Anúncio

Como cuidar das tábuas de carne? Confira dicas valiosa para conservá-las

As tábuas de carne possuem uma grande utilidade na rotina do dia a dia da cozinha

Anúncio


Para que sua tábua de carne dure mais, o Receitas Fáceis do folha Go, hoje, 27 de novembro de 2021 traz dicas valiosa de como cuidar das tábuas de carne. Desse modo, você poderá garantir maior durabilidade desse utensílio tão utilizado no dia a dia da cozinha. Sendo assim, não deixe de conferir tudinho. Boa leitura!

Continua depois da publicidade

Como cuidar das tábuas de Carne: dicas importantes

Nossa intensão ao compramos um utensílio para a nossa casa é sempre que ele dure bastante. Contudo, para que isso aconteça devemos buscar ter cuidados e atenção, assim, garantir sua durabilidade e utilidade.

Isso vale para tudo, os móveis, os eletrodomésticos e até mesmo artigos menores, como os usados  na cozinha, como é o caso das tábuas de carne. Dessa forma, com o intuito de te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas importantes para preservar melhor suas tábuas de carne. Confira!

Como cuidar das tábuas de carne? Confira dicas valiosa para conservá-las
Como cuidar das tábuas de carne? Confira dicas valiosa para conservá-las – CANVA Pró

As tábuas de carne possuem uma grande utilidade na rotina do dia a dia da cozinha. Isso porque elas tornam muito mais prático o corte das carnes, além dos legumes e verduras e até mesmo frutas.

Assim, existe no mercado diversos tipos, marcas, modelos, contudo os mais comuns são de madeira. Contudo, as tábuas de cortar carne feitas com esse material, também estão mais sujeiras à contaminação e acúmulo de sujeiras.

Da mesma forma há também de polietileno ou as famosas tábuas de plástico que muito preferem usar. E ainda há as tábuas de vidro, que são mais fáceis de se higienizar, embora ainda pouco usada.

Continua depois da publicidade

Portanto, de um material ou outro, confira quais os cuidados, que se deve ter com as tábuas de carne e os faça na sua casa desde agora!

Continua depois da publicidade

Leia também: Segredo para deixar panos de prato branquinhos revelado! Confira o passo a passo agora mesmo

Como cuidar da tábua de carne de madeira

A madeira costuma reter mais umidade em suas frestas sulcos, tornando-a assim o meio perfeito para o desenvolvimento de bactérias e fungos.

No entanto, temos ótimas dicas para você manter o risco de contaminações longe das suas tábuas, bem como fazer com que a sua tábua dure por mais tempo.

Selagem na tábua de madeira

A primeira dica é que quando você adquirir uma nova tábua de madeira para cortar carne, primeiramente se preocupe em fazer a selagem, antes do primeiro uso.

Assim, você cria uma camada impermeabilizante na madeira, fazendo com que os líquidos não apodreçam a madeira.

Portanto, basta aplicar uma boa quantidade de óleo vegetal, que pode ser aquele utilizado na cozinha mesmo. Assim, espalhar por toda a superfície da tábua, e dos dois lados, nas laterais, bem como no pegador.

Depois, basta retirar o excesso com papel toalha, porém você pode perceber que a tábua fica um pouquinho mais escura, mas não se preocupe, isso é normal. Ademais, a selagem deve ser feita pelo menos uma vez por mês. Isso vai manter a impermeabilização da tábua.

Evite lavar com detergente

Não use detergentes ou outros tipos de sabões, isso pode retirar a proteção da madeira. Portanto, lave sem aplicação do detergente. E caso o cheio dos alimentos esteja forte, basta passar mais uma camada de óleo vegetal.

Como cuidar das tábuas de carne? Confira dicas valiosa para conservá-las
Como cuidar das tábuas de carne? Confira dicas valiosa para conservá-las – CANVA Pró

Outra dica é não usar água quente, pois em conjunto com o detergente, formam uma mistura poderosa contra as gorduras, prejudicando a madeira. Então, prefira lavar a tábua com água fria, sem esfregar ou aplicar sabão.

Uma outra dica é esfregar limão ou vinagre para desinfetar, ou seja, matar as bactérias, depois lave com água fria e seque bem com papel toalha. Evite secar com panos de prato, que talvez possam ter acumulado germes de secagem de outros utensílios.

Não exponha a tábua ao sol

Isso serve para todos os utensílios de madeira, pois o calor do sol pode fazer com que a peça rache. Dessa forma, sempre coloque as tábuas de carne para secar, mas em locais de sombra e que sejam  ventilados. Desse modo, se evita rachaduras, bem como o acúmulo de bactérias.

Como cuidar da tábua de corte de polietileno

Para este tipo de tábua, o óleo não ajuda em nada! Uma vez que elas não são absorventes. Sendo assim, o ideal mesmo é lavar bem com detergente, e após cada uso. E uma vez por semana deixá-la de molho por 15 minutos na água sanitária.

Para isso, basta colocar a tábua dentro do tanque e espalhar a água sanitária sobre a sua superfície de corte. Uma dica bem interessante é que este tipo pode ser colocado na máquina de lavar louças. Além de não se danificarem durante a lavagem e a alta temperatura da máquina elimina todos os microrganismos existentes.

Como cuidar da tábua de vidro

Essa é a tábua mais simples de se lavar e cuidar. Para tanto desinfete-a lavando com bastante água e sabão. Isso irá retirar todos os resíduos de alimentos. Seque bem com papel toalha, e guarde em local seguro.

Ademais, voce pode gostar: Confira dicas sobre como afiar lâminas do liquidificador e saiba sobre os cuidados necessários com o eletro

Aprenda agora como deixar PANELAS DE ALUMÍNIO brilhando como novas

Aprenda agora como deixar PANELAS DE ALUMÍNIO brilhando como novas!

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais