Anúncio

Como fazer manteiga ghee: veja a receita e saiba porque ela é a queridinha das dietas

Receita pode ser feita com a manteiga comum que você tem em casa

Anúncio


Certamente você já ouviu falar na manteiga ghee, principalmente se você adora pesquisar sobre alimentos mais saudáveis e é fã daquele pãozinho com manteiga e café no fim da tarde, ou no café da manhã. Pensando nisso, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje (02/07) esse artigo que vai te ensinar a como fazer manteiga ghee e que trará informações e dicas super interessantes sobre ela.

Continua depois da publicidade

Também chamada de manteiga clarificada, ela é uma ótima opção para quem busca por alternativas menos nocivas à saúde, em comparação com as manteigas comuns. Assim sendo, você pode prepará-la em casa; uma receita caseira, veja como.

Receita caseira: Como fazer manteiga ghee: veja a receita e saiba porque ela é a queridinha das dietas
Receita caseira: Como fazer manteiga ghee: veja a receita e saiba porque ela é a queridinha das dietas – Imagem: Divulgação nutrindoideias

Confira também: Quais as melhores frutas para o café da manhã: descubra agora mesmo

Como fazer manteiga ghee

Para fazer a manteiga ghee, separe os utensílios:

  • 1 panela pequena;
  • Filtro e suporte de filtro de papel (tipo Melitta), ou pano de queijo ou coador de malha bem fina;
  • Um recipiente que suporte calor, para filtrar a manteiga ghee ainda quente (por exemplo, uma jarra de vidro grossa);
  • Frascos (vidro, cerâmica ou plástico de boa qualidade) para armazenar a manteiga ghee.

Depois, utilize o seguinte ingrediente:

  • 500 gramas de manteiga sem sal (renderá 375 gramas de ghee).

Modo de Preparo da manteiga ghee

Agora, siga o passo a passo:

Continua depois da publicidade
  • Derreta a manteiga na panela em fogo baixo. Uma vez que toda a manteiga tenha derretido, ela começará a ferver suavemente. A água evaporando formará bolhas grandes;
  • Remova parte da espuma que começa a se formar na superfície do líquido da panela – isso não é necessário, mas ajudará a acompanhar o cozimento da manteiga.
Dica: Saiba que essa espuma tem um ótimo sabor e não precisa ser jogada fora. Pode ser usada para temperar sopas e vegetais ou mesmo ser usada para temperar a pipoca;
  • A manteiga ghee estará pronta quando mudar de cor de amarelo claro para dourado ou amarelo escuro. Ela estará bem transparente e os resíduos sólidos vão se aglomerar no fundo da panela. Fique sempre de olho para que a manteiga não comece a queimar.
  • Filtre a manteiga com um pano de queijo/gaze ou um filtro de café em um recipiente à prova de calor. Caso o filtro fique entupido, transfira o resto da manteiga para um segundo filtro. Se necessário, aqueça-a por poucos segundos no micro-ondas para que fique líquida novamente.
  • Uma vez que toda a manteiga tenha sido coada, deixe esfriar um pouco e depois coloque em um recipiente para armazenamento a longo prazo;

Dicas sobre essa receita indiana

Pode ser armazenada fora da geladeira, mas é recomendado conservá-la sob refrigeração, pois assim ela poderá ser usada por muitos meses sem o risco de deterioração.

Ora, essa manteiga ghee é comumente relacionada à culinária indiana. Para esse povo, a receita é tida como “ouro líquido”.  E isso, por ter menos sódio, ter ácidos graxos, vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e antioxidantes.

Então, essa manteiga ghee é super utilizada por pessoas que treinam e apostam em uma dieta balanceada. No entanto, ela é calórica e se consumida de forma exagerada. Portanto, se você quer experimentar a manteiga ghee, com gosto intenso e perfeita para altas temperaturas, prepare a receita e a consuma com moderação.

Confira ainda: 5 dicas para uma omelete perfeita: saiba como preparar receita ideal

Receita de maionese de abacate

Pois bem, descubra no vídeo como preparar uma maionese caseira usando um abacate, assim de um modo natural e nutritivo poderá usar a maionese em vários pratos.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais