Anúncio

Confira agora mesmo as 10 coisas que você jamais deve fazer na hora de cozinhar

Detalhes podem fazer total diferença na hora do preparo das refeições

Anúncio


Cozinhar é uma arte, mas também tem a ver com técnicas, truques, atenção e uma série de fatores relacionados. Desse modo, se você adora usar panelas, forno e fogão, confira as dicas das 10 coisas que você jamais deve fazer na hora de cozinhar. Nós do Blog Receitas Fáceis do Folha Go te contamos tudo sobre hoje, sábado (28/08).

Continua depois da publicidade

Mas você deve estar se perguntando o que é tão importante levar em conta na hora de preparar alguma refeição, visto que basta seguir o modo de preparo. Porém, alguns pontos quando são negligenciados tornam a vida na cozinha um tanto quanto complicada e adoramos descomplicações, não é mesmo?

Portanto, veja na sequência dicas que vão te ajudar a ter mais atenção com o que não fazer. Aproveite e informe-se!

10 coisas que você jamais deve fazer na hora de cozinhar: acompanhe

Até mesmo os chefes mais renomados erram, quem dirá nós, meros mortais e amantes da cozinha. No entanto, os erros podem estar, muitas vezes, relacionados a certos costumes e desinformação.

Tendo isso em vista, confira as 10 coisas que você jamais deve fazer na hora de cozinhar que prejudicam o seu trabalho e faz com que você perca mais tempo.

Confira também: Dúvidas sobre como cozinhar ovo corretamente? Confira agora mesmo a forma ideal

Continua depois da publicidade

1. Veja  10 coisas que você jamais deve fazer na hora de cozinhar, tal como: Negligenciar a higiene

Confira agora mesmo dicas das 10 coisas que você jamais deve fazer na hora de cozinhar
Confira agora mesmo dicas das 10 coisas que você jamais deve fazer na hora de cozinhar – Imagem: Divulgação livup.com

Ainda na infância, aprendemos que devemos lavar as mãos antes e comer. Ao preparar qualquer refeição, o mesmo deve ser feito.

Continua depois da publicidade

Não é porque o alimento será cozido ou frito que devemos prepará-lo com as mãos sujas, ok? Pode parecer uma besteira, mas muita gente negligencia esse passo super importante.

2. Deixar de prender o cabelo

Alô mulheres com cabelão! Na hora de cozinhar é imprescindível o uso de tocas ou lenços para não cair cabelo na comida.

A dica também é válida para os homens, pois achar um fio de cabelo curto no meio da comida também é desagradável.

3. Não trocar de panela ou talher

Na hora de preparar receitas doces, utilize uma panela e talheres. Não prepare, no momento seguinte, receitas salgadas com o mesmo material, pois o sabor será transferido.

Caso não possua outra panela adequada, prepare a receita, depois lave-a bem, enxugue e só depois utilize para o outro preparo.

4. Lambe lambe de colher/concha

É comum e necessário experimentar a receita durante o preparo, mas o erro comum e pouco higiênico é provar numa colher, e depois voltar com a mesma para dentro da panela.

5. Apoiar o talher na pia

Prefira colocar a colher ou concha em um pratinho ou vasilhame, ou mesmo escolha um apoiador de talheres. Não deixe em qualquer lugar como pia que é cheira de bactérias, bem como possui resto de sabão e pode prejudicar o prato.

6. Não utilizar os utensílios adequados

Se você vai cozinhar em panela antiaderente, utilize utensílios de silicone. Evite usar facas e garfos, pois podem arranhar a panela.

7. Mau uso da colher de pau

A colher de pau é muito útil, mas pode ser prejudicial à saúde, caso não esteja bem higienizada. Para não correr riscos, utilize utensílios de plástico, silicone, bambu e por aí vai.

8. Ligar o fogo antes de cortar o alimento

Quem nunca ligou o fogo achando que conseguiria cortar o alho e a cebola em tempo para refogar, não é? Corte tudo antes e só depois ligue o forno, assim você economiza gás e não queima a panela.

9. Usar a mesma faca para cortar carne e verduras

O ideal é utilizar facas diferentes ou lavá-la de um corte para outro, pois isso evita que as bactérias da carne contaminem os legumes e verduras.

10. Fogo no forno? Não abra a porta

Ao entrar em contato com o oxigênio, o fogo tende a aumentar. por isso se percebeu que o forno tem fogo, saia de perto e observe se ele acaba sozinha. Caso contrário, acione os bombeiros.

Confira agora: Como cozinhar arroz integral na panela normal

Dicas no uso da panela de pressão

Aprenda como usar a panela de pressão com cuidados e bastante segurança no seu dia a dia. Evite erros e danos!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais