Anúncio

Como escolher batatas no mercado? Fique por dentro das melhores dicas e leve para casa o melhor legume

Confira e escolha corretamente

Anúncio


A batata é um legume, classificado como tubérculo, e muito consumido no Brasil. Essa delícia é ingrediente principal para diversas receitas saborosas e típicas da nossa culinária. No entanto, você sabe como escolher batatas no mercado? Pois bem, hoje, 17 de dezembro de 2021, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou dicas especiais para te ajudar.

Continua depois da publicidade

Dicas sobre como escolher batatas no mercado

A hora de fazer as compras é um momento importante e que deve ser bem aproveitado. Por isso, deixe para ir ao mercado quando tiver um tempo maior disponível para escolher bem o que levar para casa. Nesse contexto, confira agora mesmo dicas super importantes sobre como escolher batatas no mercado, esse alimento tão incrível, versátil e rico em diversos nutrientes.

Leia também: Como organizar alimentos na geladeira corretamente? Veja aqui a forma correta

Preste atenção à casca

Na hora de comprar legumes, a casca do alimento é quem vai te “dizer” mais diretamente sobre a qualidade. Assim sendo, uma boa batata tem a casca firme, lisa, brilhante e sem manchas. Mas você deve estar se perguntando ou questionando que toda batata tem manchas.

Ok, tem sim, porém, batatas boas para o consumo não apresentam manchas verdes, sinais de mofo e brotos. Então, na hora de escolher bem o legume observe essas características e se notar algum desse sinal na casca, melhor não arriscar e se arrepender depois.

Como escolher batatas no mercado: Casca ou pele áspera ou “macia”

Como escolher batatas no mercado, veja dicas
Como escolher batatas no mercado? Fique por dentro das melhores dicas e leve para casa o melhor legume – Imagem: Canva Pro
Para você

Suco bomba de gengibre, laranja e mel; receita…

Continua depois da publicidade

Qual melhor tipo de macarrão para servir com molho…

Continua depois da publicidade

A pele da batata ou a casca ainda, como queira chamar, pode ser mais macia ou áspera, dependendo de alguns fatores em sua produção. A verdade é que você pode adquirir qualquer tipo, a única diferença é que batatas mais ásperas geralmente são mais rústicas e perfeitas para fritura. Além disso, elas são mais saudáveis, pois foram precisos menos insumos em sua produção.

Dessa forma, se você está adquirindo batatas para fazer receitas fritas, esse tipo é o melhor. No entanto, se deseja fazer receitas cozidas, bem como purês e semelhantes, as batatas mais “macias” são ideais. Isso porque elas possuem um percentual de água maior e quando preparadas, vão adquirir uma textura mais agradável e “úmida”.

Tato e consistência

Outro indicativo de que as batatas não estão boas é quando você as toca e percebe que elas estão murchas e moles. Esse sinal está muito ligado ao fato de que o vegetal pode estar apodrecendo ou já ter passado do ponto. Assim sendo, não é uma boa opção para levar para casa. Escolha batatas firmes que não amassem quando você aperta com um pouquinho mais de força, ok?

Leia ainda: Como fazer laranja desidratada para decorar receitas? Confira técnicas super práticas

TORTA DE BACALHAU DA DONA ROSE FICA UMA DELÍCIA

A dona de casa Rosângela (Rose) ensina a fazer uma torta de bacalhau deliciosa, que combina com várias ocasiões. Essa torta é inspirada na famosa torta capixaba, mas com um toque especial. Uma verdadeira receita de família. Assim sendo, veja só como preparar!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais