Anúncio

Benefícios do almeirão: seja cru ou cozido; e ainda uma receita fabulosa com o vegetal

Conheça os benefícios do almeirão e aprenda a fazer um prato saboroso.

Anúncio


Você conhece o almeirão? Ora é um vegetal originário da Europa Mediterrânea, e que traz benefícios diversos para a nossa saúde. Com este vegetal é possível ainda fazer diversas receitas. É por isso que hoje (27/12), o Receitas Fáceis  do Folha Go começa o dia mostrando detalhes dessa planta fabulosa, e apresentando uma receita incrível com almeirão. Assim, você  conhecerá mais sobre os muitos benefícios do almeirão.

Continua depois da publicidade

 Leia também: Os benefícios do mel para a saúde: e descubra como comprar corretamente o produto

Benefícios do almeirão

benefícios do almeirão
Conheça os benefícios do almeirão cru ou cozido e faça essa receita fabulosa Foto – Comidas e receitas

Essa planta contém fibras, proteínas, potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco, manganês, magnésio e vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Já as quantidades das propriedades são as seguintes:

Cada 100 gramas de almeirão possui:

Energia: 18 kcal;
Proteína: 1,8 g;
Lipídio: 0,2 g;
Carboidrato: 3,3 g;
Fibra: 2,6 g;
Cálcio: 19 mg;
Ferro: 0,7 mg;
Magnésio: 21 mg;
Fósforo: 40 mg;
Potássio: 369 mg;
Sódio: 2 mg;
Zinco: 0,3 mg.

Entre seus muitos benefícios, podemos citar:

Continua depois da publicidade
  • Ajuda na saúde óssea devido aos minerais que contribuem na formação de ossos e dentes, assim combate à osteoporose;
  • Também é ótimo para grávidas, pois o vegetal contém  ácido fólico, o que auxilia na boa formação do tubo neural do feto;
  • Outro benefício é para o fígado, pois estimula a função hepática, principalmente promovendo a desintoxicação do fígado e do organismo no geral.

Portanto, agora que conhece alguns dos benefícios dessa planta, também poderá cultivar em vaso. Assim ela servirá como complemento para fazer os mais diversos pratos, ou ainda apenas servir como uma deliciosa salada. Então, você já conhecia o almeirão e seus benefícios? Pois bem, saiba também agora uma receita incrível com o almeirão.

 

Saiba como fazer fritada de almeirão

benefícios do almeirão
Conheça os benefícios do almeirão cru ou cozido e faça essa receita fabulosa

Independente do vegetal ser consumido cru, cozido ou refogado, sempre é possível fazer diversas receitas com ele  e obter seus nutrientes. E uma das receitas é usando o almeirão para fazer uma fritada. Para isso, os ingredientes são os seguintes:

  • 1 maço de almeirão;
  • Suco de limão;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 3 colheres (sopa) de óleo (ou azeite se preferir);
  • 1 cebola picadinha;
  • 1 dente de alho amassado;
  • 4 ovos.

 Modo de preparo da fritada de almeirão

Primeiramente lave o almeirão e corte bem fino. Cozinhe em água fervente, com algumas gotas de suco de limão e sal.  Em seguida escorra, apertando bem para sair toda a água. Depois aqueça o azeite ou óleo e doure a cebola e o alho.

E então junte o almeirão e deixe refogar um pouco. Vá batendo os ovos com sal e a pimenta-do-reino. Posteriormente despeje na frigideira que está o almeirão, essa mistura e mexa ligeiramente. Quando estiver dourado embaixo, vire e frite do outro lado. Enfim, sirva ainda bem quente.

Essa é uma ótima opção de café da manhã, mas também pode servir como complemento em outra refeição, como um almoço ou jantar bem reforçado.

Dessa forma, confira mais: Torta de nozes com doce de leite: uma receita deliciosa de sobremesa

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais