Anúncio

Como evitar que o sal empelote no saleiro? Confira dicas eficientes para retirar a umidade

Truques simples e que realmente funcionam

Anúncio


O sal é um dos temperos mais importantes e indispensáveis no preparo das receitas e refeições. É ele quem dá sabor aos pratos e deixa tudo mais gostoso. No entanto, em dias mais frios, você pode notar que formam bolinhas dentro do pote onde fica armazenado. Dessa forma, fica mais difícil manusear, e até mesmo dosar a quantidade adequada para uso, e acabar salgando demais ou a menos. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go, dá dicas hoje (07/10), de como evitar que o sal empelote no saleiro.

Continua depois da publicidade

A razão para que esse incômodo aconteça é que o sal retém a umidade no recipiente. Dessa forma, saiba como deixar o sal da sua cozinha sempre sequinho, e pronto para o uso na medida, para que você não passe por nenhum perrengue.

Dicas sobre como evitar que o sal empelote no saleiro

Para que o sal fique sempre soltinho é necessário retirar a umidade. Em dias mais frios, o seu tempero pode ficar grudado no saleiro e até formar pequenas bolinhas, o que vai dificultar na hora de preparar os alimentos.

A boa notícia é que esse probleminha chato pode ser resolvido com alguns truques super fáceis e práticos. Quer saber como? Então confira dicas sobre como evitar que o sal empelote no saleiro.

Leita também: Como higienizar verduras e fazer durar mais tempo? Confira dicas para manter a saúde e não desperdiçar

Arroz

Como evitar que o sal empelote no saleiro? Confira dicas eficientes para retirar a umidade
Como evitar que o sal empelote no saleiro? Confira dicas eficientes para retirar a umidade – Imagem: Canva

Nossa primeira dica é utilizar arroz para deixar o seu sal bem sequinho e sempre utilizável. Você deve, desse modo, colocar um pouco de arroz dentro do saleiro e pronto!

Continua depois da publicidade

Essa técnica tem bastante sucesso por conta do amido presente no arroz e que absorve toda a umidade, então, é batata! Sempre que notar que o sal começou a empelotar, adicione um pouquinho de arroz no saleiro e veja a mágica acontecer.

Continua depois da publicidade

Micro-ondas

Outra forma bastante simples e eficiente para retirar a umidade do sal é usar o forno de micro-ondas. Essa técnica consiste apenas em colocar o sal empelotado em um recipiente, que possa ir ao aparelho.

Em seguida, basta ligar o micro-ondas em temperatura máxima por 20 segundos. Depois retirar o recipiente e balançar bem o tempero. Finalize levando o sal ao saleiro.

Frigideira

Para utilizar essa técnica você vai precisar apenas de uma frigideira antiaderente. Notou que o sal começou a empelotar? Coloque na frigideira e ligue o fogo baixo.

Por alguns minutos, vá mexendo e tenha cuidado para não queimar (sal e frigideira). Utilize uma colher de pau ou de silicone e não use uma frigideira feita de teflon, pois o processo vai danificá-la.

Depois, é só levar o sal novamente para o recipiente.

Dicas bônus

Para obter ainda mais sucesso, tenha em mente as dicas bônus:

  • Prefira saleiros de vidro que tenham tampa hermética;
  • Não deixe o sal perto da pia ou em locais úmidos e sem ventilação;
  • Confira sempre se o saleiro está seco.

Leia ainda: Como desentupir fogão: confira o passo a passo para fazer com segurança e ainda economizar

Confira dicas para LIMPAR O INOX corretamente e tenha peças novas por mais tempo

Neste vídeo você vai aprender dicas valiosas de como limpar inox corretamente, desde panelas até eletrodomésticos. Seus produtos vão ficar como novos por mais tempo!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais