Anúncio

Congelar e descongelar carnes: aprenda quais os cuidados necessários; confira

Anúncio


O processo de congelar e descongelar carnes, às vezes se torna um problema para algumas pessoas. Isso, por ser a carne um alimento extremamente perecível. Assim é importante tomar alguns cuidados, para garantir a segurança e sua conservação adequada. Portanto, aqui no Blog Receitas Fáceis, você vai aprender hoje 06/01, o processo completo e seguro para congelar e descongelar carnes, e ainda algumas dicas essenciais.

Continua depois da publicidade

Existem muitas dúvidas sobre qual o processo mais adequado de conservação das carnes. Muitos questionamentos sobre como congelar novamente, isso após  já ter sido descongelada. E antes de falarmos com mais detalhes, já saiba que essa prática não é recomendada. Pois a carne tem uma perda de líquidos, e até de sabor.

Leia aqui: Suco natural: como se pode conservar mais tempo para consumo; confira 4 dicas importantes

Além disso, esse processo de descongelar e congelar novamente implica em multiplicação dos microrganismos contidos na carne, que são prejudiciais para à saúde. Portanto, não é recomendado por órgãos de controle e de saúde.

Então veja o conteúdo que preparamos para que você não erre mais ao descongelar suas carnes em casa! Confira a seguir.

descongelar carnes (Imagem Uol)

Como descongelar carnes corretamente: saiba  algumas dicas

Para evitar riscos para a sua saúde ao descongelar a carne de maneira inadequada, prefira fazer seguindo dicas de segurança. Então, atenção ao processo para obter uma carne suculenta e principalmente que não faça mal para à saúde.

Continua depois da publicidade

Para congelar

  1. Para congelar as carnes, coloque-as em temperatura de -18°C, e respeitando a validade indicada pelo fabricante.
  2. Não congele peças inteiras de carnes, sempre congele em porções, com embalagens individuais. Isso facilitará o descongelamento das quantidades necessárias.

Contudo, se a carne estiver crua, não deixa-a exposta na geladeira, armazena-a na geladeira à 4°C, em potes herméticos ou embalagens adequadas.

Continua depois da publicidade

Adicionalmente, se o congelador não alcançar a temperatura de -18°C, ou ter a porta aberta com muita frequência ao longo do dia, considere a validade de, no máximo 30 dias para consumo.

Ademais, a carne moída possui um tempo de validade diferente do que a carne em pedaços, ela dura em média 03 meses no congelador, enquanto as carnes cortadas, duram até 05 meses, com a temperatura adequada. Fique atento!

Para descongelar

  1. Para descongelar, não deixe a carne em temperatura ambiente por algumas horas ou uma noite inteira, deixe-a na geladeira de um dia para o outro.
  2. Caso necessite descongelar uma carne rapidamente, utilize o micro-ondas, na função descongelar.
  3. Ou deixe submersa em água fria, trocando-a de meia em meia hora, (um processo mais trabalhoso que o da geladeira);
  4. Ou levar diretamente no forno ou panela no fogo, mas infelizmente esse processo embora seja seguro, de fato tira a suculência da carne.

Qual a importância de ter cuidados ao descongelar carnes

De acordo com as orientações da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a temperatura ideal para descongelar carnes deve ser abaixo de 5ºC.  Contudo, é muito comum ver o descongelamento ao sol ou em temperatura ambiente por várias horas.

Contudo, o descongelamento das carnes feito dessa forma traz riscos para a saúde, pois além da carne está perdendo líquidos, também perde suas vitaminas e o seu sabor. Consequentemente, está suscetível a acelerar a proliferação de microrganismos responsáveis por infecções variadas no organismo.

descongelar carnes
Descongelar carnes | Reprodução: Rawpixel

Quais são as doenças que podemos adquirir com descongelamento errado

Os microrganismos presentes na carne ao congelar e descongelar, ou com o processo de descongelamento incorreto proliferam muito mais rápido. Tal atitude pode causar doenças que são conhecidas como DTA – Doenças de Transmissão Alimentar, onde a mais comum é a Toxinfecção Alimentar.

Ao realizar a ingestão de um alimento contaminado, os principais sintomas são:

  • Desconforto abdominal;
  • Náuseas;
  • Vômitos;

E os sintomas podem evoluir para problemas mais sérios, interagindo com problemas preexistentes, como condições autoimunes, entre outros.

Portanto, esteja bem atento aos cuidados ao congelar e descongelar suas carnes, preservando sua saúde e de sua família, além de garantir uma carne saborosa e de qualidade nutritiva.

Veja também: Aprenda 04 cuidados essenciais no manuseio do micro-ondas com segurança

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais