Anúncio

Como fazer um arroz perfeito em 5 passos: confira as etapas para ter uma receita divina

Veja como acertar no preparo do arroz

Anúncio


O arroz está presente em nossa mesa praticamente todos os dias. O alimento é uma ótima fonte de carboidrato, garante energia e faz a dupla perfeita com o feijão. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje (10/11) um super tutorial sobre como fazer um arroz perfeito em 5 passos!

Continua depois da publicidade

Assim sendo, confira e acompanhe as etapas desse preparo e arrase na receita. Se você adora um arroz mais soltinho, o passo a passo vai superar suas expectativas. Então, veja como fazer e se surpreenda com o resultado.

Como fazer um arroz perfeito em 5 passos

Super querido entre os brasileiros, o arroz é o tipo de alimento diário e indispensável. Desse modo, saiba como fazer um arroz perfeito em 5 passos para nunca mais errar e nem transformar o alimento em papa!

Leia também: Quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto? Saiba agora mesmo e confira as principais diferenças

1. Escolha o tipo

Como fazer um arroz perfeito em 5 passos: confira as etapas para ter uma receita divina
Como fazer um arroz perfeito em 5 passos: confira as etapas para ter uma receita divina – Imagem: Canva Pro

Na hora de fazer o arroz e desejar uma receita soltinha, o tipo de grão vai fazer toda a diferença. Isso porque a quantidade de amido e outras questão estão envolvidas nesse processo.

Dessa forma, o tipo agulhinha se apresenta como sendo a melhor opção para consumo diário. De forma semelhante, o tipo parboilizado também fica soltinho e tem um ótimo rendimento, embora precise de mais água para ficar no ponto.

Continua depois da publicidade

2. Pule a lavagem

Muitas pessoas, se não a maioria, acham que é obrigatório lavar o arroz antes do preparo. Mas na verdade é que lavando o arroz você retira nutrientes super importantes para o organismo.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, não é necessário lavar o grão. Porém, você pode se perguntar o que é então aquela água leitosa e branca que sai na lavagem. Ela não é sujeira, nem resíduos e nem compostos químicos, mas faz parte do polimento, o que não prejudica a saúde.

3. Refogue o arroz

Então, na hora de preparar o arroz, após escolher o tipo e pulando a lavagem, você deve refogar ou selar o arroz.

Para isso, basta cortar cebola e alho em pequenos pedacinhos e até ralar cenoura, acrescentar alguma gordura e refogar.

Em seguida, acrescente o arroz e mexa bem até selar os grãos. Para finalizar e cozinhar, acrescente água quente e o sal.

4. Regule o fogo

Ajustar a chama do fogo é super importante na hora de preparar o arroz. Assim sendo, quando acrescentar a água e ajustar o sal, deixe a chama em fogo alto.

Durante todo o processo de cozimento permaneça em fogo alto e quando a água estiver abaixo do nível do arroz, coloque a chama baixa.

Por fim, deixe o arroz ficar pronto apenas no vapor; ou seja, desligue o fogo quando o grão estiver molinho e permaneça com a panela tampada!

5. Cuidado com a quantidade de água

Dependendo da quantidade de água, o seu arroz vai ficar mais soltinho ou empapado. Por isso, preste bastante atenção para não colocar água de mais ou de menos.

Contudo, é melhor pecar pela falta, pois você pode acrescentar água aos poucos durante o cozimento. Evite mexer o arroz quando ele estiver fervendo junto com a água.

Leia ainda: 5 dicas para reaproveitar sobras de arroz: Incremente o cardápio sem desperdiçar comida

RECEITA DE ARROZ INTEGRAL: aprenda a fazer EM SUA CASA de maneira deliciosa (passo a passo)

Confira!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais