Anúncio

Como cozinhar legumes mais rápido e economizar no gás

Veja dicas para conseguir cozinhar legumes mais rápido

Anúncio


Cozinhar legumes mais rápido é um questionamento de muitas pessoas, por isso o blog Receitas Fáceis, do site Folha Go, preparou essa matéria de hoje, 20 de janeiro de 2022. Veja abaixo boas e simples dicas que vão desvendar esse mistério, facilitando a sua vida na cozinha.

Continua depois da publicidade

Aprenda como cozinhar legumes mais rápido

Existem diversos tipos de legumes, alguns mais duros, outros mais moles. Quando se trata dos tipos mais rígidos, pode trazer complicações na hora do cozimento, por isso é comum a busca de saber como cozinhar legumes mais rápidos.

O feijão por exemplo, costuma levar horas para cozinhar em panela normal, já a abóbora fica pronta em menos de 20 minutos. Portanto, o segredo é entender com qual legume você está lidando, para depois escolher a técnica ideal de cozimento.

Logo depois, leia outro texto: Salada de berinjela com molho especial de iogurte: opção saborosa

Use água fervente

cozinhar legumes mais rápido
Existem várias alternativas para conseguir cozinhar legumes mais rápido. Foto: Getty Images / Canva Pro

Há alguns alimentos que amolecem apenas com o uso da água fervente. Portanto, antes de levar legumes desse tipo para a panela coloque água para ferver. Por exemplo: enquanto você descascas os legumes, a água está no fogo para ferver.

Sendo assim, use esse técnica para cozinhar: abóbora, batata, brócolis, abobrinha, chuchu e quiabo, por exemplo. Na dúvida analise a consistência do legume ainda cru, se ele não for muito duro, como uma beterraba, melhor optar por outra técnica.

Continua depois da publicidade

Cozinhe legumes na pressão

A pressão é uma ótima forma de cozinhar a maioria das coisas. No caso dos legumes é uma ótima ajuda para economizar tempo e gás, afinal ela adianta os processos. Sendo assim, prefira a panela de pressão para preparar legumes como beterraba, feijão carioca e feijão preto e aipim.

Para cozinhar na pressão, é bom também reservar uma água fervente. Coloque na panela o legume, água e o tempero, caso queira e coloque tampe a panela e espere chiar para começar a contar o tempo de cozimento.

Cozimento no vapor também funciona

Mais uma alternativa para conseguir cozinhar os alimentos, inclusive os legumes, é no vapor. Há um cesto que pode ser colocado em panelas comuns para que os legumes não fiquem diretamente na água.

Na panela, coloque até 2 centímetros de água. Por cima, coloque o cesto com os legumes. Em seguida, tampe a panela e leve ao fogo. Lembre-se que cada legume tem o seu tempo ideal de cozimento.

Batata, por exemplo, fica pronta de 30 a 45 minutos no valor. Já a abóbora fica um pouco menos de tempo, de 25 a 30 minutos. Confira, antes de levar ao fogo, o tempo de preparo no vapor de cada legume.

A seguir, confira também: Como cozinhar alimentos no vapor: confira dicas que funcionam e benefícios

Aprenda a higienizar frutas, verduras e legumes da forma correta!

Antes de cozinhar legumes, aprender a higienizar da forma correta é essencial, principalmente em questão de saúde. Por isso, assista ao vídeo abaixo que ensinará um passo a passo completo do jeito certo de higienizar legumes, verduras e frutas.

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais