Anúncio

Benefícios do gengibre: veja como esse alimento é incrível e saiba como consumi-lo

Confira e saiba porque esse alimento deve fazer parte do seu cardápio

Anúncio


Cada grupo de alimento possui características próprias que são capazes de beneficiar de muitas formas a saúde das pessoas. Como é o caso do gengibre (Zingiber officinalis), uma raiz cheia de componentes que ajudam no funcionamento do organismo. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go trouxe hoje, 19 de janeiro de 2022, dicas sobre os principais benefícios do gengibre.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, veja e entenda o quanto esse alimento é incrível e indispensável no dia a dia. Além disso, saiba como consumi-lo em casa para aproveitar todas essas super vantagens.

Conheça os benefícios do gengibre, veja as dicas de uso

O gengibre é considerado como um super alimento. Isso porque ele possui propriedades nutricionais distintas que contribuem para a melhora de diversos processos do organismo humano.

Desse modo, todos os pontos positivos relacionados ao consumo do gengibre se devem aos componentes presentes no alimento, como as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, compostos bioativos (6-gingerol e 8-gingerol) e muito mais.

Nesse contexto, o gengibre tem ação vasodilatadora, anticoagulante, digestiva, anti-inflamatória, antiemética, antiespasmódica, analgésica e antipirética.

Dito isso, confira agora mesmo os principais benefícios do gengibre para a saúde e corpo; saiba então porque o alimento é tão importante e saudável.

Continua depois da publicidade

Leia também: Suco de limão com inhame: confira os benefícios e saiba como fazer

Continua depois da publicidade

Ajuda no emagrecimento

Dicas sobre os benefícios do gengibre: veja como esse alimento é incrível e saiba como consumi-lo
Dicas sobre os benefícios do gengibre: veja como esse alimento é incrível e saiba como consumi-lo – Imagem: Canva Pro

Quem busca por uma dieta para perder peso não pode deixar de consumir o gengibre. Isso porque o alimento tem um alto poder termogênico; ou seja, aumenta a temperatura do organismo fazendo com que o corpo queime mais calorias.

Mas não é só isso, o gengibre também ajuda na redução do apetite e reduz a absorção de gorduras, o que é ideal para o emagrecimento.

Combate infecções

O gengibre atua também diminuindo o crescimento de algumas bactérias. Por conta da alta concentração do gingerol no gengibre fresco, o alimento ajuda a combater e evitar as infecções.

Ademais, alivia os sintomas de problemas respiratórios, como gripes, resfriados e bronquite. Combate a tosse porque é expectorante e melhora a respiração.

Ajuda a controlar diabetes tipo 2

A melhora da secreção de insulina é o benefício para quem sofre de diabetes tipo 2. O consumo diário do gengibre apresenta também essa característica devido ao gingerol.

De acordo com um estudo publicado publicado no Iranian Journal of Pharmaceutical Research, o gengibre diminui em até 12% o nível de açúcar no sangue nesses pacientes.

Previne câncer e doenças cardiovasculares

Esse benefício está mais ligado ao fato do gengibre combater o excesso de radicais livres no organismo. O que impede a oxidação das células e multiplicação de células cancerígenas.

O consumo de gengibre também está associado ao equilíbrio da pressão arterial, melhora da dor, combate às náuseas e cólicas menstruais, melhora na digestão e prevenção de gastrite.

Como usar o gengibre: dicas

Esse super alimento pode ser usado fresco, em conserva, seco, em pó e cristalizado. Por ter uma sabor agradável, também é usado para temperar diversas receitas.

Portanto, você pode consumir o gengibre em chá, suco, sopa, salada, vitaminas e no mais que quiser. Contudo, o consumo deve ser moderado e feito com cautela, assim como qualquer outro alimento.

Leia ainda: Como fazer Desinchá caseiro: saiba preparar e fique por dentro dos principais benefícios

DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR

A gente ama viajar, mas e quem gosta de arrumar as malas para a viagem? Não é uma tarefa muito legal, não é mesmo?! Mas, hoje, vamos te dar dicas de como arrumar a mala perfeita para viajar e passar a gostar de organizar tudo!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais