Anúncio

Como calcular a quantidade de macarrão ao cozinhar? Confira dicas para não desperdiçar e saiba como fazer

Preparando o macarrão do jeito certo

Anúncio


Que brasileiro ama massa, isso todo mundo sabe, mas você sabe como calcular a quantidade de macarrão ao cozinhar? Pois bem, hoje, 07 de dezembro de 2021, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou super dicas que vão te ajudar a evitar o desperdício no dia a dia ao cozinhar.

Continua depois da publicidade

Além disso, saiba como cozinhar essa massa tão consumida e presente em nossa culinária e que garante pratos deliciosos e com um ótimo rendimento. Faça da maneira correta. Confira!

Como calcular a quantidade de macarrão ao cozinhar: dicas

Fazer uma massa saborosa e bem temperada é super interessante para variar o cardápio. No entanto, o que acontece na grande maioria das vezes é o desperdício e erro na dosagem de quanto macarrão cozinhar.

Isso porque geralmente calcula-se mal a quantidade ideal da massa, fazendo com que a receita sobre e fique pro dia seguinte ou pior, seja até jogada no lixo.

Desse modo, para evitar que esse erro se repita é mais do que interessante e necessário saber como calcular a quantidade certa de macarrão ao se cozinhar.

Assim sendo, confira dicas preciosas sobre como acertar na quantidade e não errar mais de agora em diante.

Continua depois da publicidade

Leia também: Saiba agora mesmo porque você deve deixar o feijão de molho e como fazê-lo

Continua depois da publicidade

Invista na balança de cozinha

Como calcular a quantidade de macarrão ao cozinhar? Confira dicas para não desperdiçar e saiba como fazer
Dicas de como calcular a quantidade de macarrão ao cozinhar. Confira essas dicas para não desperdiçar e saiba como fazer – Imagem: Canva Pro

Nada melhor para te ajudar a calcular a quantidade macarrão ao cozinhar do que uma balança de cozinha.

Esse item, super essencial para evitar o desperdício, como também para te ajudar a preparar as receitas corretamente custa super barato e pode ser facilmente encontrado em lojas de artigos para casa, a balança.

Tendo isso em vista, a balança vai te auxiliar no cálculo de quanto macarrão será necessário fazer, visto o número de pessoas. Dessa maneira, tenha em mente a seguinte regrinha:

  • Para preparo de massas secas, como como penne, parafuso e gravatinha, use  entre 75 e 115 gramas por pessoa;
  • Massas frescas, como nhoque, utilize entre 115 e 150 gramas por pessoa;
  • Já para massas com recheio, use uma quantidade de 175 a 200 gramas por pessoa;
  • Massas longas, como o espaguete, use 100 gramas por pessoa.

Esses números correspondem a uma boa quantidade de macarrão depois de pronto. Além disso, se houver acompanhamento e carne, a quantidade pode ser um pouco menor.

Truque do “olhômetro”

O truque do olhômetro vai quebrar o galho caso você não tenha balança de alimentos. Então, para massas curtas, preencha um prato fundo. Para massa ninho, coloque 3 bolinhas para cada pessoa.

Qual a maneira correta de cozinhar o macarrão

Outra questão super importante quando o assunto é como preparar macarrão sem erros.

Geralmente as pessoas preferem uma massa mais sólida e durinha (al dente), sem aquele aspecto de papa (que acontece quando se coloca mais água para o cozimento do que deveria).

Dessa maneira, lembre-se ou saiba que o macarrão deve ser cozido bem, mas na medida certa, para não se parecer mais com sopa do que com a massa.

Dito isso, você vai precisar de 1 litro de água para cada 100 gramas de macarrão; então, mais um cálculo simples deve ser feito antes de cozinhar o alimento.

Além da quantidade ideal, você precisa acrescentar sal na água para que a massa seja temperada, ok? Contudo, o sal só deverá ser adicionado quando a água começar a ferver, caso contrário, a fervura vai demorar muito para acontecer.

Mas com relação á quantidade ideal de sal? Use 1 colher de sopa de sal para cada 2,5 litros de água. Não adicione óleo na água, pois você terá dificuldade na incorporação do molho depois junto a massa.

Leia ainda: Como fazer um glacê para decorar bolachas de Natal: confira o melhor e mais prático passo a passo

Como CONGELAR FEIJÃO COZIDO? Confira o passo a passo agora mesmo

Descubra como conseguir congelar seu feijão e ainda ter o ingrediente fresquinho e  com muito sabor, tal como se fosse feito o cozimento no dia.

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais