Anúncio

Dicas de como remover manchas e até ferrugem dos aparelhos inox; confira

Formas simples e econômicas de manter os itens sempre bonitos e úteis

Anúncio


Itens em inox são tudo de bom, não é mesmo? Mas também eles facilmente se mancham ou até enferrujam. Foi pensando nisso que nós, do Blog Receitas Fáceis do Folha Go, preparamos hoje (19/06), esse artigo super interessante com dicas de como remover manchas e até ferrugem dos aparelhos inox; confira e compartilhe com quem você quiser!

Continua depois da publicidade

Para manter esses objetos limpinhos e com aquele brilho bem bonito que eles têm, alguns cuidados são super recomendados. Além disso, você não precisa mais jogar fora a sua peça em inox, que acabou enferrujando. Ora, nós te ajudamos a recuperá-la; veja como é possível.

Dicas de como remover manchas e até ferrugem dos aparelhos inox; confira
Dicas de como remover manchas e até ferrugem dos aparelhos inox; confira – Imagem: Divulgação tudogostoso

Veja ainda: Como tirar mancha de gordura do azulejo da cozinha: confira truques agora mesmo

Dicas de como remover manchas e até ferrugem dos aparelhos inox

O inox é um tipo de aço misturado ao ferro, cromo e outros minérios que, ao final do processo de produção, recebe uma película que o protege da oxidação.

No entanto, essa película pode apresentar pequenas falhas por onde a ferrugem geralmente penetra e causar as temidas manchas laranjas amarronzadas e a “descamação”, em casos mais graves, do material.

Embora seja mais resistente à água e à corrosão, o aço inoxidável pode sim enferrujar com o passar do tempo, principalmente quando ele não é bem cuidado. Ou quando a limpeza é negligenciada ou simplesmente o cuidado está sendo de forma incorreta. Ou apenas por se exposto a uma situação que facilita o processo de oxidação.

Continua depois da publicidade

Desse modo, há algumas técnicas bem simples, para evitar que as manchas de ferrugem e a própria ferrugem ataquem o seu aparelho. Isso, seja o eletrodoméstico, talher, panela ou diversos outros itens. Portanto, confira as dicas e mantenha os seus aparelhos inox bonitos e úteis.

Continua depois da publicidade

Cuidados diários e prevenção

A limpeza diária do seu aparelho inox é um fator fundamental para a conservação dele e para o aparecimento de manchas de ferrugem.

Assim sendo, veja dicas sobre os cuidados diários:

  • Use sempre água fria para limpar o inox;
  • Não utilize produtos químicos como água sanitária, alvejantes e sapólios para limpar;
  • Opte sempre por detergente, principalmente os neutros;
  • Não utilize esponjas de aço ou o lado áspero na hora de limpar;
  • Evite o contato do inox com sal;
  • Não deixe os aparelhos inox molhados por muito tempo;
  • Evite o contato do inox com aço comum.

Como retirar ferrugem do inox

Portanto, tendo os cuidados mencionados acima, dificilmente você terá problemas com a ferrugem no inox. Mas como nem tudo é perfeito, os aparelhos estão sujeitos a esse problema.

Dessa forma, veja como tirar ferrugem do inox utilizando produtos diferentes:

  • Ora, o vinagre branco – coloque um pouco do vinagre na ferrugem e deixe atuando por algumas horas e, depois, esfregue com o lado macio de uma esponja ou flanela. Depois, é só passar uma esponja com um pouco de detergente para tirar o cheiro de vinagre e fazer uma limpeza mais profunda;
  • Ainda o bicarbonato de sódio – faça uma pastinha de bicarbonato com água e espalhe pelas manchas de ferrugem. Use uma escova de dentes velha ou uma esponja macia para fazer isso. Deixe a mistura de molho por algumas horas (caso as manchas de ferrugem sejam persistentes). E depois desse tempo finalize a limpeza com uma esponja macia ou um pano umedecido;
  • Então, o removedor de ferrugem – quando as opções “naturais” não forem eficazes na remoção de ferrugem no inox, aposte em um produto que remove o problema. Ele tem bons resultados e apresenta ótimo custo benefício.

Leia também: Bicarbonato de sódio, um aliado na limpeza doméstica: confira diversas utilidades

Dicas de decoração

Pois bem, a entrevistadora Janaína Barros conversa com Arquiteta Cristina Antonelli que dá valiosas dicas de decoração.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais