Anúncio

Como branquear os alimentos: conheça essa técnica e confira benefícios

Praticidade, economia e saúde no dia a dia

Anúncio


Você sabe como branquear os alimentos? Caso nunca tenha ouvido falar sobre essa técnica super útil, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go te explica nessa quarta-feira (09/06) sobre do que se trata o procedimento e te ensina como fazê-lo.

Continua depois da publicidade

Mas já adiantando, o branqueamento dos alimentos é uma técnica igual refogar e selar os alimentos, porém bem menos conhecida. Além disso, ela é super importante para a conservação da sua comida e por isso, é bastante interessante; confira a seguir.

Como branquear os alimentos: conheça essa técnica incrível e saiba da importância
Como branquear os alimentos: conheça essa técnica incrível e saiba da importância – Imagem: Divulgação obabox

Veja agora: Bugigangas da China que ajudam na cozinha: conheça utensílios versáteis a um click de distância

Como branquear os alimentos e do que se trata essa técnica

Branquear os alimentos é um procedimento que visa aumentar a conservação e vida útil dos alimentos. Com a técnica é possível fazer com que os alimentos durem mais tempo antes de estragar e conservem melhor os seus nutrientes.

Embora seja uma técnica incrível e super interessante do ponto de vista econômico e nutricional, ela não é tão conhecida e utilizada; e quando é, as pessoas comumente tendem a errar as etapas.

Assim sendo, para fazer o branqueamento correto dos alimentos é necessário conhecer bem o procedimento, que costuma ser bem parecido para qualquer alimento que pode passar pela técnica. Nesse caso, falaremos sobre o processo com vegetais.

Continua depois da publicidade

Desse modo, o processo consiste em lavar bem os alimentos e cortá-los em pedaços pequenos. Depois, colocá-los em uma panela de água fervente e esperar até que a água ferva novamente com os vegetais dentro.

Continua depois da publicidade

Em seguida, deve-se esperar 2 minutos e retirar os alimentos colocando-os de imediato em um recipiente com água gelada e gelo e aguardar mais 2 minutos ou até que os alimentos estiverem completamente gelados.

Por fim, deve escorrer a água e separar os vegetais em pequenas porções para levar ao freezer. É importante que os alimentos sejam identificados com etiquetas contendo a data de congelamento, pois eles podem ficar congelados entre três e seis meses.

Tempo de fervura depende do alimento

Muitos alimentos podem passar pelo branqueamento, não só os vegetais. Dessa forma, carnes, peles, folhas, verduras e ossos para tirar sal ou limpar sangue e outras impurezas podem ser branqueados.

Portanto, o tempo de fervura varia de acordo com o tipo de alimento. Tome nota:

  • 1 minuto: vagem, milho, em espiga, espinafre, mandioquinha, nabo, pimentão;
  • 2 minutos: abobrinha, batata doce, berinjela, beterraba, abóbora, batata;
  • 3 minutos: aipo, cenoura, couve-flor, salsão, brócolis, batata baroa;
  • 4 minutos: couve-de-bruxelas e cenoura.

Dito isso, além de ser uma técnica bastante versátil, prática e necessária para manter a qualidade do alimento, o branqueamento é uma alternativa para eliminar bactérias e outros organismos prejudiciais à saúde.

Leia também: Dicas preciosas de como limpar seu fogão ou cooktop; confira e aproveite

Passo a passo do Macramê para iniciantes

Você fica encantada com artesanato feito em macramê mas acha difícil o passo a passo? Então, você precisa ver esse vídeo.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais