Anúncio

Bolinho de bacalhau: aprenda fazer o petisco; fica pronto em menos de 1 hora

Uma iguaria que tornou-se bastante popular, especialmente nos bares.

Anúncio


O bolinho de bacalhau é adorado não só pelo sabor inigualável como petisco, mas porque que acompanha aquela cervejinha gelada perfeitamente. Ele também é uma bela entrada nos restaurantes requintados. Assim, como o domingo chegou, o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai te ensinar como preparar essa receita bem simples e gostosa. Portanto, aproveitar essa delícia, e faça hoje ainda.

Continua depois da publicidade

O apego pelo petisco é tamanho, que muitas pessoas pensam que é uma invenção nacional. Contudo, a história dele não remete ao Brasil, mas sim, a Portugal. Dessa forma, conheça mais da história do bolinho  que é um dos mais famosos do país, bem como a sua receita.

As origens do petisco

O bolinho de bacalhau tem uma presença forte, especialmente nas mesas dos bares brasileiros, graças à Família Real. Quando eles chegaram ao Rio de Janeiro, lá no século XIX, trouxeram consigo essa maravilha.

Contudo, ninguém sabe exatamente de qual região de Portugal se originou tal petisco. A única coisa de que se tem certeza é que essa receita vinha de um importante prato do lendário Antiquarius.

E acredite ou não, o bolinho de bacalhau fez uma revolução na alimentação pela manutenção e conservação fácil do peixe. Isso porque ele mantinha os nutrientes intactos mesmo após cortado e salgado.

Para se ter uma ideia do tempo em que a iguaria existe, o registro da primeira receita data de 1904, mas sua origem é bem anterior. Já o registro consta no livro chamado Tratado de Cozinha e Copa do Carlos Bandeira de Melo, um oficial português do exército.

Continua depois da publicidade

Muitas versões, mas com um único sabor

O bom da gastronomia é que cada pessoa pode incrementar uma receita usando temperos que prefira, bem como os ingredientes com o qual se identifique. Afinal, a cultura e personalidade individuais são o que dão aquele sabor especial para o alimento.

Continua depois da publicidade

Antigamente, no caso desse bolinho, existia um ingrediente básico na receita, sem ser o bacalhau: a batata. Todavia, hoje em dia, as coisas mudaram um pouco.

Com o passar do tempo e a modernização da culinária, que está buscando cada vez mais produtos saudáveis, a iguaria modificou um pouco. Atualmente, o bolinho pode ser feito com mandioca, assim como outros ingredientes parecidos.

Mas, não é o caso da receita abaixo, que usa a boa e velha batata para render 40 porções deliciosas. Vamos ver?

Ingredientes:

  • 3 xícaras de chá com batatas inglesas cozidas e também espremidas;
  • 300 gramas do bacalhau já dessalgado e também desfiado;
  • 1 colher de sopa da farinha de trigo;
  • 3 ovos inteiros;
  • Pimenta e sal ao seu gosto;
  • 2 colheres de sopa com cheiro verde picadinho;
  • Óleo o suficiente para fritar.

Modo de preparar:

Para fazer o bolinho de bacalhau, misture os ingredientes dentro de um vasilhame de forma que fiquem todos integrados. Com a ajuda de uma colher, pegue porções pequenas da massa, colocando-as no óleo quente para fritar.

Assim, quando os bolinhos estiverem dourados, escorra no papel absorvente. Sirva ainda quente.

Dicas extras

Viu só como esse petisco é feito de forma simples e fácil? A receita é muito prática, bastante gostosa, podendo ser feita em pouco tempo.

Dessalgando o bacalhau

Agora, e quando não se sabe dessalgar um bacalhau? É simples! Primeiramente, você deve lavá-lo bem na água corrente. Dessa forma, retirará todo o excesso do sal.

Em seguida, coloque seu bacalhau em um vasilhame com um pouco de água fria, mas a pele deve ficar virada para o lado de cima. Leve à geladeira. Será preciso fazer trocas da água durante esse tempo.

De modo geral, fatias grossas ficam de molho por 48 horas. As postas médias ficam 24 horas, assim, as lascas ficam 6 horas no molho. A recomendação é que sejam feitas trocas de 3 em 3 horas em água bem gelada.

Gostou de conhecer um pouco mais da origem e da receita do bolinho de bacalhau? Que tal experimentar na sua casa e nos deixar um comentário sobre o que achou? Vamos ficar felizes em saber a sua opinião.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais