Anúncio

Dicas de como marinar carnes corretamente: saiba deixar suas receitas muito mais saborosas

Marinada deixa os alimentos mais macios e suculentos

Anúncio


Cozinhar é uma arte! Mas também é química, pois as combinações dos ingredientes aliadas às técnicas determinam o sucesso de qualquer receita. Você certamente já conhece a técnica de marinar, mas aso ainda não conheça, ela consiste basicamente em deixar o alimento de molho em um mix de temperos antes do preparo. Desse modo, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nesse sábado (04/10) dicas de como marinar carnes corretamente.

Continua depois da publicidade

Com essa técnica, os alimentos ficam muito mais saborosos, cheirosos e apetitosos. Portanto, se você quer ter receitas perfeitas, não deixe de conferir as dicas.

Dicas de como marinar carnes corretamente

Muito mais do que garantir um sabor mais apurado e delicioso para as carnes, marinar é importante porque amacia e preserva a proteína por mais tempo.

No entanto, não é todo tipo de carne que precisa e deve passar pela técnica, pois podem perder a textura visto que a marinada é feita com ingredientes ácidos e cítricos.

Assim sendo, carnes como filé mignon e costela não necessitam da marinada, um pouco de sal grosso já é suficiente para deixar as peças super saborosas, se for para o churrasco, mais ainda!

Tendo isso em vista, confira agora mesmo dicas de como marinar carnes corretamente e quais temperos e itens usar.

Continua depois da publicidade

Leia também: O segredo para afiar facas com segurança foi revelado! Saiba agora mesmo como fazer

Continua depois da publicidade

O que deve ter na marinada

Dicas de como marinar carnes corretamente: saiba deixar suas receitas muito mais saborosas
Dicas de como marinar carnes corretamente: saiba deixar suas receitas muito mais saborosas – Imagem: Divulgação Canva Pro

Por se tratar de uma técnica, a marinada deve ter obrigatoriamente os seguintes ingredientes:

  • Para dar aroma – ervas e/ou especiarias;
  • Legumes – salsão, cebola, alho, cenoura, alho poro e etc;
  • Líquido ácido – vinagre, vinho, cerveja, cachaça, suco de laranja, maracujá, abacaxi ou limão.

Além desses líquidos, o leite também é utilizado em carnes macias como meio básico. Evite, portanto, utilizar líquidos com açúcar e sempre invista na qualidade.

Medidas e escolhas

O vinho é a bebida mais utilizada na marinada. Dessa forma, o ideal é usar vinhos brancos para carnes brancas e vinhos tintos para carnes vermelhas.

Além disso, o ideal é usar uma garrafa de vinho seco para cada três quilos de carne.

Tempo ideal

O tempo ideal da marinada vai depender do tamanho da peça. Dessa maneira, para peças grandes o tempo adequado de molho é de 12 horas.

Já para peças menores, 6 a 7 horas já são suficientes para que a carne absorva os temperos e fique macia.

Como armazenar a marinada

Nada de deixar a carne marinando em cima da mesa, fogão ou bancada. Coloque na geladeira e deixe durante todo o tempo de conserva.

É importante também que você não coloque a marinada em um recipiente de plástico, pois o material altera o sabor consideravelmente. Opte, portanto, por recipientes de vidro, inox ou cerâmica e que tenham tampa.

Outro ponto importante é descartar a marinada depois do tempo, pois ela não deve ser utilizada para ir em outro alimento.

Leia ainda: Por quanto tempo é possível congelar carnes e outros alimentos? Confira os prazos

Passo a passo para uma CARNE SUCULENTA e SABOROSA: saiba agora como fazer

Passo a passo para uma carne suculenta e saborosa: saiba agora como fazer Neste vídeo vamos dar dicas práticas para preparar aquele bife ou bisteca de uma maneira muito fácil e o resultado é delicioso. Confira, portanto, o passo a passo e garantimos que vai dar certo! Assista.

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais