Anúncio

Dicas perfeitas para limpeza do seu Cooktop; aprenda como facilitar essa tarefa

Fogão limpo livre de manchas

Anúncio


A parte boa de fazer comida em casa é ter certeza da procedência e da qualidade das refeições preparadas. Por outro lado, a parte ruim é ter que limpar tudo depois! O fogão é o eletro que mais fica sujo. No entanto, hoje, segunda-feira, 15 de novembro, o Receitas Fáceis do Folha Go, separou dicas de como fazer a limpeza do seu cooktop de forma rápida. Confira!

Continua depois da publicidade

Dicas perfeitas para limpeza do cooktop: cuidados específicos

Além do lado estético, vale ressaltar que a remoção de toda a gordura do fogão é uma questão de higiene e saúde, pois o óleo e os restos de comida atraem germes que podem contaminar os alimentos como também o ambiente.

Desta forma, alguns cuidados devem ser adotados, apesar da mesa de vidro facilitar a limpeza é preciso lembrar que o material risca com facilidade, por isso a dica é sempre usar uma esponja macia para fazer a limpeza.

Confira também: Como eliminar carunchos e outros insetos dos armários da cozinha? Confira agora mesmo dicas úteis e práticas

Comece: verificando se todas as saídas de gás estão fechadas

limpeza do seu cooktop
Limpeza do seu cooktop: mantenha o seu equipamento brilhando, sem muito esforço. Foto: Canva pro

Comece verificando se as saídas de gás estão desligadas. Em seguida, remova as grelhas e os queimadores e coloque-os de molho com água morna e detergente neutro, para facilitar a remoção da gordura.

Enquanto isso aplique uma pequena quantidade de detergente neutro e com a esponja macia esfregue toda a superfície do aparelho. Não use facas ou outros objetos pontiagudos para tentar remover a sujeira. Sob o mesmo ponto de vista, evite também o uso de palhas de aço, pois eles riscam com muita facilidade. Caso tenha alguma sujeira difícil, deixe de molho por alguns minutos e volte esfregar.

Continua depois da publicidade

Hora de remover todas as sujidades: Limpeza do seu cooktop

Após retirar toda a sujeira bem como as manchas, passe um pano levemente umedecido até remover todo o sabão. Repita o processo para que o excesso de sabão não deixe esbranquecida. Para devolver o brilho, você pode finalizar a limpeza com um pano umedecido com álcool.

Nesse mesmo sentido, as grelhas e queimadores devem ser limpos com a ajuda de uma esponja macia.

Seque o seu cooktop ao finalizar a limpeza

Não pule essa etapa, deixando ele secar sozinho, logo após a limpeza, o ideal é passar um pano seco removendo o excesso de umidade. Para isso prefira panos de algodão ou aqueles que não soltam linhas e fiapos.

Da mesma forma, acenda a chama as bocas do fogão por alguns segundos para elas poderem secar, eliminando o risco de ferrugem, como ainda comprometer o funcionamento das chamas. Encaixe as peças novamente sobre o cooktop e pronto!

Por fim, leia também: Pia de inox: saiba como deixar brilhando; livre de manchas com apenas 2 produtinhos

Aprenda agora como deixar PANELAS DE ALUMÍNIO brilhando como novas

O alumínio é o metal mais abundante da terra. Por essa razão, os utensílios feitos dele são mais comuns e com preços acessíveis. Tendo isso em vista, nada melhor do que saber como recuperar o brilho do alumínio. Afinal de contas, devido ao uso constante, suas panelas podem adquirir um aspecto envelhecido e escuro, o que ninguém quer que aconteça.

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais