Anúncio

Como reaproveitar cascas de vegetais? Conheça dicas super interessantes de usar o resíduo

Confira como utilizar as cascas e aproveite a versatilidade

Anúncio


Vegetais e legumes são alimentos ricos em diversas propriedades benéficas para a saúde. Além disso, estão presentes no nosso cardápio com frequência (ou pelo menos deveria). Assim sendo, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje, 03 de dezembro, dicas incríveis sobre como reaproveitar cascas de vegetais.

Continua depois da publicidade

Dicas sobre como reaproveitar cascas de vegetais

Reaproveitar o que iria para o lixo não é interessante apenas na questão de reciclar e economizar, mas também no que diz respeito à saúde e melhor aproveitamento de sabor, nutrientes e benefícios. Com relação às cascas de vegetais, esses critérios super se encaixam. Assim, veja dicas sobre como reaproveitar cascas de vegetais.

Leia também: Não jogue mais fora a borra do café! Veja dicas de como usar e reutilize de formas úteis

Para incrementar suas receitas

Se você acha estranho ou até não higiênico usar as cascas de vegetais em receitas, saiba que está deixando de aproveitar diversos benefícios. Isso porque essa parte do alimento costuma ter muitos nutrientes que, às vezes, tem uma maior concentração do que na própria polpa ou no alimento em si que será consumido.

Dessa forma, é mais que vantajoso usar as cascas para incrementar as suas receitas, principalmente preparos como sopa, ensopados, carne cozida, bolos, compotas, sucos detox e muito mais. Também é possível preparar petiscos saborosos e crocantes com as cascas, perfeitos para o lanche ou para beliscar com suco, cerveja, salada, molho, etc.

Como higienizar as cascas corretamente

Como reaproveitar cascas de vegetais? Conheça dicas super interessantes de usar o resíduo
Como reaproveitar cascas de vegetais? Conheça dicas super interessantes de usar o resíduo – Imagem: Canva Pro

Agora que você sabe o potencial das cascas no preparo de várias receitas, é hora de saber como higienizá-las. Dessa maneira, para utilizar as cascas sem perigo de contaminação, siga o passo a passo para fazer a limpeza:

Continua depois da publicidade
  • Mergulhe as cascas em 1 litro de água misturado com 1 colher de sopa de água sanitária;
  • Em seguida, deixe e molho por 20 minutos antes de preparar;
  • Depois do tempo, escorra a água e lave bem as cascas em água corrente;
  • Por fim, deixe em um escorredor antes de utilizá-las (utilize todas de uma vez só, pois se deixar para o dia seguinte pode estragar).

Para adubar suas plantas

As cascas dos legumes são ótimos fertilizantes e adubo caseiro para suas plantas (horta, jardim e canteiros). Você pode usá-las para fazer a compostagem (com outros restos de alimentos, como casca de ovo e borra de café) ou então triturar as cascas e misturar ao substrato. Por conter diversos nutrientes, as cascas ajudam no desenvolvimento e floração das plantas.

Para manter os insetos longe

As cascas também podem ser usadas como repelentes naturais. Misturadas a álcool ou óleo essencial, afastam os insetos e ainda deixam a casa perfumada. Por isso, use-as para manter os insetos longe de casa e mantenha seu lar sempre em segurança e cheiroso!

Leia ainda: Não jogue fora! Saiba agora mesmo como reaproveitar caixa de ovos de formas incríveis

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

Neste vídeo você vai aprender que o café, além de uma bebida deliciosa, gera a borra que pode ser usada de muitas maneiras, mas as pessoas acabam jogando fora. Veja agora mesmo tudo que é possível fazer!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais