Como evitar acidentes com a panela de pressão: Perca o medo de uma vez por todas!

Quem nunca conferiu a panela de pressão que estava no fogo várias vezes? Saiba como garantir a segurança dela

Como evitar acidentes com a panela de pressão: Perca o medo de uma vez por todas! - Foto: Canva
0

- Advertisement -

A panela de pressão é um utensílio indispensável na cozinha, afinal é com ela que preparamos o nosso típico feijão de todos os dias! Pensando nisso, hoje, 22 de outubro, o blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou dicas de como manusear o utensílio de forma segura. Portanto, continue lendo e veja como evitar acidentes com essa panela e garantir sua segurança!

Saiba como evitar acidentes com a panela de pressão

O tempo de cozimento na panela de pressão é mais rápido do que o de panelas comuns. Para isso, basta adaptar esse tempo e fazer os mais variados pratos. Dê preferência, contudo, às receitas que contêm líquidos, pois isso ajuda no cozimento. Sob o mesmo ponto de vista, evite apenas cozinhar alimentos que formam muita espuma, isso pode obstruir a saída do vapor pela válvula.

- Advertisement -

Confira também: 5 dicas para fazer um marinado perfeito: confira agora mesmo

Antes de tudo, verifique sua panela

Verifique sempre o anel de borracha da panela, pois é ele quem alinha a tampa. Desta forma, verifique  se há rachaduras nele. Também, se contém alimentos secos na válvula de segurança, o que pode ocasionar em entupimento da saída do vapor interno.

Além disso, saiba que a troca dessa vedação deve acontecer anualmente. Por isso, caso o seu tenha passado desse prazo, é hora de revê-lo! Da mesma forma, mantenha sempre um anel de vedação em casa para trocar quando houver necessidade e garantir suas receitas sem problemas.

Evite acidentes: não faça frituras na panela de pressão

panela de pressão
Como evitar acidentes com a panela de pressão: Perca o medo de uma vez por todas! – Foto: Canva

Usar quantidade grande de óleo em sua panela pode ser perigoso, afinal pode levar ao derretimento da junta ou mesmo danificar outras peças como as de borracha ou silicone. Assim, se for usar para frituras, não tampe a panela, pois o óleo quente pode prejudicar as peças mais delicadas do recipiente.

Panela de pressão: Quantidade segura permitida

Outra dica para manter sua panela em segurança é não enchê-la. Sempre utilize apenas dois terços dela. Caso tenha muito conteúdo a probabilidade é da pressão aumentar. Assim, o líquido transborda e entope a válvula de proteção. Sendo assim, opte por uma panela maior, ou divida a receita em duas partes.

Não tenha medo de usar! Saiba como utilizá-la de modo seguro 

Após conferir os cuidados com a panela de pressão, saiba que você pode liberar a pressão de três formas:

  • Primeiramente, ao desligar o fogo e deixar a panela esfriar até que a pressão saia. Esse é o método tradicional e mais seguro;
  • Da mesma forma, pode usar a válvula para liberar o vapor após desligar o fogo. Assim, suba o pino para que o vapor saia e veja a liberação rápida;
  • Por fim, com água fria sobre a tampa da panela fechada. Nesse caso, sempre molhe aos poucos, nada de ligar a torneira no máximo com a panela embaixo.

Por fim, leia também: Truque para limpar panelas de alumínio facilmente: saiba como deixar seus utensílios novinhos em folha

Confira dicas para LIMPAR O INOX corretamente e tenha peças novas por mais tempo

Confira dicas para LIMPAR O INOX corretamente e tenha peças novas por mais tempo Neste vídeo você vai aprender dicas valiosas de como limpar inox corretamente, desde panelas até eletrodomésticos. Seus produtos vão ficar como novos por mais tempo!

- Advertisement -

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais