Anúncio

Como reaproveitar a borra do café? Confira 5 formas interessantes para economizar

Veja formas incríveis de utilizar a borra do café para nunca mais jogar no lixo

Anúncio


Se até hoje você jogou a borra de café no lixo depois de preparar uma deliciosa xícara dessa bebida incrível, saiba que você está deixando de aproveitar tudo que ela pode oferecer! Aliás, tudo que você pode fazer com ela! Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go separou hoje (29/10) 5 formas interessantes de como reaproveitar a borra do café.

Continua depois da publicidade

5 formas de como reaproveitar a borra do café

Delicioso, o café garante aquela energia para o começo do dia, tornou-se um item presente na maioria das cozinhas brasileiras. No entanto, engana-se quem pensa que o café só é utilizado como bebida, a borra, normalmente jogada no lio e desperdiçada, é um composto super interessante para a rotina doméstica. Assim sendo, confira 5 formas de como reaproveitar a borra do café e faça você também!

Leia também: Qual a maneira correta para reaproveitar o óleo de cozinha? Confira dicas importantes

1. Para tirar o mau cheiro da geladeira

Não tem jeito, mesmo com a limpeza frequente da geladeira, o eletrodoméstico pode adquirir um odor bem indesejado e forte. Isso se deve por conta dos alimentos e da umidade. A boa notícia é que você pode utilizar a borra do café para neutralizar esse cheiro característico. Para isso, basta colocar a borra em saquinhos, para formar pequenos sachês e espalhar pela parte interna do aparelho.

Ou ainda, você pode colocar a borra em um recipiente pequeno, como um copo, e deixá-lo na geladeira. A cada três dias é interessante trocar a borra, ok?! Com isso, recupere o bom cheiro do eletrodoméstico e o mantenha sempre limpo e sem maus odores.

2. Como reaproveitar borra de café para deixar suas plantas bonitas e bem adubadas

Como reaproveitar a borra do café
Como reaproveitar a borra do café? Confira 5 formas interessantes para economizar – Imagem: Canva Pro

Já foi comprovado que a borra do café é rica em diversos componentes mais que interessantes para as plantas, como nitrogênio e carbono. Além disso, ela tem muita matéria orgânica que quando depositada nas plantas, adubam e fortalecem as raízes.

Continua depois da publicidade

Todavia, é necessário misturar com outro fertilizante, pois a borra de café é bem forte e pode queimar as verdinhas. Mas não é só isso, a borra de café ajuda também a afastar pragas. Basta colocar, então, o composto ao redor dos vasos ou borrifar junto com água.

3. Para deixar as panelas brilhando

Panelas de alumínio podem ser limpas facilmente com borra de café. Você só precisa misturar com detergente e esfregar com a ajuda de uma palha de aço (mas somente em panelas de alumínio). Com isso, recupere o brilho dos seus recipientes!

4. Eliminar pulgas nos pets

A borra de café pode amenizar o problema com as pulgas. Dessa maneira, na hora do banho do animal, esfregue o composto nos pelos e depois enxágue. Porém, faça isso de maneira delicada para não machucá-lo. Após o banho, então, seque-o bem e lembre-se de manter o antipulgas em dia!

5. Cuidar da pele e do cabelo

Para a pele, você pode utilizar a borra do café para fazer esfoliações e máscaras de tratamento contra acne, oleosidade e outros. Já para o cabelo, por outro lado, você pode fazer hidratações para acelerar o crescimento e deixar os fios mais bonitos e selados.

Leia ainda: Não jogue fora! Saiba agora mesmo como reaproveitar caixa de ovos de formas incríveis

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras

Neste vídeo você vai aprender que o café, além de uma bebida deliciosa, gera a borra que pode ser usada de muitas maneiras, mas as pessoas acabam jogando fora. Veja agora mesmo tudo que é possível fazer!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais