Anúncio

Como higienizar repolho para consumo seguro: confira as melhores dicas e faça do jeito certo

Veja como limpar o alimento para evitar contaminações

Anúncio


Incluir vegetais, frutas e legumes na alimentação é super importante. No entanto, saber a forma correta de fazer a limpeza antes do consumo também é fundamental. Desse modo, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nesse dia 19 de novembro de 2021, dicas incríveis sobre como higienizar repolho para consumo seguro.

Continua depois da publicidade

Saber como higienizar os alimentos é importante porque eles podem estar contaminados e com certeza estarão sujos. Quando você adquiri um legume na feira, por exemplo, não é possível saber exatamente o grau de contaminação do alimento. Assim, quando levá-lo para casa é preciso higienizar bem antes de consumir, prezando sempre pela segurança alimentar.

Dicas sobre como higienizar repolho para consumo seguro

Todos os alimentos “naturais” precisam ser higienizados antes do consumo. Isso porque eles possuem um alto grau de contaminação, contem sujeiras, insetos e micro-organismos que podem ser prejudiciais para a saúde.

Desse modo, alguns frutos, como o tomate, são mais fáceis de higienizar. Mas o repolho não é tão prático de limpar, por conta da disposição das suas folhas.

Por elas serem enrugadinhas, a limpeza deve ser feita de forma mais criteriosa e cuidadosa para não acabar rasgando a folha.

Assim sendo, confira agora mesmo dicas super interessantes e úteis sobre como higienizar repolho para consumo seguro; aproveite as dicas e faça da forma correta!

Continua depois da publicidade

Leia também: Mistura para higienizar frutas e verduras: você ainda não conhece a forma correta! Confira agora mesmo

Continua depois da publicidade

Cuidado inicial

Como higienizar repolho para consumo seguro: confira as melhores dicas e faça do jeito certo
Como higienizar repolho para consumo seguro: confira as melhores dicas e faça do jeito certo – Imagem: Canva Pro

Após chegar da feira, você pode guardar o repolho já higienizado ou em um recipiente com tampa ou ainda em um saco bem vedado.

Muita gente acaba deixando para higienizar os vegetais e legumes somente na hora do consumo e essa ação é super válida, pois faz com que o alimento dure mais tempo, visto que não correrá o risco de estragar devido à umidade.

No entanto, se você prefere guardá-lo já limpo também pode fazer, pois será mais prático quando for preparar. Porém, deve tomar bastante cuidado com a umidade e armazenar o alimento da forma adequada.

Portanto, de qualquer forma (higienizando ou não antes de guardar na geladeira), retire as partes estragadas e algumas folhas que possam estar furadas e com uma coloração mais escura.

Deixe de molho em uma misturinha

Depois que você retirar as possíveis folhas estragadas, prepare uma misturinha de hipoclorito de sódio e água.

Dessa forma, coloque 2 colheres de sopa do hipoclorito em 1 litro de água filtrada. Em seguida, desfolhe o repolho e coloque todas as folhas na misturinha. Deixe-as de molho por 10 a 15 minutos e depois enxágue bem com água corrente.

A etapa do enxágue é super importante, pois é onde serão eliminadas as bactérias, sujeiras e o alvejante do alimento; então, faça com calma.

Como armazenar

O repolho deve ser armazenado com suas folhas inteiras. Mas antes de levar para a geladeira, faça o molho citado e seque bem o alimento.

Deixe a água escorrer ou utilize papel toalha. Num recipiente limpo e com tampa, coloque as folhas e cubra com papel toalha. Cada vez que for consumir o alimento, troque o papel.

Além disso, é importante não deixar o repolho e contato com outros alimentos e também deve-se posicionar o recipiente na gaveta inferior do eletro.

Leia ainda: Como higienizar verduras e fazer durar mais tempo? Confira dicas para manter a saúde e não desperdiçar

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Confira no vídeo todo passo a passo!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais