Anúncio

Conheça as diversas facas e suas utilidades: saiba os tipos e confira a versatilidade

Item que não pode faltar na cozinha

Anúncio


As facas são itens fundamentais em qualquer cozinha. Seu uso é versátil e seus tipos são destinados para o corte de vários alimentos. Assim sendo, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa sexta-feira (25/06) esse artigo para te apresentar diversas facas e suas utilidades.

Continua depois da publicidade

Se você quer dominar a cozinha e encará-la com profissionalismo, conhecer as facas vai facilitar bastante a sua vida, pois dependendo do alimento, a faca correta vai te fazer economizar tempo e te auxiliar no preparo de receitas incríveis.

Diversas facas e suas utilidades: conheça os tipos e confira os usos versáteis
Diversas facas e suas utilidades: conheça os tipos e confira os usos versáteis – Imagem: Divulgação imperialcutelaria

Confira também: Veja agora mesmo dicas para o liquidificador durar mais tempo

Diversas facas e suas utilidades

Antes de mais nada, há inúmeros tipos de facas à disposição de quem deseja incrementar a cozinha e também facilitar a rotina, ou, ainda, quem deseja se tornar profissional.

Tendo isso em vista, a maioria das pessoas acha que faca é tudo igual e pode ser usada para cortar qualquer coisa, mas você vai ver aqui que isso não passa de uma ideia do senso comum. Além disso, vai saber os tipos e diferenças entre as diversas facas e suas utilidades.

Faca do chef

Faca do chef
Faca do chef. Foto: Canva Pro

Como o próprio nome sugere, a faca do chef é aquela super especial e versátil, se for para escolher apenas uma faca, essa é a ideal.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, ela é perfeita para fatiar, cortar, picar e filetar. Serve para carnes, frutas, legumes e, por ter a ponta um pouquinho curvada, desliza pela tábua enquanto você corta o alimento. Ademais, é super adequada para o churrasco, para cortar e fatiar carnes cruas ou já assadas.

Continua depois da publicidade

Faca para legumes e frutas

Faca para legumes
Faca para legumes. Foto: Canva Pro

Chega de cortar os legumes com a mesma faca que corta as carnes e cortar as frutas com aquela faca de mesa, pois há um tipo especialmente para esses alimentos.

Ela é, portanto, ideal para cortar e descascar alimentos delicados. Além de ser perfeita para retirar sementes, limpar peixes pequenos e alguns frutos do mar, como camarão. Ela é pequena e também bastante útil na cozinha em trabalhos que exijam mais precisão e você queira preservar o alimento.

Faca cutelo

Faca Cutelo
Faca Cutelo. Foto: Canva Pro

A faca cutelo é aquela grande que muitas pessoas acham que ela serve somente para cortar ossos. Na verdade, além dessa utilização, a faca cutelo do tipo chinês é muito mais versátil e serve para diversos tipos de corte, principalmente quando requerem precisão (fatiar legumes e frutas e picar ervas)

Mas de fato, o cutelo europeu é mais pesado e acaba funcionando como um pequeno machado. É resistente e ideal para quebrar e separar ossos de aves, bovinos e ovinos.

Faca Mezzaluna

Faca Mezzaluna
Faca Mezzaluna. Foto: Canva Pro

A faca mezzaluna é utilizada para o corte de ervas, pizzas, chocolate e tortas. Tem esse nome por se parecer com uma meia-lua. Há modelos que possuem duas lâminas, geralmente uma maior que a outra, fixadas por um cabo ou dois, um em cada extremidade.

Faca de cortar pão

Faca para pão
Faca para pão. Foto: Canva Pro

Assim, para finalizar, a faca de cortar pão (serrilhada) é outro tipo que não pode faltar na cozinha. Ela serve, portanto, para cortar pães e torradas, mas também frutas grandes (como abacaxi e jaca).

Confira ainda: Dicas de como limpar o forno comum ou elétrico de modo prático; veja e aposte nelas

Confira essa receita deliciosa de Bolo de Milho na Palha

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais