Anúncio

Como cozinhar um ovo perfeitamente? Aprenda uma técnica simples

Cozinhar ovos requer atenção, especialmente quanto ao tempo de cozimento

Anúncio


Você quer aprender como cozinhar um ovo perfeitamente, sem ter nenhum problema com o ponto ou na hora de descascar? Pois hoje (19/01), o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai te ensinar uma técnica incrível.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Qual é o manuseio adequado dos ovos: aprenda o que fazer depois de…

Em alguns casos, quando se abre o ovo cozido, encontra-se uma gema mais escurecida
Em alguns casos, quando se abre o ovo cozido, encontra-se uma gema mais escurecida – Foto: Canva Pro

Fácil de fazer e com a garantia de sucesso. A técnica de cozimento não requer prática, mas sim, atenção quanto ao tempo. Na matéria abaixo você poderá ver todos os detalhes. Portanto, continue com a leitura e conheça finalmente a maneira mais simplificada de ter seus ovos bem cozidinhos.

A melhor forma para ter como cozinhar um ovo perfeitamente

Os passos para o cozimento perfeito são bem simples, mas requerem atenção. O tempo de cozimento é muito importante, portanto, fique de olho nos detalhes abaixo:

  1. Coloque o ovo bem no fundo da panela. Se for cozinhar mais do que um, não os deixe amontoados, pois eles precisam estar bem dispostos.
  2. A panela deve ser preenchida com água até 2,5 cm acima do ovo.
  3. A água deve ferver no fogo alto.
  4. Quando a água levantar fervura, panela deve ser tampada e retirada do fogo. De acordo com o ponto do ovo que você deseja, defina o tempo em que ele permanecerá “de molho”, de 4 até 12 minutos.
  5. Coloque água e gelo em um vasilhame.
  6. Assim que o tempo do cozimento se encerrar, retire o ovo da água quente e coloque-o devagar na água gelada por mais ou menos 10 minutos.
  7. Após esse tempo, bata levemente na casca do ovo, retirando-a com cuidado. Lave-o em água fria e sirva.

O tempo de cozimento dos ovos

Você pode até aprender como cozinhar um ovo perfeitamente, mas o tempo de cozimento é essencial para que qualquer técnica dê certo. Confira a seguir os minutos que deve deixar seus ovos submersos na água quente:

  • Para gema muito mole a mole – De 4 até 6 minutos;
  • Para gema cozida mais sólida – De 8 até 12 minutos.

Portanto, confira mais: Passo A Passo Para Um Torresminho Perfeito: Confira As Dicas…

Continua depois da publicidade
Depois de cozidos, os ovos devem ser colocados na água fria
Depois de cozidos, os ovos devem ser colocados na água fria – Foto: Canva Pro

Dicas extras

Em alguns casos, quando se abre o ovo cozido, encontra-se uma gema mais escurecida, quase esverdeada. Isso acontece porque o tempo de cozimento foi excedido, portanto, nesses casos, a recomendação é descartar o ovo.

De igual modo, quando um ovo se quebra enquanto ferve, pode ser que fique “inutilizado”. Mas, como assim? Não se deve comê-lo? Bom, quando os ovos racham enquanto fervem, é possível que escape um pouco de clara, assim como um pouco de gema também.

Tecnicamente, o ovo continua comestível, mas pode ser que perca um pouco do sabor porque a “água entrou”. Dessa forma, se preferir, descarte.

Agora, sabe quando você vai descascar um ovo, e junto, saem pedaços da clara? Isso é plenamente normal, não quer dizer que há problemas com o cozimento ou sabor.

A única coisa que vai acontecer é ter ovos deformados, o que não será interessante para determinadas receitas. Existem diversas razões para que isso ocorra, por exemplo, o ovo fresco é mais difícil de descascar, ao passo em que o mais velho é mais simples.

Uma das dicas para que a casca saia sem problemas, é acrescentar uma colherzinha de chá rasa de bicarbonato à água do cozimento. Se achar melhor, use uma colher rasa de vinagre.

É possível também rachar o ovo antes de coloca-lo na água gelada. Assim, você terá como cozinhar um ovo perfeitamente e, ainda por cima, descasca-lo sem nenhuma dificuldade. Gostou das dicas? Conhece outras? Se sim, deixe aqui nos comentários! Vai ser muito bom saber!

Ademais, você pode se interessar por: Salada De Folhas Verdes: Veja O Que Acontece Com O Seu Corpo…

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais