Como diferenciar mel verdadeiro do falso: confira formas geniais e simples

Para aproveitar todos os benefícios do alimento, é fundamental que ele seja de qualidade

-- Continuar depois da publicidade --

Top Stories Casadinho de doce de leite: um doce divino para o lanche da tarde

- Advertisement -

Você comprou ou ganhou um pote de mel, mas está em dúvida quanto à procedência e qualidade do produto? Não se preocupe, pois o Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa quarta-feira (21/07) alguns truques e formas de como diferenciar mel verdadeiro do falso.

O mel é um alimento super benéfico para o nosso organismo, mas de nada adianta consumir um mel falsificado. Pelo contrário, ao invés de usufruir dos benefícios, o produto pode conter fórmulas nada interessantes para o corpo. Então, atente-se e saiba como diferenciar utilizando essas dicas incríveis e que funcionam.

Como diferenciar mel verdadeiro do falso: confira formas geniais e simples
Como diferenciar mel verdadeiro do falso: confira formas geniais e simples – Imagem: Divulgação freepik

- Advertisement -

Confira também: Descubra 6 benefícios do mel: e por que é importante consumir o alimento

Como diferenciar mel verdadeiro do falso

Super nutritivo, delicioso, docinho e versátil, o mel é um alimento bem complexo e disponível para nós muito facilmente.

Com ele é possível incrementar diversas receitas e até incluir na dieta. Seu uso também é medicinal, visto as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes presentes nessa delícia.

Assim sendo, para aproveitar todos os benefícios desse queridinho, é importante que ele seja puro e tenha qualidade; obviamente um mel falso não vai só privar de todas as vantagens para o organismo, como também pode representar um mal maior.

Então, saiba agora mesmo como diferenciar mel verdadeiro do falso

Aparência do mel

Quando refrigerado, o mel de verdade cristaliza. Então, se você colocou a garrafa ou pote na geladeira, com temperatura abaixo de 25ºC, e o mel não solidificou (endureceu), ele é falso.

Caso contrário, ele é verdadeiro e pode ser consumido. Para amolecer, basta retirar da geladeira ou colocá-lo em banho Maria.

Testando com água e vinagre

Um truque super bacana é colocar água em um copo, pegar uma colher de chá do mel e derramar no copo. Caso ele descer até o fundo, o mel é verdadeiro, pois é mais pesado e denso que a água.

No entanto, é possível que o mel seja falso e ainda descer na água. Então, para tirar a dúvida, pingue algumas gotas de vinagre numa colher de sopa com mel, se espumar, o mel é falso.

Consistência do mel

Coloque algumas gotinhas do mel em seu polegar, observe então se ele escorre ou permanece no seu dedo. Caso escorra e seja mais fluido, é bastante provável que o mel seja falso, pois o mel verdadeiro é bem consistente.

Utilize o calor

O teste do calor é bastante simples: derrame uma pequena quantidade de mel em um recipiente que pode ir ao fogo, pode até ser uma panela pequena. Depois, acenda o fogo e espere alguns minutos, caso o mel seja verdadeiro, ele vai caramelizar; mas caso seja falso, a água vai evaporar, será gerada fumaça e a panela vai queimar.

Confira ainda: Veja as frutas da época para economizar e confira dicas de como reduzir o orçamento familiar

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

- Advertisement -

Para obter mais conteúdos siga o Receitas Facéis no Google News.
Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais