Anúncio

Cuidados com a lixeira da cozinha: veja um guia rápido com tudo que você precisa saber

Confira informações úteis e importantes

Anúncio


Quando o assunto é cozinha, todo cuidado com a higienização é pouco, pois o ambiente é super propício à contaminação. Desse modo, você sabe quais são os cuidados com a lixeira da cozinha? Pois bem, não basta apenas lavar com água e sabão, é preciso cuidar bem desse utensílio que torna a rotina doméstica muito mais prática. Confira, portanto, esse guia rápido que o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje, 07 de fevereiro de 2022, para você que adora simplificar o dia a dia e se informar.

Continua depois da publicidade

Cuidados com a lixeira da cozinha

Toda cozinha brasileira, por via de regra, tem uma lixeirinha posicionada em cima da pia, dentro do balcão ou no chão. Dependendo de onde ela esteja, pode ser maior ou menor, ter um modelo diferente, bem como um material mais ou menos resistente.

De todo modo, a lixeira é parte essencial da rotina, pois ela facilita as tarefas e otimiza o tempo, pois não é preciso se deslocar para colocar o lixo no local ideal.

No entanto, você sabe quais são os cuidados necessários que se deve ter com a lixeira da cozinha? Pois bem, confira agora mesmo e mantenha tudo sempre livre de contaminação e limpinho.

Leia também: Como limpar geladeira por dentro e por fora? Veja dicas para facilitar sua vida

É preciso retirar o lixo todos os dias

Cuidados com a lixeira da cozinha: veja um guia rápido com tudo que você precisa saber
Cuidados com a lixeira da cozinha: veja um guia rápido com tudo que você precisa saber – Imagem: Canva Pro

É importante ter uma rotina de higienização rigorosa; ou seja, nada de ter contato com o lixo da cozinha enquanto se está cozinhando. Após ter retirado o lixo lave bem as mãos com detergente.

Continua depois da publicidade

Além disso, o recomendado é retirar o lixo todos os dias, mesmo se for bem pouco. Também é preciso lavar a lixeira sempre que ela for desocupada; isto é, todos os dias igualmente.

Continua depois da publicidade

A acumulação de lixo orgânico, embora não seja, à primeira vista, uma fonte de contaminação, ela pode significar a proliferação de maus odores, mosquitos e insetos e eles sim, transmitem doenças, como baratas.

A lixeira pode ficar em cima da pia?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, sim, é seguro deixar a lixeira na pia da cozinha. É o que afirma o médico Paulo Olzon, clínico geral e infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo):

O lixo orgânico não apresenta bactérias patogênicas capazes de provocar diarreia ou outros problemas.

De acordo com o especialista, para ter uma contaminação grave a ponto de gerar sintomas mais severos, a pessoa que cozinha ou faz uso do local precisa entrar em contato com outra pessoa que tenha alguma bactéria ativa.

Assim sendo, não é necessário todo o alarde com relação à lixeira estar na pia. Contudo, obviamente, alguns cuidados com relação a isso são interessantes.

Lavagem da lixeira obrigatória

Também é importante lavar a lixeira todos os dias utilizando água sanitária. Então, misture um pouco de detergente e água sanitária, esfregue com a ajuda de uma palha de aço (pois você deve descartar depois) e enxágue bem.

Feito isso, seque e coloque novamente uma sacola ou um saquinho. Mesmo se a sua lixeira for de chão (com pedal) é importante manter esses mesmos cuidados.

Leia ainda: Aprenda 03 dicas para deixar o fogão limpinho parecendo novo; confira agora mesmo

APRENDA sobre o uso dos ÓLEOS ESSENCIAIS; Dicas Incríveis

Os óleos essenciais viraram os queridinhos nos lares de muitos brasileiro. Isso por causa das suas diversas propriedades de limpeza e cura, especialmente através da aromaterapia.

Os óleos essenciais são substâncias liberadas por plantas, sintetizadas e armazenadas. Ou seja, são de origem completamente vegetal.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais