Como branquear os alimentos: conheça essa técnica e confira benefícios
Praticidade, economia e saúde no dia a dia
Você sabe como branquear os alimentos? Caso nunca tenha ouvido falar sobre essa técnica super útil, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go te explica nessa quarta-feira (09/06) sobre do que se trata o procedimento e te ensina como fazê-lo.
Mas já adiantando, o branqueamento dos alimentos é uma técnica igual refogar e selar os alimentos, porém bem menos conhecida. Além disso, ela é super importante para a conservação da sua comida e por isso, é bastante interessante; confira a seguir.
Veja agora: Bugigangas da China que ajudam na cozinha: conheça utensílios versáteis a um click de distância
Como branquear os alimentos e do que se trata essa técnica
Branquear os alimentos é um procedimento que visa aumentar a conservação e vida útil dos alimentos. Com a técnica é possível fazer com que os alimentos durem mais tempo antes de estragar e conservem melhor os seus nutrientes.
Embora seja uma técnica incrível e super interessante do ponto de vista econômico e nutricional, ela não é tão conhecida e utilizada; e quando é, as pessoas comumente tendem a errar as etapas.
Assim sendo, para fazer o branqueamento correto dos alimentos é necessário conhecer bem o procedimento, que costuma ser bem parecido para qualquer alimento que pode passar pela técnica. Nesse caso, falaremos sobre o processo com vegetais.
Desse modo, o processo consiste em lavar bem os alimentos e cortá-los em pedaços pequenos. Depois, colocá-los em uma panela de água fervente e esperar até que a água ferva novamente com os vegetais dentro.
Em seguida, deve-se esperar 2 minutos e retirar os alimentos colocando-os de imediato em um recipiente com água gelada e gelo e aguardar mais 2 minutos ou até que os alimentos estiverem completamente gelados.
Por fim, deve escorrer a água e separar os vegetais em pequenas porções para levar ao freezer. É importante que os alimentos sejam identificados com etiquetas contendo a data de congelamento, pois eles podem ficar congelados entre três e seis meses.
Tempo de fervura depende do alimento
Muitos alimentos podem passar pelo branqueamento, não só os vegetais. Dessa forma, carnes, peles, folhas, verduras e ossos para tirar sal ou limpar sangue e outras impurezas podem ser branqueados.
Portanto, o tempo de fervura varia de acordo com o tipo de alimento. Tome nota:
- 1 minuto: vagem, milho, em espiga, espinafre, mandioquinha, nabo, pimentão;
- 2 minutos: abobrinha, batata doce, berinjela, beterraba, abóbora, batata;
- 3 minutos: aipo, cenoura, couve-flor, salsão, brócolis, batata baroa;
- 4 minutos: couve-de-bruxelas e cenoura.
Dito isso, além de ser uma técnica bastante versátil, prática e necessária para manter a qualidade do alimento, o branqueamento é uma alternativa para eliminar bactérias e outros organismos prejudiciais à saúde.
Leia também: Dicas preciosas de como limpar seu fogão ou cooktop; confira e aproveite
Passo a passo do Macramê para iniciantes
Você fica encantada com artesanato feito em macramê mas acha difícil o passo a passo? Então, você precisa ver esse vídeo.
Comentários estão fechados.