Anúncio

Como desentupir fogão: confira o passo a passo para fazer com segurança e ainda economizar

Resolução do problema é mais fácil do que você imagina

Anúncio


O fogão é um dos eletrodomésticos mais importantes de casa. No entanto, ele pode apresentar algumas falhas com relação ao seu funcionamento. Mas fique tranquila(o), algumas delas são facilmente resolvidas sem que seja necessário gastar dinheiro em consertos e até mesmo adquirir um aparelho novo. Desse modo, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa segunda-feira (04/10) um super tutorial de como desentupir fogão.

Continua depois da publicidade

Se você notou que alguma boca do fogão (queimador) não está acedendo ou deixando a chama do fogo amarelada, pode ser que ela esteja entupida.

Portanto, para consertar o seu fogão em casa, confira nossas dicas super práticas, simples e que vão te ajudar a economizar uma boa grana.

Dicas de como desentupir fogão

Caso nunca tenha acontecido antes, você deve estar pensando que o seu fogão não tem mais jeito. Porém, essa situação é super comum, visto a utilização do fogão.

Gordura, sujeira e restos de alimentos facilitam o entupimento dos buraquinhos dos queimadores por onde a chama deve sair. Por isso, quando entupidos, o fogo não sai como deveria, mas o gás, sim. Então, já viu, fogão entupido é sinônimo de desperdício de gás.

Assim sendo, confira agora mesmo como desentupir o fogão e veja como esse passo a passo é simples e eficiente.

Continua depois da publicidade

Leia também: Como tirar gordura do fogão: confira maneiras simplificadas agora mesmo

Continua depois da publicidade

Feche o gás

Como desentupir fogão: confira o passo a passo para fazer com segurança e ainda economizar
Como desentupir fogão: confira o passo a passo para fazer com segurança e ainda economizar – Imagem: Divulgação Canva Pro

O primeiro passo para desentupir o fogão com segurança é fechando o gás. Tranque o registro do botijão e certifique-se que não há saída de gás antes de prosseguir com a limpeza.

Retire os queimadores

Depois de se certificar que o gás está desligado, veja se as grades e os queimadores estão frios. Em seguida, retire-os do fogão e lave cada um separadamente com água corrente e detergente neutro.

Com relação aos queimadores (bocas do fogão) lave com uma esponja macia para não danificar o material.

Use uma agulha própria

Em mercados e lojas que vendem utensílios domésticos é possível encontrar a agulha específica para desentupir o fogão.

Ela é uma ferramenta pontiaguda própria para fazer esse tipo de limpeza e manutenção, pois deve ser introduzida nos furinhos dos queimadores por onde o gás sai. Todo o procedimento deve ser feito com delicadeza, ok?

Dessa forma, depois de lavar e secar os queimadores, utilize a agulha e retire todo o resíduo que possa ainda ter ficado nas pequenas frestas.

Faça o teste

Após utilizar a agulha, recoloque os queimadores, ligue o gás e acenda o fogo. Verifique se a chama está uniforme e com a coloração ideal: azulada.

Se sim, o desentupimento foi feito com sucesso, mas caso contrário, espere esfriar e retire novamente os queimadores. Deixe-os de molho em água, detergente neutro e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio por meia hora e repita todo o processo citado.

Faça a limpeza regular do seu fogão e mesmo sem apresentar os sinais de entupimento, use a agulha na limpeza mais intensa para evitar transtornos.

Leia ainda: Como conservar seu fogão por mais tempo: confira dicas de cuidados e manutenção

Aprenda agora como deixar PANELAS DE ALUMÍNIO brilhando como novas

O alumínio é o metal mais abundante da terra. Por essa razão, os utensílios feitos dele são mais comuns e com preços acessíveis.

Portanto, nada melhor do que saber como recuperar o brilho do alumínio. Afinal de contas, devido ao uso constante, suas panelas podem adquirir um aspecto envelhecido e escuro, o que ninguém quer que aconteça.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais