Anúncio

Como higienizar repolho corretamente? Aprenda o passo a passo corretamente

Os alimentos podem ser contaminados com sujeiras, bem como microrganismo causadores de muitas doenças

Anúncio


Nesta sexta-feira, 26 de novembro de 2021 vamos te ensinar como higienizar repolho de maneira correta aqui no Receitas Fáceis. Portanto, não deixe de conferir cada dica para garantir que sua hortaliça esteja livres de sujidades e microrganismo. Boa leitura!

Continua depois da publicidade

Como higienizar repolho corretamente

Uma das maiores preocupações ao compramos hortaliças, é com certeza com sua higienização correta. Isso porque os alimentos podem ser contaminados com sujeiras, bem como microrganismo causadores de muitas doenças, e algumas delas bastante graves.

Ainda mais no momento que vivemos da Pandemia no novo Coronavírus, onde muito se fala e incentiva hábitos de higiene na nossa rotina para evita a propagação da doença. Assim, o habito de higienizar as frutas, verduras e hortaliças ajuda na praticidade do dia a dia e ainda te ajuda na hora de organizar seu cardápio diário.

Portanto, mantenha todos os alimentos que serão usados no preparo já limpos e higienizados dentro da geladeira, assim você não perde tempo. No caso do repolho, essa preocupação pode ser ainda maior, visto que o formato das folhas dessa hortaliça favorece o acumulo de sujeira, insetos entre outros na base e entre suas nervuras.

Assim, qual a melhor forma de limpar o repolho que compramos na feira? Saiba que apenas água não resolve, pois a maioria dos microrganismos não saem na água. Veja a seguir algumas dicas especiais para facilitar esse processo e garantir a segurança alimentar da sua família, bem como te ajudar nessa tarefa.

Leia também: 3 técnicas infalíveis para desfiar frango: aprenda agora mesmo as dicas

Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • Uma faca;
  • Água filtrada;
  • Hipoclorito de sódio (água sanitária);
  • Uma bacia grande;
  • Papel toalha.

Como higienizar repolho

Como higienizar repolho corretamente: confira dicas importantes
Como higienizar repolho corretamente: confira dicas importantes – CANVA Pró

Comece higienizando todos os itens que vem do mercado ou da feira, aqueles que são vendidos em caixas, como os morangos, também necessitam de limpeza. Faça isso antes de guardá-los na geladeira. Para isso, você pode usar uma solução de álcool a 70% e borrifa-lo com o auxílio de um borrifador ou ainda usá-lo na versão de gel ou lenço.

Continua depois da publicidade

Descarte as partes ruins ou estragadas

O repolho é uma hortaliça que possui várias folhas, distribuídas em camadas e dessa forma, as folhas mais externam em geral ficam expostas a sujidades e estragam facilmente. Portanto, a importância de eliminá-las completamente. Para isso faça um corte cerca de três centímetros da base e retire todas as folhas que estão com coloração verde escuro ou com manchas.

Separe em partes o repolho

Para facilitar a limpeza e remoção de microrganismo que ficam agregados na folha, desmanche o que sobrou das folhas, agora limpas. Cada folha deve ser retirada do centro e reservadas dentro de uma bacia. Assim, separe uma a uma.

Preparando uma solução de hipoclorito de sódio

Em um recipiente grande, dilua 4 gotas de hipoclorito em um 1 litro de água filtrada. Desse modo, despeje essa solução em cima das folhas de repolho, deixando de molho por aproximadamente 10 minutos. Uma dica valiosa: essa solução pode ser utilizada também na limpeza de alface, brócolis, tomates, pimentões entre outras hortaliças.

Enxague correto

Depois do tempo indicado e da devida ação do cloro em eliminar os microrganismos e bactérias, pegue pedaço por vez do repolho e lave bem em água corrente. Assim, não precisa esfregar as folhas, basta segurar embaixo da torneira e pronto. Dessa forma, depois de lavadas, deixe-as escorrendo para retirar o excesso de água.

Como higienizar repolho corretamente? Aprenda o passo a passo corretamente
Como higienizar repolho corretamente? Aprenda o passo a passo corretamente. Foto: Canva Pro

Armazenando corretamente o repolho

Depois de secas, guarde as folhas de repolho, distribuídas em um pote com tampa. Contudo, antes de tampar o pote, coloque um papel toalha por cima das folhas. Uma dica importante: sempre que usar parte do repolho, troque o papel toalha. Assim, você aumenta o tempo de uso da sua hortaliça. Outra dica é não deixar o repolho picado em fatias muito pequenas para preservar os nutrientes.

Ademais, confira também: Como higienizar alface corretamente; aprenda essas dicas e use no dia a dia

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Descubra a forma correta e sem mistério no seu dia a dia, de como fazer a higiene dos alimentos, sejam as frutas, verduras ou legumes, e assim ter mais cuidados com à saúde

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais