagem: Canva Pro

Isso mesmo, você não deve lavar o arroz, pois lavar o alimento significa desperdiçar muitos nutrientes. Ao contrário do que muita gente imagina, o pó branco do arroz não é sujeira ou produto químico, que faria mal para a saúde. Desse modo, você não precisa lavar o arroz, mas caso tenha aberto um pacote e ele esteja com insetos dentro (como gorgulhos) aí sim, você não pode utilizar esse alimento.

3. Refogue o arroz

Além de selar os grãos, quando você refoga o arroz ele vai ficar mais saboroso. Então, a melhor forma de fazer essa etapa é cortando cebola ou cenoura ralada e alho. Acrescente um pouco de gordura para refogar. Em seguida, acrescente o arroz (sem lavar) e sele os grãos.

Continua depois da publicidade

Depois disso, adicione água quente e por fim, o sal. Nessa etapa, vale adicionar o sal, mexer bem e experimentar. Caso seja necessário, ajuste o sabor para que ele seja exatamente do seu gosto, de forma que possa somar à refeição de forma espetacular!

4. Quantidade da água

É óbvio que se você colocar muita água no alimento ele vai ficar empapado. Portanto, coloque água de acordo com a quantidade de arroz e se preciso for, acrescente mais ao longo do preparo. Ademais, lembre-se de que a quantidade depende do tipo de arroz. Por exemplo, o japonês possui proporção de água e arroz igual. Já os demais levam o dobro de água em comparação aos grãos.

5. Regule o fogo

Ajustar a chama do fogo é super importante na hora de preparar a receita. Assim sendo, quando acrescentar a água e ajustar o sal, deixe a chama em fogo alto. Durante todo o processo de cozimento deixe o fogão em fogo alto e quando a água estiver abaixo do nível do arroz, coloque a chama baixa.

Por fim, deixe o arroz ficar pronto apenas no vapor; ou seja, desligue o fogo quando o grão estiver molinho e permaneça com a panela tampada! Com isso, sirva um prato saboroso, soltinho e com a quantidade certa de sal!

Leia ainda: Não passe por constrangimentos: saiba como evitar cheiro de ovo no bolo com dicas preciosas

DICAS de como escolher os LOOKS PERFEITOS para viajar e a MALA CERTA para caber TUDO!

O planejamento pré-viagem é tão importante quanto a viagem em si, para evitar de levar itens desnecessários, sobrecarga e, portanto, os temidos custos extras. Por isso, no vídeo de hoje, vamos te passar dicas de como escolher os looks perfeitos e a mala certa para viajar.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais