Anúncio

Usar cebola no dia a dia: conheça 9 motivos importantes para saúde de se usar esse ingrediente

Anúncio


Usar cebola no dia a dia é uma dos ingredientes dentre os mais comuns na gastronomia, e isso em diferentes países pelo mundo. De fato, muitos pratos, e em diversas culturas, se utilizam da cebola e de maneiras distintas. Aliás, também há uma enorme variedade de cebolas, com muitas cores, picâncias e doçuras diferentes. Pensando nos benefícios que o consumo da cebola proporciona à saúde, o Receita Fáceis do Folha Go, veio hoje 01/01 para falar desse tema.

Continua depois da publicidade

De fato, a cebola imprime um sabor único para os pratos. E é considerada não apenas como um tempero, mas também um ingrediente principal e até infalível em incontáveis receitas.

No entanto, a cebola divide opiniões. Há aqueles que amam de paixão, e há aqueles que simplesmente odeiam e não comem de jeito nenhum. Contudo, o que é inegável é a quantidade gigantesca de benefícios que ela pode proporcionar para à saúde e bem-estar. Confira!

Leia ainda: Salada de bacalhau especial para natal: receita perfeita para ocasião; confira

Os benefícios e motivos de usar cebola no dia a dia

usar cebola no dia a dia receitas
Conheça 9 motivos importantes para a saúde de se usar cebola no dia a dia de suas receitas. Fonte da imagem: Freepik

Usar cebola no dia a dia pode ser estratégico. Além da questão do sabor, a cebola proporciona uma série de benefícios. Isso porque ela é repleta de nutrientes, como por exemplo possui antioxidante. Ademais, ela possui igualmente, um conjunto de vitaminas e sais minerais, como o fósforo, cálcio, magnésio, proteínas e ferro.

Uma cebola branca crua, de tamanho médio (aproximadamente 100 g) contém cerca de 40 calorias e mais ou menos 2 g de fibras.

Continua depois da publicidade

Leia ainda: Os benefícios do mel para a saúde: e descubra como comprar corretamente o produto

Continua depois da publicidade

Confira adiante 9 motivos para usar a cebola nas suas receitas diárias.

1.Faz bem para o coração

Comer cebola com uma frequência constante pode melhorar de forma significativa a saúde do sistema cardiovascular. Isso acontece pelo fato da cebola ter uma substância chamada quercetina, um antioxidante que serve para prevenir os processos inflamatórios e diminui a formação de coágulos. Além disso, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL).

2. Auxilia no controle do açúcar no sangue

A cebola é dotada de uma concentração elevada de frutooligassacarídeos, ou seja, uma substância que auxilia a eliminar a quantidade excessiva de açúcar no sangue e previne a resistência à insulina.

3. Usar cebola no dia a dia atua na prevenção de fraturas

Usar cebola no dia a dia ajuda a proteger os ossos, agindo contra a perda óssea, que pode culminar na osteoporose e acabar deixando os ossos mais frágeis e, consequentemente, mais passíveis de fraturas.

4. Aumenta o poder do sistema imunológico

Por possuir uma série de antioxidantes, como a vitamina C, por exemplo, a cebola é capaz de aumentar o poder do sistema imunológico. Ela auxilia no combate à inflamação e diminui o muco dos pulmões, das vias nasais e do sistema respiratório.

5. Proporciona sensação de saciedade

A cebola contém fibras, que proporcionam uma maior sensação de saciedade e aprimoram o funcionamento do trato intestinal.  Ela também acelera o metabolismo corporal e ajuda na queima de gordura.

6. Traz melhorias para a saúde do intestino

Esse bulbo contém substâncias prebióticas, que ampliam significativamente o contingente de bactérias boas para o intestino, resultando na melhora da flora intestinal, aumentando também a absorção de nutrientes.

7. Usar cebola no dia a dia ajuda no processo de emagrecimento

O processo de emagrecimento pode ser aprimorado ao se usar cebola no dia a dia. Isso porque, além de propiciar uma sensação de saciedade (por conta das fibras), ela melhora o funcionamento intestinal, elimina toxinas, previne a prisão de ventre e a retenção de líquidos. Ademais, por causa da já citada quercetina, ela acelera o metabolismo e incentiva a queima de gordura.

Leia ainda: Receita de como fazer tomates secos caseiros: aprenda uma técnica simples e rápida

8. Age contra a hipertensão

Pelo fato de conter potássio, que elimina o excesso de líquidos do corpo, reduz a quantidade de sódio e, por esse motivo, atua contra a pressão alta.

9. Pode ser útil na prevenção de câncer

Pois bem, de acordo com uma pesquisa elaborada pelo Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri (na cidade de Milão, na Itália), a ingestão de cebolas pode reduzir as chances de se desenvolver câncer.

Portanto, acrescentar a cebola nas receitas do dia a dia são uma ótima opção para se ter uma vida mais saudável.

E leia também: Bolo mesclado para o café: aprenda a receita de liquidificador que fará sucesso nos lanches

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais