Anúncio

Café descafeinado: quem deve consumir e o motivo? Descubra já

Essa bebida é ótima para quem não quer perder o sabor do café, mas também não quer sofrer os efeitos da cafeína

Anúncio


Muitas pessoas optam por tomar café descafeinado para ter uma noite de sono mais tranquila ou para evitar problemas estomacais. Mas, será que todas as pessoas podem consumir a bebida? E mais: por que tomar um descafeinado? Não se preocupe! O Receitas Fáceis, do Folha Go, vai responder hoje (23/01) essas e outras perguntas pertinentes.

Continua depois da publicidade

Portanto, leia mais: Bolo Mesclado Para O Café: Aprenda A Receita De Liquidificador Que Fará Sucesso Nos Lanches

A cafeína contida no café é bastante conhecida por conta do seu efeito estimulante
A cafeína contida no café é bastante conhecida por conta do seu efeito estimulante – Foto: Canva Pro

Quem tem algum tipo de problema com a cafeína, mas não se priva do sabor incomparável do café, geralmente é quem procura essa alternativa. Entretanto, existem alguns detalhes que devem ser observados no consumo diário. Confira na matéria que segue.

O que é café descafeinado

Muitas pessoas imaginam que o descafeinado seja uma bebida que não contenha nenhuma quantidade de cafeína. No entanto, essas pessoas estão enganadas. Esse tipo de café é aquele que contém somente 3% da temida substância, se comparado com o café comum que é consumido.

Para fazer essa retirada de 97% da cafeína, as fábricas usam solventes orgânicos e água. Dessa forma, o grão é misturado com essas substâncias. Assim, quando a maior parte da cafeína é removida, os solventes também são.

O processo ocorre antes que os grãos sejam torrados, bem como moídos. Portanto, os consumidores não devem se preocupar, já que os valores nutricionais das sementes permanecem os mesmos.

Continua depois da publicidade

A diferença entre o café comum e o café descafeinado é a suavidade no sabor. Todavia, essa alteração no gosto depende bastante do método de descafeinização que se utiliza.

Continua depois da publicidade

Em suma, independente do descafeinado não ser totalmente livre da cafeína, a quantidade restante é insignificante. Isso torna a bebida mais saudável para determinados grupos de pessoas.

Quem pode tomar o descafeinado

Não há restrições de consumo, quanto a quem pode ou não tomar esse tipo de café. Geralmente, aqueles que optam por consumi-lo diariamente são àqueles que tem algum tipo de problema com a cafeína.

Assim, confira também: Bolacha Caseira De Maçã E Canela: Uma Ótima Opção Para O Café Ou Lanche; Veja

Para fazer essa retirada de 97% da cafeína, as fábricas usam solventes orgânicos e água
Para fazer essa retirada de 97% da cafeína, as fábricas usam solventes orgânicos e água – Foto: Canva Pro

Dessa forma, os grupos de pessoas a quem se recomenda fazer a troca dos cafés são:

  • Indivíduos com diabetes tipo 2;
  • Quem tem problemas na função hepática;
  • Cardíacos;
  • Indivíduos com tendência a AVC;
  • Quem possui doenças neurodegenerativas;
  • Quem possui problemas estomacais;
  • Os que querem evitar o câncer retal.

 Motivos para se consumir esse tipo de café

A cafeína contida no café é bastante conhecida, por conta do seu efeito estimulante. Contudo, o café descafeinado é responsável por:

  • Não causar ansiedade;
  • Não causar insônia;
  • Diminuir a incidência do refluxo ácido;
  • Não interagir com medicações que normalmente reagem à cafeína.

De igual modo que o café tradicional, um bom descafeinado se mostra ótimo para manter a saúde. Contudo, vale ressaltar que seu consumo deve ser moderado. Médicos sugerem que a quantidade máxima diária para se beneficiar dos nutrientes e efeitos é de duas xícaras.

E você? Já experimentou um café descafeinado? Sentiu alteração no sabor? Conte-nos nos comentários. Ah, se tiver gostado da matéria, não deixe de compartilhá-la em suas redes sociais para que outras pessoas possam ler.

Ademais, você pode gostar: Bolo De Milho De Latinha: Aprenda A Receita Fácil Que Rende 10 Deliciosos Pedaços

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais