Anúncio

Como organizar alimentos na geladeira corretamente? Veja aqui a forma correta

Confira como manter sua comida por mais tempo

Anúncio


Você sabia que as prateleiras da geladeira não são posicionadas à toa? Hoje, 13 de dezembro de 2021, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou um passo a passo sobre como organizar alimentos na geladeira corretamente. Assim sendo, entenda porque a comida deve ser colocada de forma estratégica no eletro dependendo do seu tipo; veja, portanto, como fazer e fique por dentro!

Continua depois da publicidade

Saiba como organizar alimentos na geladeira corretamente

Você certamente já deve ter colocado algum alimento na geladeira e mesmo assim, com poucos dias, ele estragou, não é mesmo? Obviamente alguns fatores podem estar envolvidos, mas um deles é com relação à temperatura do eletro.

Isso significa que a geladeira não possui a mesma temperatura (baixa) em todo seu interior. O congelador, a gaveta superior e as duas primeiras prateleiras são os locais onde a temperatura é mais baixa. Por essa razão, alguns alimentos precisam ficar nessa área, enquanto outros, como os vegetais, deve ficar mais abaixo, devido à temperatura não ser tão fria.

Dito isso, saber como posicionar os alimentos na geladeira da forma ideal vai te garantir alguns benefícios, tais como:

  • Maior conservação dos alimentos e consequente durabilidade;
  • Economia de energia;
  • Uso correto do aparelho (a geladeira não precisará gastar mais energia para resfriar alimentos que não estão no local certo, por exemplo).

Portanto, veja agora mesmo o passo a passo sobre como organizar alimentos na geladeira corretamente e comece a fazer do jeito certo hoje ainda. Assim, garanta a higiene desse aparelho tão importante, bem como sua segurança alimentar!

Leia também: Como eliminar cheiro ruim da geladeira definitivamente? Saiba agora mesmo utilizando dicas práticas

Continua depois da publicidade

Congelador

O congelador é a parte da geladeira que recebe a maior refrigeração. Dessa forma, a parte é destinada ao armazenamento de carnes, sorvetes e comidas que serão consumidas a longo prazo. Uma boa dica é deixar mais à vista ou na frente os alimentos que serão consumidos primeiro. O uso de etiquetas para identificar qual o tipo de carne, por exemplo, é uma boa aposta.

Continua depois da publicidade

Prateleiras

Como organizar alimentos na geladeira corretamente? Veja aqui a forma correta
Como organizar alimentos na geladeira corretamente? Veja aqui a forma correta – Imagem: Canva Pro

As prateleiras são partes super importantes da geladeira e versáteis. Por essa razão, você pode organizá-la como achar mais prático para sua rotina. Contudo, a forma ideal para melhor refrigeração dos alimentos é a seguinte:

  • Primeira prateleira – coloque os alimentos que precisam de uma maior refrigeração, como leite, queijos e iogurte;
  • Segunda prateleira – ideal para armazenar sobras de comida e receitas prontas para o consumo como bolos, sopas e tortas. Também é ideal para os ovos;
  • Prateleiras intermediárias (ou a última) – frutas, alimentos para serem descongelados, alguns vegetais.

Gaveta

Na gaveta da geladeira deve-se armazenar os legumes e verduras que podem ir à geladeira. Algumas frutas também podem ficar dispostas. Contudo, desde que sejam frutas com embalagem, como morangos ou aquelas em pacotes.

Porta

Há uma polêmica sobre o que pode ou não colocar na porta da geladeira. O primeiro alimento que não pode ficar nesse local é o ovo. Mesmo que haja a parte de colocar ovos na porta da sua geladeira, eles não devem permanecer nesse local, pois estão mais sujeitos à quebra e até contaminação.

Na porta, então, deve-se colocar produtos industrializados de consumo rápido, como bebidas (cerveja, refrigerante, suco). Ainda pode-se colocar água, temperos, molhos e alimentos em conserva. Bem como é possível colocar manteiga e frios na porta e na primeira prateleira.

Leia ainda: Veja quais são os 5 ingredientes versáteis que não podem faltar na geladeira

Confira dicas para LIMPAR O INOX corretamente e tenha peças novas por mais tempo

Neste vídeo você vai aprender dicas valiosas de como limpar inox corretamente, desde panelas até eletrodomésticos. Portanto, seus produtos vão ficar como novos por mais tempo!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais