Anúncio

Como deixar os panos de prato branquinhos: dicas simples e valiosas

Deixar os panos de prato limpinhos e desencardidos é mais fácil do que parece

Anúncio


Um dos itens mais importantes da cozinha, o pano de prato é realmente insubstituível. No entanto, a sua utilização requer alguns cuidados, visto que ele entra em contato direto ou indireto e frequente com alimentos, por exemplo. Assim sendo, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje (04/06), algumas dicas super interessantes e fáceis, realmente valiosas de como deixar os panos de prato branquinhos.

Continua depois da publicidade

Como deixar os panos de pratos branquinhos: descubra agora

Você sabia que os panos de prato podem acumular bactérias prejudiciais à saúde? Pois bem, muito mais que estética, os cuidados higiênicos com esse tipo de tecido é de suma importância. Não deixe de conferir as dicas de limpeza e compartilhar com quem você achar importante.

Veja mais:   Descubra 4 dicas de como ter a máquina de lavar funcionando bem

Dicas sobre como deixar os panos de prato branquinhos

dicas para pano-de-prato-branco-(Imagem Meu Lar Minha Paz)
Dicas para pano-de-prato-branco-(Imagem Meu Lar Minha Paz)

Se tem algo que não pode manchar, encardir, e até ficar bastante usado é o pano de prato, não é mesmo:  Contudo, devido à sua utilização constante é fundamental mantê-los limpinhos, higiênicos, e claro, bem branquinhos.

Tendo isso em vista, deixar os panos de prato branquinhos evita contaminação de utensílios e alimentos. Mas também corrobora com um ambiente limpo, saudável e higienizado.

Por estar em contato direto com vários itens na cozinha, os panos de prato absorvem gordura, sujeiras, restos de comida, resíduos de sabão e outros. Assim sendo, o ideal é trocá-los uma vez por semana e ter cuidado com a lavagem.

Continua depois da publicidade

Confira as dicas de como deixar os panos de prato branquinhos, mesmo se eles estiverem bastante sujos.

Continua depois da publicidade

1- Clareando pano de prato com mistura de água sanitária

Mais comum, a água sanitária é um agente super eficiente, quando falamos em clarear tecidos. Desse modo, para clarear ou desencardir os panos de prato, aposte em uma mistura feita com água sanitária, água e sabão em pó.

Deixe os panos de molho por 6 horas, mas antes lave-os com sabão de coco. Depois do tempo transcorrido, esfregue bem e enxágue.

2- Usando detergente ou água oxigenada

Essa técnica é ideal para retirar manchas em geral dos panos de prato. Dessa forma, aplique detergente de lavar louças ou água oxigenada 10 volumes, e sobre o tecido ainda seco, sem molhar, para remover qualquer espécie de sujeira.

Em seguida, esfregue e, depois, deixe agir por 2 horas em água com sabão em pó bem dissolvido. Por fim, esfregue novamente e enxágue bem.

3-Tirando a gordura do pano de prato com bicarbonato de sódio

Perfeita para remover a gordura dos panos de prato, a mistura de água, sabão em pó, bicarbonato de sódio e sal de cozinha é mesmo infalível.

Sendo assim, ferva os panos de prato por 10 minutos nessa solução e depois é só enxaguar.

4- Conservando o branco dos panos de prato

Essa dica vale para os panos de prato que ainda estão branquinhos. Quando for lavar, pegue a peça, molhe e esfregue com sabão de coco. Sem enxaguar, coloque o pano em um saco plástico (pode ser sacola de mercado), e amasse bem, para sair todo o ar de dentro.

Em seguida, coloque no micro-ondas por 1 minuto e meio, e tenha cuidado na hora de tirar o saquinho, já que vai estar bem quente. Depois disso, apenas enxague o pano para retirar o sabão e estenda. Pode deixar quarando no sol também, por duas ou três horas.

Leia ainda:   Massa de pizza fácil e rápida: com apenas 7 ingredientes e fica perfeita

Dicas de decoração

A entrevistadora Janaína Barros conversa com Arquiteta Cristina Antonelli que dá valiosas dicas de decoração.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais