Anúncio

Como dessalgar carne seca: aprenda agora; e veja ainda uma receita incrível

Anúncio


A carne seca um ingrediente muito usado em receitas, especialmente no Nordeste do país. No entanto, ao preparar os pratos, muitas vezes temos dúvidas: como dessalgar carne seca? Essa que também é conhecida como carne de charque, jabá, carne de vento, serenada, ou até carne de sol, pode ser facilmente dessalgada, usando as técnicas corretas.

Continua depois da publicidade

Conhecida de modo diferente, conforme cada região do país, não importa como venha ser chamada, seu sabor é incrível e complementa várias receitas. Mas sempre deve ser dessalgada previamente. Pois bem, os problemas acabaram, pois hoje 09/01, o blog Receitas Fáceis do Folha Go veio ensinar duas dicas de como dessalgar a carne seca. E de praxe ainda apresentará uma receita muito saborosa de sanduíche com carne louca.

Pois bem, a receita que iremos lhe ensinar, logo depois do passo a passo de como dessalgar a carne, é de sanduiche de carne louca. Ela possui em médio um preparo relativamente rápido, em torno de 1 hora e 10  minutinhos você finaliza totalmente o prato. Além de ser extremamente delicioso, ela serve boa quantidade, cerca de 12 porções. Todos os ingredientes utilizados no preparo da receita são de fácil acesso.

Logo depois, leia mais: Jantar fácil: aprenda a fazer um delicioso macarrão ao alho e óleo com bacon

como dessalgar carne seca (Imagem Receiteria)

1- Como dessalgar a carne seca

No mundo da cozinha, pode sim acontecer de exagerar no sal, mas nem sempre a receita está perdida, existem alguns métodos que podem ser utilizados caso isso ocorra.

Como dessalgar a carne seca:

Continua depois da publicidade

Então, são duas formas que podem ser utilizadas neste caso.

Continua depois da publicidade
  • A primeira é a tradicional, onde você limpa e corta a carne.  Logo em seguida, em uma tigela deixe a carne de molho em água fria, cubra com filme plástico e mantenha na geladeira. Você deve trocar a água a cada 4 horas, pelo período de 12 horas. Após, descarte essa água, coloque a carne na panela de pressão, o dobro de água e cozinhe por aproximadamente 30 a 40 minutos. Por fim,  desfie com o auxílio de um garfo.
  • O segundo é o método urgente,  rápido, nele você limpa e corta a carne e em uma panela coloca a carne e a cobre com água. Cozinhe por 10 minutos. Troque a água e cozinhe por mais 10 minutos. Repita essa operação de 3 a 4 vezes, até que o sal esteja no ponto certo.  Feito isso, descarte essa água, coloque a carne na panela de pressão, o dobro de água e cozinhe por aproximadamente 30 a 40 minutos. Por fim, desfie com o auxílio de um garfo.

Leia ainda: Baião de dois especial: um prato nordestino bem saboroso; confira

Dica para corrigir o sal de outros pratos

como dessalgar a carne
De fato, saber como dessalgar a carne é muito importante. (Imagem: Pixabay)

Para dessalgar outras receitas, ou consertar o sal, é um pouco diferente. A exemplo de ensopados, que para tanto, basta diluir 1 colher (chá) de amido de milho em água. E essa é uma boa solução para deixar o sal na medida certa.

Também se pode optar por colocar um pedaço de batata dentro, pois ela absorve o sal da receita. Na falta da batata, um pão também serve. Assim basta pegar uma ou duas unidades, colocar no meio da receita e deixar com que cozinhe junto. Essas são algumas dicas. Vamos agora a uma receita deliciosa de lanche para deixar seu deia mais saboroso.

2- Receita de sanduiche de carne louca

sanduíche de carne louca (Cláudia)Então, agora que já sabemos como dessalgar a carne, vamos aprender essa receita incrível.

Ingredientes:

  • 1 kg de acém cortado;
  • 1 colher (sopa) de alho espremido;
  • 1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho fatiado bem fino;
  • 1 xícara (chá) de cebola picada;
  • 500 ml de água;
  • 1 cubo de caldo de carne;
  • 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada;
  • 2 folhas de louro;
  • 1 xícara (chá) de vinho tinto seco;
  • 1 colher (sopa) de molho inglês;
  • 1/2 xícara (chá) de pimentão verde fatiado bem fino;
  • 1 xícara (chá) de cebola fatiada bem fino;
  • 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas;
  • Salsa bem picadinha para salpicar;
  • 1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas;
  • 1/2 xícara (chá) de alcaparras.

Modo de preparo

Pois bem, para preparar a receita coloque a carne, o alho, a cebola, o louro, o caldo de carne, a pimenta, o vinho, a água e o molho inglês na panela de pressão. Tampe, leve ao fogo médio e cozinhe por 1 hora após começar a chiar. Depois libere a pressão para abrir a panela, adicione a cebola e os pimentões e leve ao fogo baixo, mexendo com uma colher de pau, até a carne ficar bem desfiada.

Por fim, acrescente as azeitonas e as alcaparras e misture bem. Fora do fogo, salpique salsa a gosto. Sirva como recheio de pães. Agora que você sabe como dessalgar a carne de sol, e ainda aprendeu  uma ótima receita de carne louca é só aproveitar e aplicar no seu dia a dia.

Então, leia ainda: Bolinho de arroz com frango para um lanche ou jantar rápido; pronto em 30 minutos

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais