Como escolher batatas: confira dicas essenciais e saiba também a forma correta de armazená-las

Fique por dentro de tudo sobre o assunto

Como escolher batatas: confira dicas essenciais e saiba também a forma correta de armazená-las - Imagem: Canva Pro
0

- Advertisement -

Batata é paixão nacional! O legume é matéria prima para diversas receitas saborosas e se destaca por ser um dos alimentos mais importantes na questão econômica do país. Estima-se que a produção de batata chega a 2,6 milhões de toneladas por ano. Incrível, não é mesmo? Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje, 24 de novembro de 2021, dicas super interessantes sobre como escolher batatas.

Portanto, se você não abre mão de ter o legume em casa, saiba quais são os pontos mais importantes na hora de escolher boas batatas. Além disso, fique por dentro de qual a forma ideal de armazenar esse alimento para que ele dure mais tempo e mantenha seu sabor e textura em perfeitas condições.

Dicas sobre como escolher batatas

- Advertisement -

Ir à feira para escolher legumes, verduras e frutas é uma rotina de quem tem uma alimentação saudável e gosta de variar o cardápio.

Desse modo, a hora da escolha dos alimentos é super importante, pois se estiverem estragados certamente as receitas não vão estar agradáveis.

Portanto, sem mais delongas, confira agora mesmo dicas preciosas sobre como escolher batatas.

Observe a casca

Na hora de comprar legumes, a casca do alimento é quem vai te “dizer” mais diretamente sobre a qualidade.

Assim sendo, uma boa batata tem a casca firme, lisa, brilhante e sem manchas. Mas você deve estar se perguntando ou questionando que toda batata tem manchas. Ok, tem sim, porém, batatas boas para o consumo não apresentam manchas verdes, sinais de mofo e brotos.

Então, na hora de escolher bem o legume observe essas características e se notar algum desse sinal na casca, melhor não arriscar e se arrepender depois.

Leia também: Como escolher azeite: confira dicas informativas para acertar na opção

Consistência

Como escolher batatas: confira dicas essenciais e saiba também a forma correta de armazená-las
Como escolher batatas: confira dicas essenciais e saiba também a forma correta de armazená-las – Imagem: Canva Pro

Outro indicativo de que as batatas não estão boas é quando você as toca e percebe que elas estão murchas e moles.

Esse sinal está muito ligado ao fato de que o vegetal pode estar apodrecendo ou já ter passado do ponto. Assim sendo, não é uma boa opção para levar para casa.

Pele áspera ou pele “macia”

A pele da batata ou a casca ainda, como queira chamar, pode ser mais macia ou áspera, dependendo de alguns fatores em sua produção.

A verdade é que você pode adquirir qualquer tipo, a única diferença é que batatas mais ásperas geralmente são mais rústicas e perfeitas para fritura. Além disso, elas são mais saudáveis, pois foram precisos menos insumos em sua produção.

Dessa forma, se você está adquirindo batatas para fazer receitas fritas, esse tipo é o melhor. No entanto, se deseja fazer receitas cozidas, bem como purês e semelhantes, as batatas mais “macias” são ideais.

Isso porque elas possuem um percentual de água maior e quando preparadas, vão adquirir uma textura mais agradável e “úmida”.

Como guardar as batatas

A grande maioria das pessoas imagina que guardar as batatas na geladeira fará com que o alimento dure mais tempo.

Contudo, elas devem ser armazenadas em um local seco, fresco e escuro para que o sabor e textura sejam conservados e apurados. Na geladeira as batatas durarão menos tempo porque o ambiente tem umidade e interferência de outras substâncias.

Leia ainda: Como escolher uma mandioca que cozinha fácil; confira as dicas agora mesmo

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Confira!

- Advertisement -

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais