Anúncio

Como deixar panelas de alumínio como novas: confira truques e dicas agora mesmo

Os cuidados diários feitos adequadamente são super importantes para manter a panela funcional e bonita

Anúncio


As peças de alumínio são muito comuns em casa, certamente você possui algum objeto feito com o material, seja copos, talheres, recipientes, bacias ou outros. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje (24/07) uma série de dicas sobre como deixar panelas de alumínio como novas.

Continua depois da publicidade

Quem tem panela de alumínio em casa sabe bem que o material escurece rápido, principalmente exposto ao calor, além de manchar bastante e grudar o alimento. No entanto, com essas dicas e truques, você vai conseguir deixá-las como se tivessem acabado de chegar da loja, e melhor: sem tanta dificuldade.

Leia também: 5 coisas que você jamais deve fazer com uma panela de pressão; confira agora mesmo

Como deixar panelas de alumínio como novas

Como deixar panelas de alumínio como novas: confira truques e dicas agora mesmo
Como deixar panelas de alumínio como novas: confira truques e dicas agora mesmo – Imagem: Divulgação iStock

As panelas de alumínio são as mais comuns. Embora as pessoas tenham cada vez mais, buscado utilizar panelas de inox e os tipos antiaderentes. Mas as peças de alumínio ainda não foram aposentadas e são super queridas.

Desse modo, algumas dicas podem te ajudar, a deixar as panelas de alumínio como novas, uma vez que elas acumulam mais sujeira, gordura e são um pouquinho mais difícil de manter brilhando.

Para você

Suco bomba de gengibre, laranja e mel; receita…

Continua depois da publicidade

Qual melhor tipo de macarrão para servir com molho…

Continua depois da publicidade

Dicas eficientes

Dito isso, veja as dicas e truques para fazer em casa:

  • Não esfregue com palhas de aço – é bastante comum arear o alumínio com palhas de aço, ou com a parte mais áspera da esponja, mas esse é um método errôneo. O ideal, caso a panela esteja muito suja (o alimento pregou), é deixá-la de molho antes de lavar. Lave somente com buchas pouco abrasivas e sabão em pedra ou detergente. Caso você use a palha de aço sempre será necessário utilizá-la repetidamente;
  • Retire as manchas sem esfregar – esfregar o alumínio não é a melhor solução para deixar a panela limpa e brilhando, pois o atrito intenso danifica o material, e dificulta a manutenção dele. Para retirar as manchas do alumínio, basta usar um pouco de bicarbonato. Cubra a região manchada com bicarbonato umedecido, deixe agir por duas horas e depois lave normalmente;
  • Para remover gordura e alimento grudado – seja o arroz, a carne ou a receita que grudou no alumínio, não se desespere. Lave a panela normalmente para tirar o excesso de gordura, coloque água para cobrir o alimento que grudou, adicione duas colheres de sopa de vinagre e deixe ferver. Depois, espera a panela esfriar, retire a sujeira e lave com detergente;
  • Use utensílios de plástico, silicone ou madeira – o alumínio risca muito facilmente, então, na hora do preparo do alimento, use espátulas e conchas desses materiais para cozinhar em panelas de alumínio.

Leia ainda: Como lavar panela antiaderente sem estragar? Veja aqui dicas super importantes

Dicas importantes para se economizar gás no dia a dia

Descubra maneiras de fazer seu gás render bastante. Veja  dicas preciosas de como economizar no gás e no bolso, já que o preço do item anda nas alturas.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais